27 março, 2008

Bush, resolva sua crise

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou, durante a abertura do Fórum Brasil-México, a necessidade de atenção à recessão dos EUA, ressaltando que o sistema financeiro do Brasil não está envolvido na crise do financiamento ao mercado imobiliário, conhecida como crise do subprime.

"Subprime porque é lá. Se fosse no Brasil, seria caloteiro mesmo."

Lula contou ter telefonado duas vezes para George W. Bush.

"Eu disse para o Bush: o problema é o seguinte, meu filho, nós ficamos 26 anos sem crescer, agora você vem atrapalhar? Resolva a sua crise."

Apesar do discurso positivo e dos bons indicadores econômicos, o presidente afirmou que não é hora de otimismo, destacando os riscos potencialmente envolvidos na crise da economia norte-americana.

Lula afirmou, também, que o Brasil decidiu ser um país capitalista moderno, o que vem conseguindo com a oferta de crédito e a formação de uma nova massa consumidora. O presidente festejou o resultado de uma recente pesquisa, segundo a qual a classe C passou a representar 46% da população brasileira em 2007. Para Lula, os números de 2008 mostrarão uma ascensão social maior.

Popularidade em alta

A pesquisa de opinião CNI/Ibope divulgada nesta quinta-feira apresentou um crescimento expressivo em relação à popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Hoje, 58% da população avaliam o governo como “ótimo” ou “bom”, enquanto 11% classificam o governo como “ruim” ou “péssimo”. Esta foi a melhor avaliação desde o início dessa série, em março de 2003, ano que Lula tomou posse.

O indicativo referente à forma do presidente governar também registrou um aumento significativo. Em março de 2008 a avaliação chegou em 73%, contra 65% registrados há três meses atrás. Já a desaprovação recuou oito pontos e está na marca de 22%. Em uma escala de 0 a 10, a nota média do governo Lula chegou a 7,1, a maior desde que o presidente chegou ao palácio do Planalto.

fonte: Reuters

26 março, 2008

Paulo Henrique vai a Nova Iorque

Paulo Henrique Amorim está em Nova Iorque neste momento, ele aguarda por uma audiência com as autoridades do CitiBank, levou consigo um pen drive contendo 4 gigas de informações a respeito das negociatas do banco no Brasil, segundo PHA, tais negociatas infligem a Lei Sarbanes-Oxley (EUA).

Mais informações Conversa Afiada

Ma o que é a Lei Sarbanes-Oxley?

Sarbanes-Oxley Act ou Lei Sarbanes-Oxley é uma lei estadunidense assinada em 30 de julho de 2002 pelo senador Paul Sarbanes (Democrata de Maryland) e pelo deputado Michael Oxley (Republicano de Ohio).

Motivada por escândalos financeiros coorporativos (dentre eles o da Enron, que acabou por afetar drasticamente a empresa de auditoria Arthur Andersen), essa lei foi redigida com o objetivo de evitar o esvaziamento dos investimentos financeiros e a fuga dos investidores causada pela aparente insegurança a respeito da governança adequada das empresas.
(Fonte: Wikipédia)

Esse cara tem ou não tem coragem?

25 março, 2008

Desse a natureza cuida

Quando era moleque, e jogava bola com os amigos, sempre aparecia um pirralho, menor quer todos, e que insistia em participar do jogo.

O pentelho, então, era tratado como "café com leite" ou então dizíamos "desse a natureza cuida", indicando, por óbvio, que se tratava de criatura inofensiva e que ninguém, em sã consciência, iria dar-lhe um pontapé.

Como fazíamos entre nós, os "maiores".

Pois bem, o governador José Serra se dispôs a privatizar a CESP, companhia de energia do estado. A oposição, e os representantes dos trabalhadores, tentaram impedir o leilão na Justiça, ao que consta, sem sucesso.

Pois bem, nenhum grupo apresentou garantias para o leilão de privatização da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), que estava marcado para amanhã na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), segundo a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CLBC).

Isso mesmo, NINGUÉM se interessou pelo leilão.

Em consequência, na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), os papéis preferenciais classe B (PNB) da empresa desabaram 21,09%, para R$ 30,61, refletindo o fracasso de seu leilão.

Serra contrariou o conselho de diversos economistas, sobre como conduzir o processo de privatização, ou, melhor, para não privatizar a companhia.

Portanto, fica um conselho para a oposição: não se preocupem com o Serra. É café-com-leite. Dele a natureza cuida.

24 março, 2008

À moda da casa

PT e PSDB da Bahia firmaram uma aliança informal para as eleições municipais.

Vai funcionar mais ou menos assim:

Serão apenas bons amigos até o meio-dia.

Depois disso, ninguém é de ninguém.

Tutty Vasques

23 março, 2008

A queda de PHA

O portal IG, através de seu diretor-presidente, Caio Túlio Costa, comunicou que havia "descontinuado" o contrato do jornalista Paulo Henrique Amorin e, portanto, da equipe do site Conversa Afiada. Alegou que "os custos do contrato e as condições de mercado tornaram inviável a manutenção do contrato."

Essas "condições de mercado" devem ter mudado muito rapidamente, pois o jornalista teve o site tirado do ar assim que foi notificado de sua demissão. Os funcionários que Conversa Afiada tiveram seus cartões de acesso cancelados imediatamente e os que se encontravam na sede do IG foram escoltados por seguranças para fora do prédio.

O jornalista PHA, para reaver seus arquivos, obteve um mandado de busca e apreensão, e voltou ao IG, para buscar seu material. O Conversa Afiada voltou a funcionar, em outro endereço, embora o novo site ainda mostre os sinais do improviso.

O IG agiu de forma inexplicável e desrespeitosa, para com o jornalista e para com seus leitores, motivando a saída motu propria do também jornalista Mino Carta.

Fica claro que PHA deve ter desagradado - e muito -, algum dos anunciantes, ou potenciais anunciantes, do IG. Nos últimos dias ele vinha denunciando mais algumas manobras do inefável Daniel Dantes, O Orelhudo, em meio a criação da BrOi.

De qualquer forma, esse tipo de coisa ocorre com muita frequencia (e menor repercussão) na grande mídia.

Quem paga, no caso os anunciantes, sente-se no direito de influenciar na linha editorial. E, de fato, tem esse direito. Ajoelhou, tem que rezar.

Há que se lamentar apenas que as forças do chamado campo progressista ainda não tenham compreendido tal realidade com a clareza necessária e, em consequência, investido seriamente na criação e fortalecimento de uma mídia alternativa. Uma mídia que não fosse voltada para a defesa da alguma candidatura ou projeto partidário, mas que fosse comprometida com os ideais de liberdade, de justiça social de compromisso popular.

Infelizmente, a maior parte dos dirigentes de partidos de esquerda, de centrais sindicais, da igreja, do movimento popular, preferem contar com o espírito democrático da grande mídia.

É preciso ter lado. Os órgãos da grande imprensa apenas temporariamente tornam-se um pouco mais democráticos ou tolerantes; e apenas para garantir sua relativa credibilidade ou porque seus interesses estão em jogo.

Na maior parte do tempo, propõe o famoso acordo caracu: eles entram com a cara e a gente entra com a rima.

Dispensável

O texto abaixo é de autoria de Reinaldo Azevedo, blogueiro, ideólogo e guia espiritual da revista Veja.

Não se trata de um deslize. É a prática cotidiana desse senhor e dessa publicação.

Leiam atentamente. Apenas isso.

Que diabo se passa com o Partido Democrata americano, que tem como favoritos uma mulher e um negro com sobrenome islâmico e nenhum homem branco para enfrentá-los?
Para bom entendedor: tomo o par “homem branco” como apelo simbólico à tradição e à conservação de um modelo que, inegavelmente, deu certo e fez a maior, mais importante e mais rica democracia do mundo, que venceu, por exemplo, o embate civilizatório com o comunismo.

Veja: indispensável para o país que queremos ser.

rs

20 março, 2008

Dantas ganhou

Sobre a derrubada do blog do Paulo Henrique Amorim.

O Conversa Afiada é na minha opinião um das mais importantes mídias deste pais, era hospedado pelo Portal IG até terça-feira, quando foi tirado do ar repentinamente. A suspeita geral é que tenha sido por ordem de Daniel Dantas, dono do banco Opportunity, quem Paulo Henrique vinha denunciando estar por trás de uma mega transação suspeita envolvendo a OI e a Brasil Telecom, esta última dona do Portal IG.

Paulo Henrique é um dos pouquíssimos jornalistas que tem coragem de criticar a atuação de Daniel Dantas, na verdade são poucos os políticos e empresários que tem coragem de desafiá-lo, seu nome é pra muita gente impronunciável, é um dos homens mais poderosos e influentes do país, acusado de envolvimento em chantagens políticas, empresariais, corrupção e de ter orquestrado a crise do governo Lula em 2005.

A demissão de Amorim podia até ser previsível, visto o tom dos ataques feitos contra Dantas, no entanto, ele era o maior “ancora” do portal, seu blog no IG tinha 475.113 visitantes únicos por mês contra 181.750 do Observatório da Imprensa - segundo colocado -, não era fácil para a Brasil Telecom justificar a derrubada do Conversa Afiada, mas alguma coisa aconteceu nesses dias.

Paulo Henrique tinha entre seus inimigos, além de Dantas, FHC, José Serra, a Veja, Folha e a Globo e era acusado por eles de defender o governo Lula, e de fato nunca escondeu isso.
Apesar de ser um dos blogs mais visitados da rede e de ser um defensor do governo Lula, o ex-ministro José Dirceu não escreveu nenhuma linha sobre o ocorrido em seu blog, é muito estranho. Mino Carta, em solidariedade, encerrou o blog que tinha no IG, Eduardo Guimarães disse que pode ter sido o Citibank, a Veja, Daniel Dantas ou Serra quem derrubou o Conversa Afiada do ar.

Entre no novo Conversa Afiada: http://www.paulohenriqueamorim.com.br/
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Cartões Corporativos aprovou, em sua primeira reunião, realizada no dia 12 de março, todos os requerimentos apresentados pelo deputado federal Paulo Teixeira.

Entre os 19 requerimentos do deputado, estão pedidos de documentos a órgãos como o Ministério Público e o Tribunal de Contas da União, além de convocações para diversos depoimentos.

Os ministros Walton Alencar Rodrigues, do TCU e Jorge Hage Sobrinho, da Controladoria-Geral da União, o ex-ministro Planejamento, Orçamento e Gestão Martus Tavares e a ex-secretária de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, estão entre as autoridades que serão convidadas a depor.


Roteiro de trabalho

De acordo com a proposta de trabalho apresentada pelo relator da CPMI, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), a Comissão terá quatro etapas de trabalho. A primeira delas será de análise e obtenção de informações sobre os gastos com cartões corporativos e contas tipo B (contas que servem para pagar dívidas de repartições públicas, por meio de saques ou emissão de cheques).

Nessa fase, a CPMI vai ouvir os responsáveis por órgãos de fiscalização e identificar aspectos da transição das contas tipo B para os cartões corporativos.Na segunda etapa, a CPMI vai ouvir servidores acusados de envolvimento em irregularidades no uso de cartões corporativos. Na terceira fase, serão apresentadas sugestões para aprimorar a gestão e a fiscalização dos cartões corporativos. A etapa final será destinada à entrega e análise do relatório final. Cada fase deverá ter duração de 20 dias.

17 março, 2008

Terrorismo Midiático

Febre amarela: ONG vai a MP contra alarmismo da grande mídia

A ONG Movimento dos Sem Mídia protocolou nesta segunda-feira (17) uma representação no Ministério Público Federal contra o alarmismo da mídia ao noticiar uma suposta epidemia de febre amarela no Brasil. Em entrevista ao Conversa Afiada, o presidente da ONG, Eduardo Guimarães, disse que o objetivo é que o MP investigue o papel dos meios de comunicação na divulgação de casos de febre amarela.

"Vamos pedir ao Ministério Público que investigue a nossa teoria. Estamos oferecendo elementos para eles, que é o noticiário, vídeos de programas e telejornais, matérias de jornal. E estamos pedindo ao Ministério Público que investigue", disse Guimarães. Segundo ele, os principais focos da representação são: Organizações Globo, Grupo Estado, Grupo Folha, Editora Abril, Correio Braziliense, Jornal do Brasil, Veja e IstoÉ.

Para Guimarães, a imprensa deu uma repercussão exagerada aos casos de febre amarela e provocou um alarmismo entre a população. A postura da mídia provocou pelo menos uma morte. "Essa pessoa não iria viajar para nenhuma área de risco, tinha um organismo incompatível com a vacina e, assustada pelo noticiário alarmista... De fato houve um alarmismo reconhecido pelo ombudsman da Folha de S.Paulo, reconhecido até pela própria Folha de S.Paulo, num editorial dizendo que a hipótese de epidemia tinha sido magnificada pela mídia."

Guimarães comparou o episódio da febre amarela deste ano com a epidemia que ocorreu em 2000. Segundo ele, naquele ano o Ministério da Saúde confirmou 85 casos e 40 mortes causadas pela febre amarela. "E você nota que lá atrás não foi feito alarmismo nenhum. E hoje foi feito uma verdadeira guerra na imprensa, dizendo que haveria essa epidemia."

O líder dos sem-mídia disse também que, se a investigação do MP provar que a imprensa provocou um alarmismo na população, sua ONG vai pedir, na Justiça, o ressarcimento do erário público, que gastou com vacinas e atendimento hospitalar a pessoas que tiveram problemas causados pela vacina.

fonte: Vermelho

Capas reais de Veja



14 março, 2008

Quem tem medo da Veja? Ele não!

Matéria de capa da Revista Caros Amigos.
Entrevista explosiva com Luis Nassif.
Já tem algum tempo que este corajoso jornalista divulga o "dossiê Veja", seja em seu blog, ou nos veículos de comunicação que trabalha.
O blog Bah!Caroço disponibilizou um link para acessar às publicações de Nassif com denúncias em relação à Revista Veja.
Compre Caros Amigos, especialmente a deste mês!

13 março, 2008

OVOS, BACON e religião‏

por Rodrigo Guedes, historiador e meu amigo
Um dos maiores problemas que temos hoje na Igreja é que muitos têm um compromisso com o Reino de Deus, mas nem todos estão comprometidas com ele.

Apesar das palavras "compromisso" e "comprometimento" parecerem dizer a mesma coisa, existe uma grande diferença entre elas.

Há uma ilustração que exemplifica bem o que é "compromisso" e o que é "comprometimento": Um bom café da manhã americano terá sempre ovos e bacon. Para que esse café aconteça, é necessário que duas figuras ajudem: a galinha e o porco. A galinha tem o "compromisso" de botar um ovo todas as manhãs. O porco está "comprometido" com o café da manhã. Como você sabe, o bacon não estará na mesa se ele, o porco, não pagar com a própria vida.

Pobre porco! Vai morrer por tão in-significante projeto, que provavelmente vai fazer subir o nível de colesterol de alguém e quem sabe, provocar uma indigestão logo pela manhã...

E quanto a nós, que somos crentes, líderes e embaixadores do Reino de Deus e que recebemos a mais nobre responsabilidade, o mais nobre projeto? Nós que somos chamados para instalar o Reino dos Céus na Terra, sequer deveríamos falar em "compromisso', porque esse é um nível de aliança que não nos cabe mais. Será possível ser um crente verdadeiro sem estar "comprometido" por inteiro?"

12 março, 2008

11 março, 2008

Dilma chorou. Nós devemos chorar.



Dilma Rousseff chorou. Deu-se no Senado, durante uma homenagem às mulheres. A lágrima é, por vezes, associada à fragilidade. No caso de Dilma, o choro como que tonificou a sua fama de dama de ferro.

A emoção da ministra subiu-lhe às pálpebras no instante em que rendia homenagens a Terezinha Zerbini. Não é uma amiga qualquer. Presa em 16 de janeiro de 1970, sob a ditadura militar, Dilma encontrara Terezinha no calabouço.

Dilma era, já nessa fase, dura na queda. Amargou quatro anos de uma cana duríssima. Apanhou, foi ao pau-de-arara, levou choque. E não entregou um mísero companheiro de armas.

Deve-se ao repórter Luiz Maklouf a mais reveladora entrevista de Dilma sobre essa fase em que a ministra avistou-se com Terezinha.

“Eu agüentei”, disse Dilma ao repórter. “Não disse nem onde eu morava”. Instada a relembrar as agruras a que fora submetida, a ministra disse coisas assim: “Mandaram eu tirar a roupa. Eu não tirei [...]. Eles me arrancaram a parte de cima e me botaram com o resto no pau-de-arara. Aí começou a prender a circulação. Um outro xingou não sei quem, aí me tiraram a roupa toda. Daí depois me botaram outra vez.”

Ou assim: “[...] Fizeram choque, muito choque, mas muito choque. Eu lembro, nos primeiros dias, que eu tinha uma exaustão física, que eu queria desmaiar, não agüentava mais tanto choque. Eu comecei a ter hemorragia [...].” Choques “em tudo quanto é lugar. Nos pés, nas mãos, na parte interna das coxas, nas orelhas. Na cabeça, é um horror. No bico do seio. Botavam uma coisa assim, no bico do seio, era uma coisa que prendia, segurava. Aí cansavam de fazer isso, porque tinha que ter um envoltório, pra enrolar, e largava [...].”

Dilma, como se vê, chorou ao recordar dos efeitos de sua disposição de aço.

fonte: blog do Josias de Souza
Folha de São Paulo de hoje, seção Tendências/Debates, publica artico do meu eterno professor e grande amigo Luiz Tarcisio Teixeira Ferreira: "Estradas do PT, estradas do Psdb".
Vale a pena passar por lá!

09 março, 2008

Aos meus amigos de Bah!Caroço City:

Conclamo a todos que querem morrer na fogueira da Santa Inquisição, a todos os heréges, às sociedades-alternativas, aos bumbas-meu-boi... Enfim, a todos que não querem mais aceitar este movimento religioso, mistura de Tradição Família e Propriedade com bandeirantismo caciquista contemporâneo...
Em suma:
Bah!Caroços rebelados! Uni-vos!



Sou cristão, meu único deus é Deus! E se fosse pra apoiar quem é bonzinho, votaria na Madre Tereza de Calcutá - que meu Deus a tenha!


E tenho dito!

Novos blogs: Daniel Lopes e Francisco Prandi

Gostaria de pedir aos leitores do Bah! que conheçam dois novos blogs, ambos de esquerda e de amigos meus.

Um é do paulistano-santista Francisco Prandi Café com Revolução.
Quer saber o que ta acontecendo na América Latina? Procure o blog do Fran... Francisco tem apenas 16 anos, é cantor, compositor e um grande apaixonado por "nuestra america".

E o outro já não é mais tão novo mas vale a pena conhecer é o Blog do Daniel Lopes, do noso companheiro de blog e de PT Daniel Lopes.

Blogs na mira da justiça italiana

E por falar em blog, o gabinete do Primeiro Ministro italiano Romano Prodi pediu à justiça daquele país, medidas que coíbam a prática de divulgar notícias "irresponsáveis" pela rede, no caso através dos incontroláveis blogs.

Pretendem fazer com que casa blog tenha um jornalista responsável e que todos paguem uma quantia mínima em um novo imposto, mesmo que seus blogs não gerem receita.

Estive pensando que o mesmo pode acontecer aqui no Brasil, caso o Marco Aurélio de Mello venha um dia a ser ministro da justiça num eventual governo Tucano ou do Demo.
Fico impressionado com a vocação da Igreja Católica para pegar no pé em tudo aquilo que é sinônimo de vida, como o uso de camisinha e a pesquisa com célula-tronco. Se o STF ouvir às chorumelas dos conservadores católicos e for contra a Lei de Biossegurança que permite, para fim de pesquisa e terapia, a utilização de células-tronco embrionárias, estará privando de esperança de uma vida melhor e mais alegre os milhões de brasileiros que padecem, por exemplo, de Mal de Parkinson, diabetes e traumas da medula espinhal.
Essa atitude retrógrada foi muito bem delineada pelo poeta William Blake, num dos versos do seu poema mais célebre, os "Provérbios do Inferno":
"Assim como a Lagarta escolhe as mais belas folhas para deitar seus ovos, assim o sacerdote lança sua maldição sobre as alegrias mais belas." A Igreja Católica deveria se inspirar nas seguintes palavras de Jesus Cristo:"Eu vim para que todos tenham vida".
Rodrigo Guedes Coelho é historiador e um grande amigo. Publicou este texto em seu blog.

08 março, 2008

Universidade picareta

A notícia, na verdade, não supreende.

Durante os anos FHC o movimento estudantil travou um dura e desigual luta contra Paulo Renato, o famigerado ministro da educação dos tucanos.

Apontávamos que a ampliação do ensino privado, sem qualquer compromisso com a pesquisa e a qualidade de ensino, visando apenas os interesses do "mercado", seria uma tragédia a longo prazo.

Universidades e "Centros Universitários" como a UNIP se espalharam por todo o Brasil, criaram-se milhares de cursos "caça-níqueis". O resultado não demorou a aparecer.

* * * * * * *

Criança de oito anos é aprovada em vestibular da UNIP

O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) está investigando os indícios de mercantilização da prestação de ensino e ausência de critérios no processo seletivo da Universidade Paulista (Unip). A instituição aprovou em seu vestibular de direito uma criança de oito anos, estudante do ensino fundamental, com desenvolvimento mental correspondente à idade.


João Victor Portellinha, que tem oito anos e está um ano adiantado na escola particular Imaculada Conceição, passou como "treineiro" do curso de direito na Unip em Goiânia, Goiás, na última semana.

O MPF/GO quer que o Ministério de Educação, no prazo de 20 dias, realize fiscalização na UNIP, Campus Goiânia, com o objetivo de verificar a regularidade do processo seletivo adotado pela universidade.

"A prova não foi difícil", disse o garoto.

fonte: Agência Estado

12 anos sem nenhum Centro de Saúde novo

Em 12 anos, o PSDB em Sorocaba não criou um único centro de saúde a mais.

Neste último ano o governo municipal anunciou a inauguração de duas novas Unidades Básicas de Saúde, Vitória Régia e Vila Fiori, no entanto, nenhumas delas é nova.

Há alguns anos atrás o CS Vila Fiori foi transferido para a Rua Osvaldo Cruz, na Vila Santana, num prédio comercial alugado pela prefeitura, no local do antigo “postinho” ficou uma instalação administrativa da Secretaria de Saúde. Este ano a prefeitura resolveu retornar o CS Vila Fiori para a Vila Fiori, no entanto, inaugurando com grande festa e afirmando que estava criando uma nova unidade.

A mesma coisa acontece com o festejado “novo CS” Vitória Regia, o que ocorreu foi o desmembramento de uma única unidade em duas para atender a mesma população, no outro prédio não havia espaço, houve inclusive denuncia do Jornal Cruzeiro do Sul sobre o atendimento de pacientes no banheiro por falta de espaço.
Nas cidade de Ourinhos e Marinha, menores e menos ricas que Sorocaba, existe simplesmente o dobro de Centros de Saúde que a nossa cidade.

Volver

A decisão de repatriar sete espanhóis que desembarcaram nesta quinta-feira à noite em Salvador foi avalizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como retaliação ao tratamento dado aos brasileiros em Madri. As informações são do jornal “Folha de S. Paulo”.

O governo diz que não houve retaliação. Foi "uma boa coincidência", disse o subsecretário-geral para as comunidades brasileiras no exterior do Itamaraty, embaixador Otto Maia.

O governo estudou as regras vigentes para a entrada de estrangeiros e determinou que fossem cumpridas à risca no caso dos espanhóis. Entre as exigências estão: passagem de volta, dinheiro para se manter no país e nome do hotel ou endereço do parente ou amigo onde ficará hospedado.

Sorocaba promete também participar das retaliações contra o governo Espanhol. A Vila Hortênsia passará a se chamar Amaryville.

E, como último recurso, todo o time do São Bento, inclusive dirigentes, serão deportados para a Espanha.

Não é má idéia.

06 março, 2008

José Eduardo Cardozo participa do programa Roda Viva

Na próxima segunda-feira (10) o deputado federal e secretário-geral do PT José Eduardo Cardozo concede entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.
José Eduardo deverá tratar de assuntos relacionados ao PT, Governo, Congresso Nacional e as perspectivas para as próximas eleições. Assuntos em debate no partido, como a implementação do Código de Ética e a composição de alianças para as eleições também deverão ser tratados no programa.
Apresentado desde 1986, o Roda Viva periodicamente destaca assuntos políticos em evidência no Brasil e é uma referência em programas de entrevistas na televisão brasileira. Já teve a participação de presidentes, outros personagens na área da política, economia, cultura, esportes, educação e saúde. É mediado pelo jornalista Carlos Eduardo Lins da Silva e conta com a participação de entrevistadores de outros veículos de comunicação.
O telespectador também poderá encaminhar sua pergunta para José Eduardo Cardozo.
O programa vai ao na próxima segunda-feira às 22h40.

05 março, 2008

O Globo: bala perdida não matou criancinha hoje.

O Glogo divulgou uma reportagem com o seguinte título: “Corpo não é encontrado no Andaraí”, segundo a reportagem, os moradores haviam denunciado a existência do corpo de um criminoso jogado naquele morro (Edição paga).
A reportagem constatou que não houve o fato!
Então por quê o noticiou?
Muito simples, da mesma forma que a imprensa se esforça em disfarçar a existencia de violência em São Paulo - o PCC acabou! No Rio, a mídia faz o contrário, explora politicamente a violência contra o próprio Rio de Janeiro, criando uma atmosfera cada vez maior de insegurança que dificulta o próprio combate ao crime.

Mas por quê?

A Globo odeia o Rio, desde quando Leonel Brizola foi governador contra a sua vontade.

No Rio o Tucano não se reproduz, eles se fodem bastante e o resultado é sempre infértil. É como cruzamento de cavalo com burro, só da mula (peço perdão à mula).
Existe um complô anti-Rio por parte das Organizações Globo e do chamado PIG.
A Globo detesta o Rio e ama a elite paulista!
Há algumas semanas eu já havia postado que, para o mesmo jornal, todo carioca é traficante.
***
Isso me lembrou uma reportagem do Pedro Guerra para o Jornal Bom Dia, "Farra dos cartões corporativos chega a Sorocaba", depois, no texto, ele diz que não foram constatadas quaisquer irregularidades.

04 março, 2008

Alicate Tucano

Elio Gaspari
O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM) deveria pedir ao governador José Serra para soltar a garganta da oposição petista em seu Estado. Enquanto os tucanos federais criaram a CPI dos Cartões Corporativos e conseguiram ocupar sua presidência, a oposição paulista vive a pão e água. Não conseguiu criar uma CPI estadual para discutir o movimento de R$ 108 milhões com os plásticos. Como não tem os votos necessários, não cria CPIs. Até aí, é o jogo jogado, pois se tivesse 32 votos, CPIs criaria.
Arthur Virgílio poderia conseguir de Serra uma afrouxada no alicate, permitindo que a oposição convoque o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, para falar à Comissão de Finanças da Assembléia. Nem isso ela consegue. Segundo o PT, por três vezes o aparelho tucano adiou a votação da matéria, numa incompreensível blindagem do doutor. Só aceitam levá-lo como convidado.
Se Nosso Guia cozinhasse a ida de ministros ao Congresso, seria chamado de autoritário, criando a suspeita de que esconde alguma coisa.
Ao ler o blog do Martinho, achei que ele, sem querer, definiu o melhor sloogan para a Revista Veja:
Veja, a mais vendida. Em todos os sentidos!

03 março, 2008

Guerra na América do Sul

Não acredito em previsões, profecias, astrologia, padres ou psicanalistas. Mas no caso do Little Bush, vou abrir uma excessão. Esse sujeito deve ser, sem sombra de dúvidas, a besta do apocalipse. Ou algo do tipo.

Depois de transformar os Estados Unidos num estado policial, onde qualquer cidadão pode ter suas conversas monitoradas pelo governo; pode ser preso, sem ordem judicial, sob a acusação de "terrorismo", e permanecer preso, sem julgamento, por tempo indefinido.

Depois de levar a guerra ao Sudeste Asiático, ao Oriente Médio, à África, à Europa, o filho do demo conseguiu colocar a América do Sul em pé de guerra.

Tudo começou há alguns anos, quando foi lançado o famigerado "Plano Colombia", ainda durante o governo do porco do Bill. O objetivo do plano, que previa investimento de bilhões de dólares, era o combate ao narcotráfico.

Porém o gasto com armas, munições, treinamento, produtos químicos tóxicos para fumigar extensas áreas da Colombia (não importando os danos ao meio ambiente) era tão grande, tão absurdo, que seria mais simples o governo norte-americano comprar toda a produção de coca da Colômbia, pelo triplo do preço pagos pelos narcs.

Ainda assim seria mais barato.

Na verdade, o real objetivo do Plano Colômbia era aniquilar as FARC e o ELN, grupos guerrilheiros de esquerda que contam com mais de 20.000 homens armados e que colocavam em risco os interesses americanos na região.

Com a eleição de Hugo Chaves, Lula, Rafael Correa, Evo Morales, e outros, a Colômbia se tornou a única base confiável e segura para os interesses norte-americanos na região.

E desde a tentativa de golpe contra Hugo Chaves, a Colômbia é base de ações visando desestabilizar os governos da região.

Agora, quando as FARC libertaram vários reféns, e prometiam a liberdade para outros, Uribe lança um ataque contra um líder guerrilheiro que atuava como porta-voz do grupo, que encontrava-se em território do Equador - portanto, invadindo outro país.

O Equador, com base na convenção de Viena, rompeu relações diplomáticas com a Colômbia, sendo apoiado pelo governo Venezuelano.

A direita brasileira, através de parlamentares demos e tucanos, exige que o governo Lula condene a "ingerência" de Hugo Chavez.

Alto lá!

O governo do Equador teve seu território atacado pelo exército colombiano. Mobilizou tropas para se defender e contou com apoio da Venezuela. Todos os protestos, de ambos os governos, por ora, se deram no campo diplomático.

Assim, por quê condenar justamente Chavez?

Por outro lado, o governo brasileiro se coloca como um dos únicos interlocutores respeitados pelas partes em conflito e, para que possa agir como intermediário, deve se manter o mais afastado possível dos argumentos das partes em litígio. E assim tem feito. Por enquanto, o Brasil apenas condenou o ataque da Colômbia ao Equador, assim como toda a comunidade internacional, pedindo que o governo Uribe peça desculpas a Rafael Correa.

Agiu corretamente, visando evitar uma guerra regional que teria consequências nefastas para a América do Sul.

Caso a ação brasileira não dê resultado, em razão dos interesses norte-americanos em pôr lenha na fogueira, o Brasil deve se colocar ao lado de Equador e Venezuela, contra a agressão Colombiana.

Mensagem ao Partido em debate

Participo de um agrupamento de forças internas do PT, chamada Mensagem ao Partido.

O Ministro Tarso Genro, também da Mensagem, publicou recentemente, documento com algumas análises, com o título: Aliados e Alianças.
Segue trecho:
"Qualquer sistema de alianças, nos quadros da democracia representativa, está relacionado com a estrutura eleitoral. No Brasil de hoje as alianças, que originalmente deveriam promover identidades ideológicas e programáticas, tornam-se excessivamente pragmáticas, tendo em vista que o sistema político está esgotado.
A legitimidade de alianças partidárias no Brasil está definhando. As articulações de sustentação política dos governos locais e regionais formam-se, predominantemente, em cima de questões como a governabilidade imediata, agendas pragmáticas restritas e quase nunca a partir de questões programáticas e ideológicas."
A DS, Democracia Socialista, corrente interna do PT, também pertencente à Mensagem, publicou outro documento, em relação aos pensamentos do Ministro.
Segue trecho:
"O companheiro Tarso Genro em artigo no Portal do PT, discute a questão central da política de alianças. Seu estilo elegante e analítico tece argumentos favoráveis à uma aliança prioritária do PT com os partidos de esquerda e a partir daí ampliar para o centro. Argumenta também que a política de alianças de 2008 está intimamente relacionada com a política de alianças de 2010. Com relação a estes temas temos ampla concordância.
JOAQUIM SORIANO
Temos concordância também sobre a centralidade da disputa presidencial em 2010. Todo o período histórico das lutas pelo fim do regime militar e pelas liberdades democráticas é marcado pela realização das eleições presidenciais de 1989, 1994, 1998, 2002 e 2006. Na nossa história republicana é o maior período de sucessão presidencial através do voto. Em todos estes momentos, uma constante: O PT e seu candidato Lula disputaram a Presidência da República. Só isto implica um acúmulo muito grande. E o acúmulo é extraordinário por conta da vitória de 2002, consagrada em 2006. Em 2010 o Presidente Lula não será candidato."
Para ler estes dois documentos na íntegra, acesse:
Tarso Genro:
DS: