28 junho, 2007
Os deputados mais caros do mundo rejeitam reforma
Além de torrar dinheiro público sem miséria, nossos parlamentares são pródigos em escândalos e corrupção.
Apesar disso, avaliam que está tudo bem.
Ontem, enterraram, definitivamente, a reforma política. Rejeitaram as proposta de voto em lista pré-ordenada, o financiamento público de campanha e até mesmo a bisonha e bizarra proposta de lista flexível.
Pretendem alguns deputados que "dá para salvar alguma coisa" aprovando a fidelidade partidária e o fim das coligações proporcionais. Não é verdade. A fidelidade partidária, na verdade, já existe e o TSE já decidiu nesse sentido. Apenas reconhecerão a decisão judicial como "lei nova".
Sobra o fim das coligações proporcionais. É muito pouco para chamar de reforma política.
Os defensores da manutenção do status quo afirmavam que a votação em lista iria tirar o direito do eleitor escolher o seu candidato e que as cúpulas partidárias teriam muito poder. Outra mentira.
No sistema atual o eleitor só vota em quem as direções partidárias permitem. O voto já é em lista e, para figurrar numa lista, o candidato deve contar com o apoio da direção partidária.
O pior é que o eleitor, atualmente, vota sem saber quem será eleito.
Como já mencionei em outra postagem, o cidadão votou na Iara Bernardi porque queria eleger um deputado do PT que não estivesse envolvido no escândalo do mensalão. Os votos que foram dados a ela serviram para eleger o João Paulo Cunha. Alguém queria eleger um deputado estadual do PT em Sorocaba, mas preferia o Gabriel Bintencourt, não queria o Hamilton. Os votos dados ao Gabriel elegeram o Hamilton.
Isso é honestidade com o eleitor?
O sistema em listas pré-ordenadas, entre outras questões, deixaria claro para o eleitor que ele estava votando num determinando partido político, conheceria a lista completa de seus candidatos e saberia a ordem pela qual eles seriam eleitos.
Com a derrota da reforma política, assistiremos, no próximo ano, mais uma vez, uma campanha eleitoral caríssima, a maioria das pessoas votando em candidatos que não serão eleitos, mas cujos votos elegerão outras pessoas. Para financiar as campanhas os candidatos assumirão compromissos com empresários e grupos econômicos - compromissos que custarão muito caro para o contribuinte.
Luta operária em Sorocaba: a greve de 1917 - Isabel Cristina Caetano Dessotti
Gostaria de indicar a leitura deste arquivo publicado em Agosto de 2006 por Isabel Cristina Caetano Dessotti na Revista de História.
"Esse movimento teve início a partir das reivindicações dos operários das fábricas por aumento de salário, e acabou por transformar-se num movimento social, traduzindo todo o sofrimento das classes populares, que não suportavam mais o alto custo de vida. Diante desse quadro, a adesão dos operários foi maciça, bem como a propagação de um ideário contra esse estado de exploração."
"A abordagem do assunto se fez pela ótica do jornal Cruzeiro do Sul de Sorocaba."Clique aqui e leia o artigo na Revista de História
27 junho, 2007
O suiço Christoph Gilgen estava por trás dos controladores
Lendo o Conversa Afiada agora a pouco levei um susto, o deputado federal André Vargas (PT-PR) entregou para Paulo Henrique Amorim, algo que pode provar a existência de conspiração entre os controladores militares brasileiros e o suiço Christoph Gilgen, presidente da Federação Internacional de Controladores de Tráfego Aéreo.
Trata-se de extensa conversa por e-mail entre os controladores presos na semana passada e extrangeiros. Em determinado momento o Suíço chega a dizer:
"façam mais, mais, sobretudo mantenham a pressão, mantenham a proa e não deixem mais sair o peixe da rede"
“Quer dizer, um suíço vem, ataca o nosso sistema, ataca o Brasil, a soberania nacional, a imagem do Brasil e diz: ‘há que se manter a pressão, manter a proa, não deixar mais sair os peixes da rede’... Agora, tendo acesso a esses e-mails a gente percebe que é um verdadeiro conluio para atacar o Brasil e resolver os problemas de uma categoria profissional” (Dep. André Vargas)
Leia os e-mals aqui
Imagino que o Esfincter anal (loló) dos controladores amotinados deva estar contraidíssimo, tamanha a tensão. Se forem verdadeiros estes e-mails, virá muito nabo pela frente - ou pela popa!
Caos
Atraso no embarque, filas intermináveis, empurra-empurra, desespero e desolação!!
Poderia ser uma postagem sobre a crise nos aeroportos brasileiros, mas é simplesmente uma constatação do transporte coletivo em Sorocaba e São Paulo.
Se você não depende do transporte público "relaxa e goza", pelo menos tem um drink
26 junho, 2007
Concurso para diretor de escola
Esta é uma conquista da bancada de oposição na Câmara, principalmente do vereador Arnô Pereira (PT), apesar do Ministério Público.
24 junho, 2007
Gestores da confiança tucana
O Ministério Público, em março deste ano, investigou a contratação de 12 "gestores de educação" comissionados com vencimentos de R$ 4.501,00. O procedimento atendeu a representação apresentada pelo vereador Moacir Luís (então no PSDB); mas o promotor Jorge Marum afirmou não ter encontrado irregularidades.
Em Sorocaba, diretores e vice-diretores de escolas são portadores de "cargos de confiança", o que é um absurdo, pois trata-se de um cargo técnico, só recentemente a prefeitura realizou o concurso público para compor quadros de diretores e vices. Na prática, muitos diretores não tem nem formação pedagógica específica.
Na escola municipal onde conclui o ensino médio, "Flávio de Souza Nogueira", a diretora tinha apenas licenciatura em História. Sua incapacidade técnica era reforçada por sua burrice, ela me proporcionou uma das cenas mais bizarras da minha adolescência.
Eu tinha de 15 para 16 anos e era membro do grêmio estudantil e, para realizar um ato público em defesa do Passe Livre, passamos uma lista de adesão de alunos que não entrariam na aula e seguiriam para o ato - a diretora ameaçou dar suspenção aos alunos que fossem e nos chamou em sua sala - tentamos argumentar que era um ato pacífico e coisa e tal, o que foi inútil, no final, ameaçamos fazer "paredão" e paralisar todas as aulas, a pobre cupincha se desesperou e aos prantos expôs-nos sua condição de "gestora" tucana:
Na época eu nem sabia o que era cargo de confiança, mas logo depois soube que, em Sorocaba, isto era sinônimo de Tucano ou puxa-saco.
Existe um cargo na prefeitura chamado de Administrador de Próprios, organismos do município que possuam instalação física precisam deste "gestor" (zelador) - sua provisão é feita por indicação e o Ministério Público não acha que isto seja irregular.
22 junho, 2007
Aniversário do Eliton!
Secretário vai à China
"Uma das idéias dele é assinar convênio com o governo chinês para que eles venham a Sorocaba ensinar o mandarim aos sorocabanos." (Jornal C. do Sul)
Pera ai, sistema chinês de gerenciamento? A China é alvo de críticas intermitentes pelo seu alto grau de autoritarismo na gestão pública e pelo seu sistema industrial, baseado, sobretudo, na mão -de-obra barata. Não entendi.
Para Serra e a Globo, a cratera [do Metrô] se abriu em Marte e não é assunto que interesse os paulistanos.
A cada ano, o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil focaliza a atenção do mundo
sobre a situação dos trabalhadores infantis. Em 2007, o objetivo principal do Dia Mundial
é conscientizar e realizar atividades que promovam a eliminação do trabalho infantil na
agricultura. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que 70% do trabalho
infantil se concentra nesse setor e o mais recente Relatório de Monitoramento Global
sobre Educação para Todos indicou que mais de 80% das crianças que se encontram fora
da escola estão na área rural.
Algum progresso está sendo feito nos esforços para eliminar o trabalho infantil. De acordo
com dados da OIT, o número de trabalhadores infantis caiu de 246 milhões em 2000
para 218 milhões em 2004, uma queda de 11 por cento.
Essa redução no trabalho infantil não aconteceu por acaso. A comunidade internacional e
os governos nacionais colocaram forte ênfase no Objetivo de Desenvolvimento do Milênio
de garantir que em 2015 todas as crianças tenham acesso à educação primária.
Além disso, em muitos países cresce o movimento de oposição ao trabalho infantil, com
trabalhadores, empregadores, governos e organizações assumindo importantes papéis em
esforços para impedir a exploração da mão de obra trabalho infantil.
Longas jornadas de trabalho nos períodos de plantio e de colheita;
Muitas atividades agrícolas são fisicamente demandantes e cansativas – abaixar-se,
curvar-se, carregar cargas pesadas;
As crianças ficam expostas a temperaturas extremas;
São utilizadas perigosas ferramentas cortantes;
Risco de quedas e de ferimentos causados por objetos em queda;
Problemas de pele são comuns;
Risco de ferimentos ou mortes por veículos agrícolas e maquinário pesado;
Exposição a ruídos altos pode prejudicar a audição;
Exposição a pesticidas e outros produtos tóxicos;
Exposição a altos níveis de poeira orgânica que podem causar asma;
Risco de ferimentos e doenças causados por animais e picadas de animais
peçonhentos.
Dá-lhe Bah!Caroço!!!
21 junho, 2007
Relaxa e goza
Um casal do Estado americano da California esta sendo julgado por se recusar a parar uma "clara relação sexual" em um vôo para Raleigh, na Carolina do Norte. Carl Warren Persing, de Lakewood, e Dawn Elizabeth Sewell, de Huntington Beach, estão sendo indiciados por perturbar o vôo da Southwest Airlines do dia 15 de setembro.
Fonte: Portal Terra
Secretaria de Cultura de Sorocaba e Votorantim
Pacientes atendinos no banheiro - CS Vitória Régia
onde o atendimento e algumas ações como medição de temperatura e acolhimento eram realizados em um banheiro destinado aos deficientes físicos,
foi denunciada ontem, na sessão da Câmara, pelo vereador Arnô Pereira (PT). O vereador, acompanhado do fotógrafo da Câmara esteve no local e registrou a situação. O banheiro que estava servindo de sala, havia uma cadeira para a enfermeira, ao lado de um vaso sanitário.
Segundo a dona-de-casa, Sueli Dias Galvão Pinto, que é atendida pelo CS e foi quem denunciou o fato ao vereador, a situação estende-se há mais de dois meses, data essa em que ela foi atendida, pela primeira vez, no banheiro.
Para Sueli, o susto foi inevitável e, conforme informou, a comunidade em geral ficou muito assustada com o local de atendimento. “Perguntei à enfermeira e ela me disse que não havia outro local”.
“É um absurdo. Um prefeito médico e a saúde tão doente assim”, reclama Sueli que reforça ainda que, de nada adianta a entrada do bairro estar tão linda se o que realmente interessa para o povo, como o atendimento médico, está tão precário.
Jornal Cruzeiro do Sul
Reportagem de Maíra Fernandes
20 junho, 2007
19 junho, 2007
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=13280860
mais sobre a USP
Estamos discutindo agora, 3h00 da manhã, como será a reunião.
18 junho, 2007
Últimas da reitoria ocupada da USP
Estou postando de dentro da reitoria ocupada da USP, durmirei por aqui esta noite.
Até a última semana o prédio permanecia o tempo todo repleto de alunos, toda noite palestras muito boas no prédio do Conselho Universitário, chamado de CO (deveria ser CU, mas a universidade o considera um monossílabo ofensivo) - agora mesmo, acabou uma aula sobre arte e cultura islâmica.
Hoje o prédio está esvaziado, uns 60 alunos estão neste momento discutindo questões práticas da ocupação, já foram mais de 700 e a expectativa é o que o movimento se esvazie cada vez mais.
O DCE da USP, PCdoB e PT, abandonaram o barco, últimamente PSTU e PSOL também o fizeram, no momento apenas o Partido da Causa Operária (o PCO de Rui Costa Pimenta) e os independentes (anarquistas) defendem a permanência na reitoria.
Na universidade paira um ar de decepção, a sensação de que o momento de abandonar o prédio de maneira vitoriosa passou, exatamente, quando o governador editou o Decreto Declaratório - era aquele o momento de dizer: vencemos, o Serra perdeu!
Precionado pela opinião pública, Serra reeditou o texto de Janeiro dos famigerados decretos, justamente no ponto que mais alarmava os estudantes, onde se vinculava 75% das pesquisas realisadas nas universidades paulistas à pesquisas do tipo operacional e 25% à pesquisa de ponta - voltou atrás.
Os cursos da FFLCH (História, Geografia, Letras, Filosofia e Ciencias Sociais), além de Física e Matemática, seriam os mais atingidos - nada de física quântica nem reflexões sobre a História do Brasil e literatura.
Os departamentos de Agronomia, Escola Politécnica, Economia e Química seriam os maiores "beneficiados", devido a invasão de empresas privadas que se beneficiam de suas pesquisas, como no Departamento de Química que mantém uma grande produção "acadêmica" na área de cosméticos (pesquisa operacional) para a indústria de beleza Avon.
Até mesmo a reitora Suely Vilela, aceitou mais da metade dos pontos da pauta de reivindicações, entre eles, contrução de novas moradias estudantis - até aquele momento inédito.
O tempo passou, o Serra já esta tranquilo e a reitora voltou a sua posiçao inicial. A ocupação perdeu força e deve acabar na próxima segunda-feira, no máximo.
Mesmo assim, com ou sem ocupação a greve dos estudantes deve continuar, os professores encerraram a sua greve na semana passada depois que o governador ofereceu-lhes um bônus de R$ 200,00 (pouco pra quem recebe cerca de R$ 5.000,00) - "o preço de um intelectual" -, isso me fez lembrar o Mangabeira Unger.
O prédio da História, onde estudo esta todo cheio de cadeiras nos corredores para impedir que os professores tentem dar aula, alguns professores ameaaram punir alunos enquanto outros se propuseram a não dar aula enquanto a greve estudantil continuar.
Passando por Brasília...
Reforma Política: PT fecha questão
17 junho, 2007
E tenho dito!
15 junho, 2007
Acordei que sonhava
Ciência do lixo
Me corrijam! Por favor, me corrijam. De acordo com meus míseros conhecimentos em jornalismo, um artigo é uma opinião sobre determinado assunto. E, para publicar sua opínião em alguma ferramenta de comunicação, acredito que ela deve acrescentar algo à humanidade. Por exemplo, eu poderia escrever um artigo dizendo que bolo de coco é mais gostoso que bolo de abacaxi. Falaria das minhas experiências com ambas as receitas, as sensações que cada doce me provoca, e provaria por A mais B que eu acho bolo de coco o melhor de todos.
Se tivesse escrito algo desse tipo, aonde publicaria? No meu diário, no meu bloco de anotações, num blog pessoal... simplesmente porque não interessa a ninguém!
http://www2.uol.com.br/vivermente/artigos/beleza_de_boneca.html
Eis aqui um artigo publicado em uma revista dita "séria", e que, verdade seja dita, muitas vezes publica coisas realmente interessantes.
Infelizmente "Beleza de Boneca" foge à regra, e, pensando bem, não é inútil: serve para cristalizar preconceitos e idéias equivocadas que já estão em vigor na sociedade. Ela diz que a Barbie é o ideal de beleza da humanidade, e que há provas científicas para isso. Diz que bebês foram submetidos a exposições de fotos de uma mulher considerada "bonita" e uma "comum", e os pequenos já demonstraram preferência pela "bonita". Sendo estes livres da contaminação da mídia, a Barbie representaria a beleza na sua mais pura essência, e o resto é balela.
Este é o tipo de pesquisa científica que eu chamo de anti-serviço social. Não bastasse a mídia nos bombardear com esses estereótipos, a japonesa de quadris estreitos termina de ler e conclui que provavelmente terá dificuldades no parto e por isso é menos atraente. O negro de nariz largo têm sua imagem associada ao macaco, e a idosa, do alto de sua sabedoria e experiência, entende que são grandes as chances de ser trocada por uma moça, pois depois do período fértil a mulher deixa de ser bonita.
A pesquisa aconteceu nos EUA, e não poderia ter sido realizada em outro país. Os mestres da superficialidade mais uma vez nos presentearam com lixo científico. Outro dia havia lido outro artigo na mesma revista, explicando o porquê de nos sentirmos atraídos por mulheres com características similares à de Angelina Jolie: olhos e lábios exagerados. É nessas horas que eu me pergunto: que tipo de profissionais da comunicação trabalham nessa revista? Será que alguma vez eles já se questionaram sobre a função social do jornalista/escritor/pesquisador? Será que são robôs que simplesmente reproduzem o que lêem por aí? Que tipo de formação têm? Pensar e refletir é tão difícil assim?
Como futura psicóloga, cidadã, apaixonada pela diversidade e, acima de tudo, humanista, eu me preocupo.
Em tempo: meus olhos puxados e meu rosto redondo de índia continuam sendo lindos, goste você ou não.
Pastelões ao lixo - gostei muito deste texto postado no blog da Lauren, o tema ciência/sociedade sempre chamou minha atenção, assim como o tema mídia/poder, após le-lo fiz a ultima postagem (Blogs sorocabanos), coloquei minha opinião sobre os veículos tradicionais de mídia e, agora, publico o texto na íntegra – ele dá um exemplo bem claro dos interesses da nossa mídia.
___________________
Lauren Archilla, é estudante de Psicologia e escreve para o blog Acordei que sonhava
14 junho, 2007
Blogs sorocabanos: Aldeia giramundo e Acordei que sonhava
13 junho, 2007
Como diria a Marta...
Partidos "fechando questão" sobre a reforma política, parlamentares descontentes prometendo não respeitar as decisões em plenário e discursos inflamados de lado a lado.
Por fim, o presidente da casa, Arlindo Chinaglia, anunciou que a votação do projeto fica para a próxima semana. Estão cansados hoje.
Até lá, os noticiários serão influenciados pelo tema, com declarações catastróficas sobre sua aprovação ou não aprovação. Se aprovar é o fim do mundo. Se não aprovar o mundo acaba.
Como diria a sábia Ministra do Turismo, Marta Suplicy: relaxa e goza!
Acredito que é a lição política mais importante dos últimos tempos.
Agora é coronel Carlos Lamarca
A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça tomou hoje uma histórica decisão. Por unanimidade reconheceu a condição de anistiado político do ex-capitão do Exército Carlos Lamarca, que fez oposição armada ao regime militar e foi morto por tropas do Exército em setembro de 1971.
Os conselheiros decidiram que a família deve receber uma pensão mensal mais alta, equivalente ao salário de um general.
Lamarca deixou a carreira militar em 1969. Agora, segundo o presidente da comissão, Paulo Abrão, foi aplicada a legislação militar segundo a qual Lamarca deve receber pensão equivalente a um posto acima do qual se aposentaria.
Presente ao julgamento, a filha de Lamarca ficou emocionada com a decisão. “Este momento é valioso historicamente, para que excessos não sejam praticados, para que a Constituição seja respeitada, para que todos tenham o direito de opinar”, disse Cláudia.
12 junho, 2007
História de Pescador
11 junho, 2007
Protesto contra o aumento da tarifa de ônibus
O evento ocorrerá às 09:00 horas, na Praça da Bandeira.
Conforme já postado neste blog, a nova tarifa social será de R$ 2,25.
Apesar da indignação popular contra o reajuste, os organizadores estão preocupados.
Será que as pessoas terão grana para pagar o ônibus e participar do protesto?
Sobre a reforma política
Não acredito que tais reformas solucionem o problema da corrupção. Ladrão não falta. A reforma política, nestes termos, apenas tornará a corrupção não-sistemática. O que não é pouco.
O debate entre projetos políticos distintos será o tema central das campanhas, substituindo o atual Big Brother entre candidatos bizarros e insignificantes, que servem para recolher votos para os que realmente estão na disputa. O custo das campanhas será reduzido substancialmente.
Os que são contrários ao sistema de listas pré-ordenadas afirmam que o eleitor não poderá votar em seu candidato do coração, e, no final das contas, não saberá em quem votou.
Isso não e verdade. As pessoas conhecerão as listas partidárias e saberão quais os candidatos, por sua colocação nas listas, terão mais chances de serem eleitos.
No sistema atual é que as pessoas não sabem em quem votam.
Para decidir quem será eleito, são somados os votos de todos os candidatos e da legenda partidária. Os mais votados, dentro da legenda, ficam com as vagas.
Vejamos um caso real. Um determinado eleitor queria votar no PT, num deputado que não estivesse envolvido no chamado "escândalo do mensalão". Votou na Iara. Ela não foi eleita e seus votos serviram para eleger o Genoino - exatamente o contrário do que o eleitor pretendia.
Outros exemplos do atual sistema:
- Raul Marcelo foi eleito deputado estadual com 35.670 votos. Caldini Crespo, com 62.690 votos, não foi eleito.
- O "doutor Enéas", que Deus o tenha, foi eleito com mais de um milhão de votos. Conseguiu sua vaga e, de quebra, com seus votos, elegeu mais três deputados, que quase não tiveram votos. Na época, surgiram denúncias de que as "vagas" do PRONA haviam sido vendidas a preço de ouro.
- Quando um trecho das obras do metrô desabou, criando o buraco do Serra, a Assembléia Legislativa criou uma comissão para investigar o acidente. Todos os deputados da tal comissão, sem exceção, do PT ao PFL, receberam doações das empreiteiras e construtoras que estavam sendo investigadas. Por falar em investigação, quais as conclusões da comissão? Enterrados os mortos, algumas indenizações serão pagas. E as obras continuam. Turn Key.
Os sete dias que abalarão o mundo
Os deputados podem apresentar emendas até amanhã, pois o projeto deverá ser votado ainda esta semana. Corre-se contra o tempo para que as mudanças possam ser aplicadas nas eleições do próximo ano.
O PT reunirá sua bancada na Câmara dos Deputados e a executiva do partido para "fechar questão". Ou seja: terá um posição obrigatória sobre o assunto. Os outros partidos votarão divididos e ninguém arrisca um palpite sobre o que acontecerá.
A chamada Reforma Política concentra-se basicamente numa questão: como serão eleitos os parlamentares? O atual sistema tem causado corrupção sistemática e precisa ser mudado. Todos concordam com relação a esse ponto.
Para se eleger, o sujeito precisa de muita grana. Para conseguir a grana, precisa de doações de grandes empresas ou grupos. As doações nunca são desinteressadas. São um "investimento". E nos quatro anos de mandato o parlamentar rebola para cumprir os acordos que firmou. E para garantir dinheiro para as próximas eleições.
Segundo a atual proposta de reforma política, os deputados serão eleitos através de uma lista pré-ordenada, elaborada pelos partidos, com financiamento público exclusivo e fidelidade partidária.
As direções dos partidos políticos e os parlamentares que gozam de grande influência são favoráveis ao projeto. Acreditam que terão mais poder e a permanência no parlamento assegurada.
A esquerda, de maneira geral, também é favorável. Tais partidos avaliam que, com a escolha em listas partidárias fechadas, as legendas mais ideológicas e com identidade claramente definida serão beneficiadas. Terão mais votos e, em consequência, elegerão mais parlamentares.
São contra a adoção da lista pré-ordenada os deputados com pouca representatividade dentro de seus próprios partidos - e que temem ir para o final das futuras listas -, os deputados ligados à legendas de aluguel, que tendem a desaparecer e, principalmente, aqueles que recebem grandes somas de empreiteiras e outras empresas.
De qualquer forma, a Câmara dos Deputados deverá aprovar alguma alteração na legislação, para chamar de "reforma política".
Depois, entrega a criança ao Senado Federal, que terá a decisão final. Ou aprova a reforma ou altera o projeto inicial e começa tudo de novo. No segundo caso, as alterações não serão aplicadas nas eleições do próximo ano.
10 junho, 2007
Eu tenho pena é da criança
O site Congresso em Foco, divulgou uma entrevista de Mônica Veloso. Entre outras afirmações:
"Quero deixar claro que a pensão não foi estabelecida para me sustentar. Sempre tive uma boa condição financeira. (...) Os 8 000 reais foram acertados para me adaptar às novas circunstâncias de uma gravidez que devia ser mantida com discrição. Eu morava num apartamento que me pertence até hoje e fui morar numa casa alugada para fazer essa adaptação".
Eu tenho pena é da criança.
07 junho, 2007
Proposta pode alavancar reciclagem de resíduos sólidos
Lula ironiza Bush
Disse Lula, referindo-se ao documentário sobre mudanças climáticas do adversário político de Bush, intitulado "Uma Verdade Incoveniente".
Mônica Veloso. A nossa Lewinsky.
O presidente do Senado Federal Brasileiro, Renan Calheiros, enfrenta problemas semelhantes com uma outra Mônica, a Veloso.
Denúncias veiculadas inicialmente pela revista "Veja" dão conta de que Renan Calheiros teve um "relacionamento extra-conjugal" com a jornalista Mônica Veloso. Tiveram uma filha e - esse é o cerne da denúncia - um lobista ligado à construtora Mendes Júnior seria o responsável pelo pagamento da pensão de R$ 12.000,00.
Isso é que é uma bimbada de responsa.
A nossa Mônica, candidata à “musa” da atual safra de escândalos políticos, durante anos foi apresentadora do DF TV, o noticiário local da Globo em Brasília. Típica leitora de teleprompter, ela comandou o telejornal em sua fase mais insossa, no início dos anos 90
À época, nem era jornalista formada – ainda cursava Comunicação Social no Ceub (atual Uniceub). Segundo colegas, Moniquinha era um sebo: vivia de nariz empinado em sala de aula, e só dirigia a palavra aos professores ou a outros colegas que trabalhavam na Globo.
Depois que saiu da TV, manteve durante algum tempo uma loja de roupas femininas, que levava o seu nome. A loja funcionava no segundo andar do Conjunto Nacional, shopping no centro de Brasília.
Um vídeo da epoca está disponível no YouTube:
Mônica Veloso, apresentadora do DF-TV.
Renan Calheiros, o nosso Bill, apresentou documentos que comprovariam que foi ele próprio quem pagou a pensão. O lobista da Mendes Júnior seria apena um intermediário.
Será que o lobista também foi "intermediário" quando Renan fez a criança?
Serra picareta
II - de Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer para Secretaria de Esporte e Lazer;
III - de Secretaria de Turismo para Secretaria de Ensino Superior;
IV - de Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento para Secretaria de Saneamento e Energia.
Reitoria da USP
05 junho, 2007
Clamam os excluídos:
Mas para o seu grito
Já não há mais eco
Não há mais ouvidos.
Legiões sem teto,
A saúde escassa,
É o analfabeto
É a pobreza em massa
E a revolta justa.
Nas ruas a criança,
Os desempregados,
A pouca esperança.
A fome, o sem-terra,
O poder omisso
A justiça lenta...
Cadê compromisso?
E em conseqüência,
Rompe o desespero
Cresce a violência.
Não, não vou com o mundo!
Usarei no amor
Aos injustiçados,
Meu verbo, meus olhos
Grandes, magoados.
Estarei nas praças
- comício ambulante-
Serei panfletário,
Levarei adiante
O sal da palavra
A força do gesto,
A voz, a bandeira
Do quanto protesto
Possa nossa força
Contra a força erguer
Nesta dor de tantos
De tão pouco ter
Que a fatura a muitos
Jamais dividida
É sinal de justiça
Mal distribuída.
Vede: a dor caminha.
Mais. E o mundo é o mesmo.
Vaga a turba errante
Caminhando a esmo.
Meus irmãos são surdos,
São indiferentes
De corpo vazio.
Meus irmãos são cegos.
Tarifas de ônibus pelo Brasil - Juiz de Fora
No ano passado a tarifa era de R$ 1,55 com o aumento para o valor atual, houveram protestos que pararam a cidades em varias ocasiões, prédios públicos foram ocupados, o plenário da Câmara Municipal foi invadido durante uma sessão e varias ruas tiveram trafego interrompido.
Em Sorocaba tucano faz o quer.
Fonte: UAI.COM.BR
04 junho, 2007
Curitiba reduz tarifa de ônibus, equanto isso Sorocaba...
03 junho, 2007
Marcel Carrasco
O socialismo em Barcelona
O leitor mais atento estaria se perguntando como isso seria possível na capital da Cataluña, região espanhola de fama nacionalista. Pois nada mais é do que socialismo.
As pessoas querem resultados práticos, que interfiram positivamente em suas vidas, e é isso o que vem ocorrendo em Barcelona.
Com o início do governo socialista a partir de 1982, Barcelona passou de cidade marginalizada (pela direita Franquista), arrasada pelos combates da guerra civil espanhola e de profundas disparidades sociais, a exemplo de desenvolvimento.
O progresso só veio com a implantação das políticas de bairro, onde o apoio democrático, a participação efetiva e a cumplicidade dos cidadãos foram fundamentais. Durante todos estes anos os socialistas vêm trabalhando pela integração dos bairros, em todos os sentidos, criando um clima de coesão social, trabalhando ao lado dos barceloneses. Disso resultou a qualidade dos serviços públicos e o seu desenvolvimento sustentável.
Essa proximidade do governo socialista com a população, é a chave do desenvolvimento, foi assim que Barcelona se desenvolveu sem "esquecer" dos verdadeiros problemas da cidade e sem marginalizar qualquer camada da população, assim, criou-se um meio ambiente municipal sadio (e que também se preocupa com o meio ambiente global), com espaços públicos democráticos, lazer e culturas acessíveis e programas de saúde e educação que atingem certeiramente o alvo! Ao se direcionar os recursos públicos, ouvindo a população, investiu-se melhor na criatividade o que resultou em mais ciência e tecnologia e por conseqüência em empregos.
Com um progresso notável, após essas duas décadas de governo socialista, Barcelona é hoje uma cidade totalmente integrada à Europa e ao mundo, e essa internacionalização é o mais novo desafio do governo socialista do recém eleito prefeito Jordi Hereu, já que a cidade, segundo suas palavras "está importando problemas sociais dos países pobres e que, portanto temos que trabalhar para dar a esses novos barceloneses as oportunidades que não tiveram em seus países" já que para o novo prefeito "paz não significa somente ausência de conflito, mas também dar ao cidadão uma perspectiva de futuro".
Como se vê, não há mágica, a fórmula por sinal é manjada e simples: vontade política+ cidadania ativa = desenvolvimento!
Barcelona, 31 de maio de 2007.Marcel Carrasco
Em todos os outros conceitos referentes à avaliação divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), organismo ligado ao Ministério da Educação e responsável pelo Enade, a FADI obteve as melhores médias. Na prova de formação geral, aplicada indistintamente a todas as áreas, independentemente do curso de graduação avaliado, os alunos do primeiro ano da FADI obtiveram média 58,3 e os do último ano, 60,9. Em relação à prova específica, os ingressantes obtiveram média 33,3 e os concluintes, 47,6. A média geral dos ingressantes da FADI atingiu 45,8 e dos concluintes, 54,3.
A FADI também é a única instituição de ensino de Direito da região a obter selo de Reconhecimento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Já são dois selos. Um em 2003 e outro em 2006, este último entregue oficialmente durante a semana comemorativa do cinqüentenário, realizada entre os dias 14 e 18 de junho.
A cocada
O diretor da Gautama no Maranhão, Vicente Vasconcelos Coni, revelou que, para se aproximar das autoridades, além de ter prometido pagar despesas pessoais, também contava com um bom estoque de cocadas para agradar quem poderia beneficiar a Gautama.
Isso mesmo, cocadas.
Em seu depoimento, Coni admite ter entregue cocadas para tentar uma aproximação com alguém influente, sem objetivos específicos.
Em Sorocaba, o vereador Arnô Pereira também é conhecido por suas cocadas.
Garante que parte substancial de suas campanhas é financiada com recursos obtidos com o comércio da guloseima.
Por enquanto, a cocadas do Arnô são consideradas inocentes.
Porém... rumores dão conta de que, assim como os antigos líderes soviéticos, Arnô Pereira, ou melhor, Arnozov Pereirovisk, usa as cocadas para eliminar, lentamente, seus adversários (diabéticos) no PT.
Aguardem, em breve, uma nova operação para revelar essa trama sórdida: A OPERAÇÃO INSULINA..
01 junho, 2007
O óbvio ululante
O passe social custará R$ 2,25 (antes era R$ 2,10).
Como já mencionou o Fábio, o transporte em Sorocaba é tão caro que para ir à biblioteca municipal, nos confins do judas, gasta-se R$ 9,00 (R$ 4,50 para ir até lá emprestar um livro e R$ 4,50 para devolver). No caso de renovação, o valor chega a R$ 13,50. É mais barato comprar um livro usado num sebo.
Além de inexplicavelmente caro, o transporte público em Sorocaba é ineficiente. As viagens são muito demoradas e, nos horários de pico, os ônibus estão sempre lotados.
Para quem ganha até três salários mínimos (a maioria da população), o custo do transporte é proibitivo. A demora e a lotação atinge diretamente a qualidade de vida das pessoas.
Certamente a questão do transporte público será um dos temas mais polêmicos nas próximas eleições municipais.
Será que os possíveis candidatos apresentarão alguma idéia inovadora?
Não se trata apenas de prometer que os reajustes serão os menores possíveis e que serão colocados mais veículos nas ruas.
É o óbvio ululante.
Para quem ganha até três salários mínimos (a maioria da população), o custo do transporte é proibitivo. A demora e a lotação atinge diretamente a qualidade de vida das pessoas.
Assim, reduzir o custo das passagens influencia diretamente na distribuição de renda e a eficiência do serviço melhora o dia-a-dia dos usuários do sistema.
A população espera soluções corajosas e criativas para resolver uma das principais questões que dizem respeito ao poder público municipal: o transporte público.