28 fevereiro, 2007
Suplicy no Iraque
Animado com a idéia, Suplicy almoçou hoje com o deputado Ibrahim Jaafari, ex-primeiro-ministro do Iraque pós Saddam Hussein e presidente do partido majoritário. "Não tenho medo dos atentados. Vou lá, faço a palestra e volto", disse Suplicy.
Ou não.
Para mim, querem se livrar dele. Onde já se viu mandar um homem, com mais de 65 anos de idade, fazer palestra no Iraque?
Lá o pessoal está mais interessado no pragama "bomba mínima".
Sua Excelência, a vedete que viu
"Eu tive paixão por esse cara (o Getúlio)"
"E você freqüentava mesmo o Palácio do Catete?"
"Você quer saber de uma coisa que vou dizer pela primeira vez? É meio perigoso... Eu estava na cama com ele quando entraram e o mataram. Ele foi assassinado, meu filho! Quando ouviu o barulho de gente entrando no quarto ele ainda chamou o Gregório Fortunato e mandou que ele me jogasse pela janela."
"Você viu o assassino?"
"Eram quatro homens de máscaras que atiraram nele. Dois deles ainda correram para o Jardim, tiraram minha roupa, me deixaram nua em pêlo e disseram “vai, vagabunda, vai arrumar outro presidente." Vou contar toda essa história no livro que estou escrevendo, “Sua Excelência, a vedete que viu”. Sou uma testemunha viva da morte de um homem com quem não tive um casinho, não. Passei quinze anos dormindo e acordando com ele."
Entre outras coisas.
Uma vedete, pelada, jogada pela janela, e fugindo do Palácio do Catete em meio a crise que culminou com a morte de Getúlio. E Gregório Fortunato, chefe da segurança Presidente, acusado de tentar matar Lacerda, correndo atrás dela. Uma cena memorável. Admito que me parece melhor do que a realidade.
"Sua Excelência, a vedete que viu." A historiografia nacional não será a mesma depois dessa obra.
Fábio, já consegui um tema para sua tese de mestrado. Corra, entreviste Virgínia Lane. Mas respeite a mulher. Já foi amante de um Presidente e tem idade para ser sua bisavó. Não a passe pelas armas.
27 fevereiro, 2007
Reforma Política 1 - Financiamento público de campanha
Contudo, gostaria de fazer duas observações:
1. O dinheiro gasto nas campanhas eleitorais é infinitamente maior do que os salários que os políticos receberão. Mesmo se contarmos as vantagens indiretas e as chamadas "verbas indenizatórias" (eu queria uma!);
2. Empresas doam milhões de reais para candidatos e partidos políticos. Poderia até acreditar em patriotismo, ou no sincero desejo de alguns empresários em ajudar o melhor candidato. Acontece que a maioria das grandes empresas faz doações para todos os candidatos e todos os partidos. Ou para os que aparentam alguma chance de sucesso. Por que?
As empresas fazem negócios com os governos. E os governos elaboram leis, regulamentos e normas que atingem as atividades das empresas e seu faturamento.
Por essa razão, grandes grupos empresariais aproximam-se de candidatos que tenham chances de vitória e fazem doações bastante consideráveis. Buscam garantir que determinadas obras ou serviços sejam realizados, em condições que beneficiarão tais grupos. E também que o futuro governante não tomará qualquer medida que possa afetar seus interesses.
Assim, temos um sistema político corrompido na origem. Não pode fazer campanha quem não recebe doações. Não recebe doações quem não comprometer seu mandato. Com raríssimas e quase inexplicáveis excessões.
Acredito que o financiamento público das campanhas reduz, de forma bastante considerável, o poder econômico no processo político. Um candidato poderá fazer campanha sem a necessidade de "acordos".
Em termos.
Ninguém é suficientemente ingênuo para acreditar que o poder econômico será afastado completamente da disputa politica. Não será. Mas as condições de disputa serão mais iguais e, portanto, mais justas.
26 fevereiro, 2007
O filho do homem
Um documentário a ser exibido no Brasil no dia 18 de março afirma ter identificado o túmulo onde foram enterrados Jesus Cristo, sua mãe Maria, e Maria Madalena.
Intitulado The Lost Tomb of Jesus (ou "O Túmulo Perdido de Jesus", em tradução livre), o documentário foi produzido pelo diretor do filme Titanic, James Cameron, para o canal de TV Discovery Channel.
As supostas revelações do documentário fazem referência a um túmulo encontrado em 1980 no subúrbio de Talpiot, em Jerusalém. Nele, os arqueólogos encontraram dez caixões – ou repositórios de ossos – e três crânios. Seis deles portavam inscrições que foram traduzidas como Jesus, filho de José; Judá, filho de Jesus (foto); Mariamne (apontado como o verdadeiro nome de Maria Madalena); Maria; José; e Mateus.
Mas, à época, o achado não gerou grande interesse, porque os nomes eram comuns há dois mil anos. Quinze anos depois, a equipe submeteu os resíduos de ossos a testes de DNA, e verificou que não havia parentesco entre os ossos que seriam de Jesus e Maria Madalena, levando-os a concluir que ambos só poderiam estar na mesma tumba se fossem casados.
fonte: BBC-Brasil
Jornalista descobre que tucano bica e assopra!
25 fevereiro, 2007
A reforma política e o "consenso progressivo"
Em outras palavras: o resto vai para a gaveta ou para o cesto arquivo.
Segundo divulgado pelo blog do Zé Dirceu, são quatro os pontos que podem ser aprovados: financiamento público das campanhas, fidelidade partidária, lista fechada e o fim das coligações proporcionais. O relatório do deputado Rubens Otoni, do PT, está pronto para ser votado e o Senado já aprovou essas medidas.
Se aprovadas, tais propostas implicam que:
1. As empresas e as pessoas físicas não podem mais doar dinheiro para os candidatos e para os partidos. A influência do poder econômico seria bastante reduzida.
2. Os deputados não poderão trocar de partido ao sabor das conveniências. Quem mudar de partido, perde o mandato.
3. A lista fechada é, provavelmente, a mais radical das propostas. Os eleitores não votarão nos candidatos. Votarão nos partidos. Os partidos, antes das eleições, apresentarão listas com seus candidatos, em ordem pré-determinada. Se um partido tiver 10% dos votos, terá 10% dos cargos em disputa, que serão preenchidos pelos primeiros da lista previamente elaborada. Tal proposta reduz bastante os custos de campanha, a possibilidade de corrupção, faz com que o debate seja sobre idéias e projetos. É criticada por dar muito poder para as direções partidárias.
4. Com o fim das coligações proporcionais o eleitor terá a certeza de que seu voto irá para partido que escolheu. Ajuda a enfraquecer as chamadas legendas de aluguel, mas também atinge legendas históricas como o PCdoB.
Isso muda radicalmente o mundo político Brasileiro. E ainda devem ser discutidos o voto distrital ou distrital misto, o fim da reeleição em cargos executivos, a limitação da reeleição em cargos legislativos, a autorização para que o Presidente convoque referendos ou plebiscitos, a redução do mandato dos senadores e o chamado "recall" (a possibilidade dos eleitores revogarem o mandato dos parlamentares).
É muita coisa. Voltarei ao assunto nos próximos dias.
Paraíso Refrigerado, de Henry Miller
"Esteticamente, somos talvez o povo mais conservador do mundo. Precisamos estar completamente bêbados para aceitar alguma coisa. Nossa educação é tão absoluta – e tediosa— que somos incapazes de gostar de alguma coisa nova, enquanto não nos explicarem do que se trata."
"Um homem sentado em uma poltrona confortável em Nova York, Chicago ou São Francisco, um homem cercado de todo luxo e no entanto paralisado pelo medo e pela ansiedade, controla a vida e os destinos de milhares de homens e mulheres que nunca viu, que nunca deseja ver e por cujo destino tem absoluto desinteresse."
Soldado norte-americano é condenado a 100 anos de prisão por estupro e assassinatos no Iraque
O sargento Paul Cortez, que confessou ter participado do estupro de uma iraquiana de 14 anos e da morte da menina e de sua família, foi sentenciado a um século de pena numa prisão militar.
Cortez afirmou que os soldados James Barker, que também se declarou culpado, e o Steven Green (foto), já expulso do Exército, escolheram aquela casa pois sabiam que lá só havia um homem, o que a tornava "um alvo fácil".
Uma vez lá dentro, Green levou a mãe, o pai e a irmã menor da adolescente para um quarto. Cortez e Barker mantinham a menina Abeer Qassim al-Janabi na sala, onde se revezaram violentando-a.
O militar contou que Green atirou nos parentes da menina dentro do quarto e então violentou a adolescente também.
O buraco é mais embaixo
O consórcio, formado pelas "cinco irmãs" - as maiores empreiteiras do Brasil -, também conhecido como consórcio- tomara-que-caia, decidiu processar o soldador. Se não der certo, o mordomo.
As obras têm que ser concluídas. As gambiarras são assustadoras. A maioria dos deputados encarregados da investigação foram financiados pelo consórcio.
Não tem pra onde correr.
23 fevereiro, 2007
Rússia, 23 de Fevereiro de 1906 - fim ao Império Romanov
23 de Fevereiro era o Dia Internacional da Mulher há 100 anos atrás, foi também neste dia em 1906, que trabalhadores e soldados russos iniciaram uma jornada de luta que acabaria derrubando o Czar Nicolau II, pondo fim ao Império, dando os primeiros passos rumo a Revolução que mudaria os rumos da humanidade - a Revolução Russa de 1917.
Em 1906 os revolucionários estavam mais prudentes por conta do massacre de 1905, mesmo assim, as operárias têxteis iniciaram uma greve que ninguém sabia onde iria parar, não havia previsão nem planejamento do desenlace, e as forças da repressão agiram cruelmente: de Janeiro a Abril de 1906 cerca de 14 mil pessoas foram mortas e 70 mil presas ou deportadas.
Assim se sucedeu a jornada que só parou com queda de Nicolau:
No dia 24, metade dos operários industriais de Petrogrado entrou em greve, as palavras de ordem que começavam a surgir eram “abaixo a autocracia!”, “abaixo a guerra!” ;
No dia 25, 240 mil saíram às ruas, agora com estudantes, operários, trabalhadores dos bondes, populares, etc.;
No dia 26 - "Domingo Sangrento" -, não havia trabalho, não se podia medir a força das fábricas, o exército entra em ação, os manifestantes gritam a cada encontro com os soldados “marchem conosco!”, “não atirem em seus irmãos!”; ainda no dia 26, o regimento Pavlovsky, da guarda fiel de Sua Majestade, se rebela contra o comando inaugurando uma série de sublevações de vários regimentos de soldados. No dia 27, houve uma enxurrada de sublevações de soldados, greve geral, protestos, bloqueios, tomada de locais públicos e os últimos enfrentamentos, os carros militares já desfilavam nas ruas com bandeiras vermelhas. Os presos são libertados. A multidão toma o Palácio de Inverno. A insurreição se espalha para Moscou e grandes cidades do país.
O czar já tendo suas medidas de repressão desobedecidas e suas ações de governo paralisadas há dias, renuncia no dia 2 de março. Em seguida, por ordem do Csar, é criada a Duma (Parlamento da Russia) dando fim ao Império Romanov.
Voltou atrás
22 fevereiro, 2007
Wal-Mart enfrenta processo por discriminação
Reflorestamento: chineses pintam montanha de verde
Uma pedreira funcionava na encosta da montanha Laoshou e para disfarçar o desmatamento da área, os governantes resolveram mandar pintar o solo com uma coloração verde metálica.
O governo local alega ter motivos econômico, pois, estima-se que o gasto em tinta foi de US$ 48 mil. Reflorestar o local sairia muito mais caro.
O caso só veio à tona após denúncias da população para jornais de Pequim e Xangai.
Agora não falta mais nada...
21 fevereiro, 2007
Para onde caminha a humanidade?
Se você pensou em uma criança arrastada até a morte pelas ruas do Rio de Janeiro, enganou-se. Outra barbaridade praticada por um "de menor" que não pagará por seus erros, ou melhor, não será castigado de acordo com seu desejo? Também errou.
Estou falando de homens que podem - e serão - responsabilizados por seus crimes. Serão condenados à morte. Na melhor das hipóteses, à prisão perpétua.
Ontem, um militar norte-americano submetido a corte marcial chorou ao descrever como ele e seus colegas planejaram o estupro de uma menina iraquiana de 14 anos, assassinada junto com sua família.
O sargento Paul Cortez, 24 anos, é o segundo soldado a confessar os crimes ocorridos em março de 2006 em Mahmudiya, ao sul de Bagdá. Os soldados em seguida jogaram querosene no corpo da menina e atearam fogo na tentativa de ocultar o crime.
"Enquanto jogávamos baralho, Barker e Green começaram a falar de fazer sexo com uma iraquiana. Barker e Green já sabiam... Barker e Green já sabiam a qual, hum, casa eles queriam ir. Sabiam que só havia um homem na casa, e sabiam que seria um alvo fácil", disse Cortez, chorando.
"Uma vez lá dentro, Green levou a mãe, o pai e a irmãzinha da menina para um quarto, enquanto Cortez e Barker apanhavam Abeer Qassim Al Janabi na sala, onde se revezaram violentando-a."
"Ela ficou se contorcendo, tentando manter as pernas fechadas e dizendo coisas em árabe. Durante o tempo em que eu e Barker ficamos estuprando Abeer, ouvi cinco ou seis tiros vindo do quarto. Depois que Barker acabou, Green saiu do quarto e disse que tinha matado todos eles, que todos estavam mortos. Green então se colocou entre as pernas de Abeer para estuprá-la", concluiu Cortez, ainda soluçando.
Fim.
PS: O depoimento do sargento Paul Cortez foi transcrito conforme divulgado pela agência Reuters.
Massacre
Infelizmente o temporal não fez qualquer vítima no poder público municipal.
Roberto Freire pirou o cabeção
20 fevereiro, 2007
Do blog da Maira
19 fevereiro, 2007
Sugestão para uma noite de carnaval
18h15 - Fahrenheit 451, de François Truffaut
20h20 - Intervalo para jantar e ler a "Caros Amigos" deste mês
22h00 - O declínio do império americano, de Denys Arcand
23h50 - A fraternidade é vermelha, de Krzysztof Kieslowski
E terça-feira acordar às 06h00 para trabalhar. Quem aguenta?
Perigo! Piloto norte-americano no comando.
Para o alarme visual, na tela dos radares, sugiro: "Perigo! Piloto norte-americano no comando."
Conjunto de erros
É mais ou menos assim: a fabricação e a condução do Titanic revelaram “um conjunto de erros”.
Porém, um erro foi fatal: o comandante não viu o iceberg.
O conjunto de todos os outros erros não teria provocado a tragédia.
Mas não ver o iceberg provocou.
Não ligar o transponder foi o erro que provocou a tragédia.
Não foi “um conjunto de erros”.
Depois a gente se vira!
18 fevereiro, 2007
"Se o amor é cego, o negócio é apalpar."
“Decidi emagrecer e parar de beber, resultado: Em duas semanas perdi 14 dias de gandaia.”
"Dívida minha é sagrada. Que Deus lhe pague.”
C.E.I. 01, Vila Hortência
17 fevereiro, 2007
O tatu e a tartaruga
Os policiais encontraram no carro um tatu morto. Isso mesmo: um tatu! O homem pretendia comê-lo. Mas o IBAMA e o Ministério Público Federal resolveram mover uma ação pública contra o cidadão por danos ao meio ambiente.
Nesta semana, o juiz federal substituto da 1ª Vara Federal de Tocantins, Adelmar Aires, enfim, conseguiu julgar improcedente o processo. O juiz enfatizou que transportar um tatu abatido não configura o tal dano, especialmente porque "não ficou provado que foi o réu o autor do abate do animal". Ainda segundo o juiz:
"Durante quase nove anos, e ao longo de 215 folhas, foram expedidos 13 mandados, 12 correspondências e uma carta precatória; o Diário da Justiça foi utilizado duas vezes; foram proferidos 10 despachos, cinco decisões e designadas quatro audiências; mais de 160 atos foram praticados pelos servidores do Poder Judiciário".
fonte: informe JB
A tartaruga é a Justiça Brasileira. O único autor que os professores de direito processual brasileiro deveriam ensinar é Kafka. Só Kafka.
O Juiz ainda "julgou improcende por falta de provas" um absurdo desses. Deveria ter sentenciado da seguinte forma:
"Rasgue-se essa merda de processo e jogue-se no lixo. Dê-se uma surra de espada de São Jorge no promotor que apresentou essa porcaria de denúncia. Dê-se uma surra caprichada nos escreventes e oficiais de justiça que não colocaram fogo nisso antes. Remeta-se cópia para a corregedoria da polícia rodoviária federal com a sugestão de que o tatu seja exumado e os policiais sejam obrigados a comê-lo. Por derradeiro, este Juiz deverá correr pelado pelas dependências do fórum e, aqueles que assim desejarem, poderão apagar cigarros em suas nádegas."
Juvenil fora do PT
Juvenil também é suspeito de cometer crime eleitoral. Por conta das acusações, enfrentava processo na Comissão de Ética do PT, que poderia culminar com sua expulsão.
Apesar dos pesares, o PT ainda é um partido de grande identidade ideológica. Sempre me indignou que aceitasse a filiação de pessoas sem qualquer vínculo historico com a luta dos trabalhadores. Ou de pessoas francamente oportunistas, que pulam de legenda em legenda, em busca de um lugar melhor ao sol.
O Juvenil já vai tarde. Espero que ele se arrependa de seus erros. Cumpra os longos anos de prisão que o aguardam. Depois, quem sabe, faça uma autocrítica, entregue sua fortuna para os pobres e encontre a paz de espírito.
Que São Jorge o ajude na busca da redenção.
Em tempo: "longos anos de prisão" é figura de linguagem. Estamos no Brasil. Ainda se o deputado tivesse sido surpreendido comendo um tatu...
16 fevereiro, 2007
O Prefeito mais caro do Estado
O projeto inicial só concedia aumento para os secretários municipais. Uma emenda apresentada pelo líder acabou concedendo reajuste para Lippi e Caiuby. Martinez disse que não era justo apenas os secretários terem o reajuste. ”Como que um vice pode ganhar menos que o secretário?“
Na votação, apenas os vereadores do PT, Arnô Pereira, Francisco França e Tânia Baccelli, foram contra.
A Câmara de Sorocaba também aprovou um reajuste de 3,5% nos salários dos servidores públicos municipais. O índice também será aplicado aos vencimentos dos vereadores e dos funcionários do Legislativo. Com isso, os salários dos vereadores passarão dos atuais R$ 6.640,27 para o valor de R$ 6.771,28.
fonte: Jornal Bom Dia
Segundo a TV TEM divulgou hoje, Lippi ganha mais do que os prefeitos de Campinas e da capital. Ganha mais do que o governador e do que o presidente da república.
Por que será que reajustaram o IPTU?
E a pergunta que não quer calar: que raios faz o vice-alcaide de Bacaroço para ganhar dez mil por mês?
Atraso
Segundo a rádio peão, todos os ônibus estão atrasados hoje.
E o Apocalipse?
Lula foi reeleito. Elegeu para presidir as duas casas do Congresso Nacional seus aliados. Lançou o PAC (elogiado até por setores da oposição) e formou uma aliança com o PMDB inteiro (quem diria!). Mostrou que o "rombo da previdência" é conversa para boi dormir e os programas sociais seguem em frente. Vai montando seu ministério sem pressa.
Hoje, reuniu-se com o companheiro Evo Morales e fechou acordo com a Bolívia sobre o gás natural. Eles receberão um pouco mais (ainda pagaremos menos que a Argentina). E o Brasil garantiu o fornecimento do combustível.
É o segundo apocalipse anunciado sobre Lula que não aconteceu. Haverá um terceiro?
15 fevereiro, 2007
Senado aprova punição maior para aliciamento de menores em crimes
A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), que amplia penas para adultos que envolvam crianças e adolescentes em crime.
O projeto de lei 118/03 altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Propõe que toda a quadrilha que envolva menores no cometimento de crimes terá agravamento de pena para quatro a até 15 anos de reclusão. Em caso de ocorrência de lesão corporal, a punição aumenta em um terço. Se houver morte, ela pode ser até duplicada.
A próxima proposta de Mercadante é discutir mais uma alteração no Estatuto da Criança e do Adolescente. Atualmente o ECA estabelece um período de internação de, no máximo, três anos para o jovem infrator. Segundo a proposta do Senador, esse prazo será de até 05 anos. Em casos excepcionais, mais graves, esse prazo poderá chegar até 10 anos em condições especiais a serem definidas pelo ECA.
Coletivo Garantia de Luta
14 fevereiro, 2007
Aero$erra
Olhar para o espelho ou para a janela?
Apesar da indignação geral - e de minha indignação particular, que é insuportável - vamos separar o joio do trigo. Melhor dizendo, separar a retórica demagógica da vontade real de mudar as coisas.
Assim que souberam do crime monstruoso, deputados e senadores colocaram na ordem do dia "pacotes contra a violência". O alcaide de São Paulo, Gilberto Kassab, que outro dia quase bateu num manifestante, passou a liderar uma campanha contra a volência.
Gran Circo Brasil.
Acredito que a idéia de que um jovem passa a ser responsável por seus atos no dia em que completa 18 anos, é anacrônica. Devemos mudar isso. Cuidadosamente. Pensando nas alternativas possíveis, envolvendo no debate psicólogos, educadores, pessoas que trabalham com a recuperação de adolescentes infratores. As vítimas dos "de menor". E toda a sociedade, de forma geral. Muita calma nessa hora.
Reduzir a maioridade penal e aumentar as penas previstas, pode satisfazer nosso desejo por vingança. Mas não resolverá o problema da violência.
Ou alguém acredita que um bandido deixará de cometer um crime porque a pena prevista passou de vinte anos de prisão para vinte e cinco anos? Que tipo de raciocínio é esse?
"20 anos até que dava pra encarar, mas 25 ficou pesado. Vou abandonar o crime".
O lance não é a pena. É a certeza da punição. Para isso, mais do que mudar a legislação, é preciso ampliar - e muito - a polícia investigativa, melhorar os salarios e condições de trabalho dos policiais, investir - muita grana - em novos recursos técnicos e em informatização. Disso nossas Excelências não se lembraram. Gastar dói.
Afinal de contas, como disse o sociólogo Emir Sader:
"A sociedade tem que olhar para esses crimes como quem olha para o espelho, e se perguntar: que sociedade é essa que produz esse tipo de meninos? E não como quem olha pela janela, como algo alheio. "
13 fevereiro, 2007
Bacaroço
Em pauta na próxima sessão um projeto que proíbe o uso de cuecas azuis aos sábados.
Comer um soldado russo?
A porta-voz da ONG, Ella Polyakova, disse à BBC que em São Petersburgo existe "uma rede de pessoas" que paga para ter relações sexuais com soldados.
O que a vodca não faz com as pessoas. Dizem que um dos soldados prepara um livro sobre sua experiência:
Iuri Surfistinha.
Estou de volta pro meu aconchego...
A oposição perdeu hoje um de seus principais representantes no Senado. Depois de participar de um encontro do seu partido com o presidente Lula, o senador Jefferson Peres (PDT-AM) anunciou que não está mais na oposição. A reunião com Lula foi para tratar do "espaço" que o PDT deve ter neste segundo mandato de Lula.
No encontro com Lula, Peres ressaltou que passou quatro anos fazendo oposição ao governo, mas que concordava com dois pontos fundamentais da gestão petista: as políticas econômica e a social. "Quando todo mundo gritava pela aceleração da queda de juros, eu dizia que ele estava certo. Lula teve a lucidez de entregar a política econômica ao Banco Central e hoje ele sinalizou que isso não vai mudar. O Bolsa Família é um bom programa, embora ache que deveria ter uma porta de saída".
Companheiro, a "porta de saída" é se filiar ao PDT e tentar um ministério, melhor dizendo, um "espaço" no governo.
Na minha terra "espaço" é conhecido como boquinha, teta, colocação. E coisas piores.
Revogaram a lei áurea
Tal emenda, como já disse em postagem abaixo, foi feita para atender os interesses das grandes empresas de comunicação. Na prática, tornou impossível o combate ao trabalho escravo.
Gran Circo Brasil.
Dedo humano é encontrado em chocolate
"Ele encontrou um dedo completo, com unha, bem no meio da barra", disse o porta-voz da polícia da cidade de Mainz, perto de Frankfurt.
"Havia nozes no chocolate e por isso foi difícil notar a diferença", explicou o policial. O dedo está sendo examinado por especialistas forenses.
O homem de 28 anos estava em choque quando levou a barra de chocolate para a polícia depois que um médico de família confirmou sua desconfiança.
Fonte: Reuters
11 fevereiro, 2007
A imprensa e o trabalho escravo
Na prática, a nova lei inviabiliza fiscalizações nos casos de trabalho escravo. Se uma equipe de funcionários públicos encontrar trabalhadores sem carteira assinada numa fazenda, o empregador pode simplesmente alegar que as pessoas ali não têm vínculo com ele. E só caberia à Justiça do Trabalho, caso algum empregado entrasse com uma ação judicial, definir quem tem razão: o empregador ou a equipe de fiscalização. Os auditores estariam impossibilitados de aplicar autos de infração, que hoje constituem um dos instrumentos mais importantes no combate à escravidão.
A emenda, apesar de agradar fazendeiros inescrupulosos, não foi proposta por eles.
O então senador Ney Suassuna alegou que apresentou essa emenda atendendo a pedido de empresas de comunicação, que costumam utilizar serviços de jornalistas colaboradores na forma de pessoas jurídicas. O artifício isenta os veículos de comunicação do pagamento de encargos trabalhistas.
Mercadante quer Fundo Ambiental
O tributo incidiria sobre produtos que causam dano ao meio ambiente e que têm alto impacto na formação do efeito estufa. Em contrapartida, seria isentados os produtos ecologicamente sustentáveis. Por exemplo, equipamentos de energia solar e combustíveis à base de biodieesel e etanol.
A idéia do senador é ambiciosa. Sugere uma articulação com outros países, para que o fundo tenha abrangência mundial.
Pelas contas de Mercadante, uma vez criado, o imposto ambiental de 1% teria efeitos residuais sobre a taxa de inflação e a balança de pagamentos dos países. O Brasil, por exemplo, tem uma pauta de importações de cerca de US$ 120 bilhões. O que resultaria numa arrecadação para o fundo ambiental de algo entre U$ 1 bilhão e US$ 1,5 bilhão. “Pode não resolver o problema da deterioração ambiental, mas é um valor substantivo para começar uma política eficiente”.
fonte: blog do Josias de Souza
Portugueses aprovam a descriminalização do aborto
O "não" teve 40,74% dos votos, enquanto que a participação ficou em 43,62%, ou seja, 3,8 milhões de eleitores de um total de 8,7 milhões de inscritos.
A participação não alcançou 50% do exigido para transformar o resultado numa decisão vinculante, mas o primeiro-ministro socialista, José Sócrates, assegurou que a lei será modificada.
"A interrupção voluntária da gravidez até as dez semanas praticada por uma mulher num centro de saúde autorizado deixará de ser um crime", declarou Sócrates durante uma entrevista coletiva.
10 fevereiro, 2007
09 fevereiro, 2007
Mensagem ao Partido
Para ler o documento, clique aqui.
Entre outros, assinam a "Mensagem":
Amélia Cohn, socióloga
Ana Júlia Carepa, governadora do Pará
Elói Pietá, prefeito de Guarulhos
Ermínia Maricatto, arquiteta
José Eduardo Cardozo, dep. fed. SP
Juarez Guimarães, cientista político
Lindberg Farias, prefeito de Nova Iguaçu (RJ)
Liszt Vieira, ambientalista
Luís Felipe Alencastro, historiador
Luizianne Lins, prefeita de Fortaleza
Marcelo Deda, Governador de Sergipe
Marilena Chaui, filósofa
Miguel Rosseto, DN
Nabil Bonduki, arquiteto
Olivio Dutra, presidente do PT/RS
Paul Singer, DN
Paulo Teixeira, dep. fed. SP
Paulo Vannuchi, cientista político
Ramon Szermeta, Sec.Juv.PT-SP
Raul Pont, dep. est. PT-RS
Renato Janine Ribeiro, filósofo
Ricardo de Azevedo, sociólogo
Simão Pedro, dep.est SP
Soninha, vereadora PT-SP
Tarso Genro, ex presidente nacional do PT
Wellington Dias, governador do Piauí
Zilah Abramo, socióloga
08 fevereiro, 2007
O PFL virou PD. Mas continua o mesmo.
Segundo a lenda, o PFL chegou ao poder quando Pedro Álvares Cabral invadiu o Brasil. Em 2002, com a eleição de Lula, perdeu a boquinha.
Aprovado nesta quinta pela Executiva do PFL, o novo nome (PD) encontra-se pendente de confirmação da convenção do partido, marcada para 28 de março. O passo seguinte será a troca de comando. Sai Jorge Bornhausen. Entra, se tudo correr como planejado, um presidente mais jovem. Rodrigo Maia (RJ) ou ACM Neto (BA), por exemplo.
Tudo novo: o neto do ACM ou o filho do Cesar Maia.
Celso Lungaretti
Celso Lungaretti é jornalista e ex-militante da VPR (Vanguarda Popular Revolucionária).
07 fevereiro, 2007
De volta para casa
O acampamento, hoje, possui 100 barracas onde estão alojados 150 estudantes de todos os estados do Brasil. Já visitaram o acampamento o ministro do Esporte, Orlando Silva (ex-presidente da UNE); o boxeador Acelino de Freitas Popó; o Vice-governador, Luis Fernando Pezão; o artista plástico e ex-senador, Abdias Nascimento; a atriz Vera Holtz; o cineasta Zózimo Bulbul; o músico Marcelo Yuka; o escritor Arthur Poerner; e o ex-deputado federal Raimundo Oliveira.
fonte: boletim da UNE
A ditadura militar destruiu a sede da UNE, proibiu a existência da organização e prendeu seus dirigentes.
A entidade recuperou o direito de existir, vários de seus dirigentes foram eleitos para o parlamento. O deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB), foi presidente da Câmara dos Deputados e - ainda que durante pouco tempo - ocupou a Presidência da República.
Agora a UNE volta para casa. A nova sede será um projeto de Oscar Niemeyer. A última vitória contra a ditadura.
06 fevereiro, 2007
ou
The return of the big George from orange tree
ou
Quem tem juízo obedece
ou
Sangue, suor e lágrimas
ou
A luta continua
na cavalaria.
E eles estão felizes
porque também são da sua companhia.
Eles estão vestidos
com as roupas
e as armas de Jorge.
Para que seus inimigos tenham pés
e não os alcancem.
Para que seus inimigos tenham mãos
e não os toquem.
Para que seus inimigos tenham olhos
e não os vejam.
E apenas um pensamento eles possam ter
para fazer o mal.
Armas de fogo
meu corpo não alcançarão.
Facas e espadas
se quebrem
sem o meu corpo tocar.
Cordas e correntes
arrebentem
sem o meu corpo amarrar.
Pois eles estão vestidos
com as roupas
e as armas de Jorge.
Jorge é Capadócio.
Salve Jorge!
Salve Jorge!
Salve Jorge!
Hoje responderia ao meu querido professor, que espero profundamente que o Zé não volte, e aqueles que acreditam e lutam por uma mudança no rumo desse partido façam algo para impedir.
E só o que me conforta é ouvir Raul Seixas:
Lua bonita
Me faz aborrecimento
Ver São Jorge no jumento
Pisando no teu clarão
Pra que cassaste com um homem tão sisudo
Que come dorme faz tudo, dentro do seu coração?
Lua Bonita se tu ouvisses meus conselhos
Vai ouvir pois sou alheio,
Quem te fala é meu amor
Deixa São Jorge no seu jubaio amuntado
E vem cá para o meu lado
Pra gente viver sem dor.
05 fevereiro, 2007
Garantias que se estendem à oferta de uma rede pública de equipamentos sociais de apoio à família – creches e jardins-de-infância de qualidade e a preços acessíveis – e igualmente assegurar a independência econômica dos agregados familiares, promovendo a justiça social, assegurando a igualdade de oportunidades e operando as necessárias correções das desigualdades na distribuição da riqueza e do rendimento nacional, a par da promoção dos direitos da criança, 11 de Fevereiro é preciso derrotar a hipocrisia!”.
04 fevereiro, 2007
Soneto do Decoro Parlamentar
Especialistas, há muito, relacionam o surgimento de condomínios fechados com a crise do capitalismo. Para permanecerem seguros, a classe média alta e a alta, escondem-se em verdadeiras fortalezas, com soldados privatizados.
Enquanto isso, as pessoas mais humildes se digladiam, na busca de sobrevivência, e também usam de violência contra àqueles que tem muitas posses, restando a fuga daqueles, para tais espaços.
Desta feita, estabelece-se o colápso, a barbárie.
Em Sorocaba, os condomínios fechados estão aniquilando quaisquer formas organizadas de urbanização.
Instalam-se em lugares distantes, nos conhecidos bolsões-vazios, contrariando às orientações dos especialistas em urbanização, que defendem cidades compactas.
Assim, entendem que numa região em que existam, suponhamos, 3 famílias que ocupem um espaço relativamente grande; antes de "espalhar" as pessoas por toda a cidade, impossibilitando transporte, educação, saneamento básico, inclusão digital etc, compensam com a destruíção destas casas e a construção de prédios, indenizando estas famílias com apartamentos, e permitindo que as outras pessoas possam morar em regiões já urbanizadas.
Apenas uma missa
Da base governista: Orlando Morando (PSDB), vice-presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos, Arnaldo Jardim (PPS, agora eleito deputado federal), vice-presidente da Comissão de Transportes e Comunicações, Roberto Morais (PPS) e Jorge Caruso (PMDB). A oposição tem também quatro representantes que receberam dinheiro: Sebastião Arcanjo (PT, não reeleito), presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos, José Zico Prado (PT), Simão Pedro (PT) e Adriano Diogo (PT).
Apesar da coloração partidária indicar um possível equilíbrio político, quem mais arrecadou foram os governistas. O deputado que recebeu a contribuição mais expressiva foi Jorge Caruso (PMDB), da Comissão de Transportes e Comunicações. Ele arrecadou R$ 200 mil das empreiteiras. O valor representa 57% do total recebido pelo parlamentar, que teve R$ 349,89 mil como receita bruta de campanha.
Orlando Morando (PSDB) recebeu R$ 150 mil da OAS. Arnaldo Jardim (PPS) arrecadou R$ 50 mil da Camargo e R$ 100 mil da OAS. Por último, Roberto Morais (PPS) obteve R$ 40 mil da Camargo Corrêa. No total, a bancada ligada ao palácio dos Bandeirantes recebeu R$ 540 mil.
A ala petista arrecadou R$ 270 mil no total, assim divididos: Adriano Diogo R$ 140 mil (R$ 90 mil da Camargo Corrêa e R$ 50 mil da OAS), José Zico Prado R$ 90 mil da Camargo Corrêa, Simão Pedro, R$ 20 mil da Braskem (Odebrecht) e Sebastião Arcanjo R$ 20 mil da Braskem (Odebrecht).
fonte: Agência Carta Maior
A tal comissão foi criada para substituir uma CPI, proposta pelo PT e que teria maiores poderes e condições de apurar as causas do famigerado "buraco do Serra".
Diante de tais revelações, a investigação já acabou. Os deputados mencionados não têm condições políticas ou éticas para investigar as construtoras.
Reze-se uma missa pelas vítimas e esqueça-se do resto.
Enfermeira lista 20 médicos como supostos pais de seu filho
"Os rumores existem, mas aqui no hospital o que se diz é que a lista contém 15 nomes, e não 20. Entretanto, não temos nenhuma informação oficial e estamos investigando o caso", disse Biljana Andric, porta-voz do hospital, em conversa com a Associated Press.
Andric confirmou que uma enfermeira de nome Merima trabalha no hospital e que recentemente teve um filho, mas recusou-se a entrar em detalhes.
De acordo com Slobodna Bosna, a lista de Merima é "impressionante" e inclui alguns dos médicos mais destacados de Sarajevo.
A revista publicou que Merima explica sua promiscuidade com a alegação de que "todos os pais potenciais haviam prometido solucionar seus problemas financeiros".
fonte: Gisele Fagundes - IG Mundo
Nota de esclarecimento:
Fábio Correa, colaborador deste blog, apesar de sua justificada fama, não tem qualquer envolvimento nesse episódio. O filho não é dele.
Apesar de seu brilhante score, contabilizando dezenas de incautas abatidas, do setor de limpeza ao centro cirúrgico, passando pelo departamento pessoal e incluindo, até mesmo, pacientes desavisadas; desta vez - e talvez apenas desta vez - Fábio é inocente.
A enfermeira Bósnia-Herzegovina afirmou que "todos os pais potenciais haviam prometido solucionar seus problemas financeiros". Portanto, Fábio está excluído.
Mensagem ao PT
Promete colocar fogo na discussão, principalmente ao propor, abertamente, a substituição dos atuais dirigentes - e do próprio grupo majoritário - do partido.
"(...)
11. A necessidade de reconstruir e assim refundar o Partido dos Trabalhadores é uma aspiração da nossa base militante. É exigência de uma crise interna, que se tornou pública durante o Governo Lula. É também impulsionada pela falência das experiências gestadas no século passado, em nome do socialismo e da social-democracia. Origina-se igualmente também da imposição de novas formas de exploração e alienação advindas da terceira revolução industrial capitalista, cujas conquistas científicas e culturais devem ser apropriadas por toda a humanidade. Como partido de esquerda socialista, o PT, embora projeto original forjado pelas lutas dos trabalhadores brasileiros e por lideranças de amplos setores da sociedade, foi também atingido pela crise de projetos da esquerda mundial.
12. O PT viveu uma crise de corrupção programática e ética, não apenas conjuntural e não apenas decorrente de desvios comportamentais ou de pequenos abusos de poder e de confiança. Decorreu de concepções equivocadas na condução de distintas estratégias eleitorais, do distanciamento das organizações de base e do mundo do trabalho, e de um crescente desinteresse pela utopia socialista. A superação dessa crise profunda não envolve apenas mudanças na direção e na política. Exige revolucionar a estrutura de organização partidária e reencontrar sua identidade programática. Exige restabelecer a ligação vital do Partido com os movimentos sociais, com os sindicatos, cooperativas e associações de trabalhadores, hoje fragilizada pela insuficiente presença dos seus representantes nas instâncias de direção e de base do Partido. Para superar essa crise deve ser devolvido o poder de decisão dentro do Partido aos militantes de base, que, em sua maioria, representam essas lutas.
13. É preciso, além disso, instituir no Partido uma sustentação financeira transparente e controlada pelos petistas, que dependa, predominantemente, de suas próprias contribuições. É preciso repudiar a eternização das “profissionalizações”, que transformam militantes profissionais em integrantes conservadores do aparato partidário cuja preocupação passa a ser a sobrevivência no próprio aparato.
(..)"