28 novembro, 2006

Requião representa o Brasil na abertura da Pollutec França

O governador do Parana Roberto Requião representou o Brasil nesta terça-feira (28), em Lyon, na solenidade de abertura da Pollutec 2006 (Salão Internacional de Equipamentos, Tecnologias e Serviços voltados ao Meio Ambiente) ao lado da ministra da Ecologia e Desenvolvimento Sustentável da França, Nelly Olin, do presidente da região de Rhône-Alpes, Jean-Jack Queryranne, e do prefeito de Lyon, Gérard Collomb. Este ano o Brasil é o país homenageado na feira, fator que garante aos representantes brasileiros maiores oportunidade de parcerias. Requião falou sobre a necessidade de reverter o quadro de degradação ambiental que vem ocasionando a perda dos recursos naturais em todo o planeta. “ Existe uma incompatibilidade entre o apetite por lucros do mercado e a preservação do meio ambiente. O homem terá que fazer uma escolha, ou opta por uma convivência saudável com o ambiente, ou corre sérios riscos ao submeter-se às diretrizes do mercado”, afirmou.

Fonte Agencia Estadual de Noticias do Parana

Baixinho da Kaiser é sondado pela "G Magazine"

O ator José Valien, 59, que interpreta o Baixinho da Kaiser, recebeu proposta para posar para a revista "G Magazine".

Se topar, as fotos farão alusão ao ensaio de Karina Bacchi para a "Playboy".

Como assim "alusão"? Será que ele também tem "piercing lá"?

Medo. Muito medo.

Fonte: Kibeloco

27 novembro, 2006


O Governador do Paraná, Roberto Requião, é um daqueles destemidos políticos: briga com a imprensa e com quem atrapalhar seu trabalho. Dias destes a Globo, através do Jornal Nacional, reconsiderou algumas notícias "equivocadas" com relação ao Paraná, e que ia de encontro ao seu governo.
Agora, ele desapropriou uma área de 300 hectares, no Oeste do Paraná, por meio de denúncia da Via Campesina, sobre produção de transgênicos (milho e soja).
A Globo criticou ferrenhamente a postura do governador, dizendo temer que isto "vire regra", mas omitiu que a Empresa Syngenta já havia sofrido uma multa de R$1 milhão pelo Ibama, por crime contra a biossegurança.

Vermelhou o curral


Para a América Latina o século XXI se iniciou vermelho, o ambiente político e social no continente acirrou conflitos de classe e a lunta anti-imperialista, e, por mais que alguns analistas políticos tentem explicar a situação de cada país isoladamente, afirmando que não há um movimento de esquerda trasnacionalizado, o aumento de conflitos e governos populares parece apontar para um outro caminho. As eleições de Chaves na Venezuela, Lula no Brasil, Evo Morales na Bolívia, Daniel Ortega na Nicarágua e Rafael Correa no Equador, e a ainda a situação incerta no México, deve estar preocupando muito o Departamento de Estado dos EUA.

Desde a guerra-fria não se via uma situação tão ameaçadora aos interesses norte americanos em seu quintal, naquela época temia-se o efeito dominó através do qual todas as nações cairiam nas “garras” do socialismo a partir de uma primeira revolução, a reação foi uma seqüencia de golpes militares coordenados pelos EUA que durou até a década de 1980.

Para Osvaldo Coggiola, professor de História da USP, os países da América Latina se beneficiam da política militar do Partido Republicano de Bush, que prioriza demasiadamente o “eixo do mal” e o Oriente Médio, deixando o seu quintal desguarnecido, as dificuldades em angariar apoios diplomáticos para o que se convencionou chamar de “guerra ao terror” dificultaria uma atuação mais efetiva contra as forças anti-imperialistas abaixo do Golfo do México, consideradas de menor urgência.

No entanto, as derrotas diplomáticas e militares dos EUA, e a conjuntura geopolítica e econômica desfavorável, pode levá-los a uma atuação política mais agressiva na América Latina, no sentido de conquistar um mercado consumidor cativo, a exemplo do México.

26 novembro, 2006

O Mangabeira, como consta na Folha de domingo, foi convidado a participar da equipe econômica do Lula. Sugeriu que o Estado deve arrecadar menos e, para evitar o desequilíbrio advindo desta redução, entende que o Estado deva ser menos custoso.
Dentre outras coisas, Mangabeira destaca que, para tanto, necessário se faz a efetivação da Reforma da Previdência e a Reforma da Legislação Trabalhista.

Não tem um economista que não fale em flexibilização das leis trabalhistas!!! Caramba, no final é ferro no trabalhador!!!
Se alguém souber de algum economista que tenha a fórmula mágica para o progresso econômico sem flexibilização, peço, por gentileza, que encaminhe algum artigo por e-mail.
O Mangabeira sempre consertou o Brasil lá de fora! Faz anos que ele não mora no Brasil. Até sotaque de estadunidense o figura tem! Criticou ferozmente o Lula no primeiro mandato, mas agora que foi convidado a participar da equipe econômica, apontou como alternativa, as mesmíssimas coisas que os caras diziam!!! E eu que um dia achei que o Mr. Mangabeira era de esquerda...
A Carta Capital desta semana traz matéria bastante interessante sobre o assassinato de Celso Daniel. Bom conferir!!!

Eleições: D.C.E. USP. Deu Camarão!!!


Acompanhei minimamente o processo eleitoral do DCE da USP. Na realidade, na sexta, quando fui ao Ato pela Reforma Política com Participação Popular, encontrei um companheiro do PT de Sorocaba, uspiano, que participava do processo eleitoral.
Seguem os resultados:
1) Camarão que Dorme a Onda Leva - 3.099 votos (36,1%)
2) Carandá - 2.657 votos (31%)
3) Lado B - 1.095 votos (12,8%)
4) De Malungo para Malungo - 984 votos (11,5%)
5) Território Livre - 328 votos (3,8%)
6) AJR - 154 votos (1,8%)
Comentários:
A chapa Camarão era composta por estudantes ligados à UJS, PT, MR8, Adeus, Lênin! e independentes. Depois de mais dez anos fora do principal DCE de São Paulo, o PC do B (UJS) volta ao poder.
A principal derrotada é a Carandá, formada da Ação Popular Socialista (APS - corrente do PSOL, tendo como grande expoente o Deputado Federal reeleito Ivan Valente). A chapa teve 2.657 votos (31%) e ficou em segundo lugar. Desde 2002, a APS não perdia uma eleição para o DCE-USP.
Ganhar o DCE da USP do PSOl é o mesmo que tombar uma de suas principais colunas. Ivan Valente, muito votado entre os formadores de opinião, perderá uma de suas principais bases eleitorais, além de ter sua visibilidade reduzida a zero. A Camarão se posiciona na defesa do Governo Lula. Desta feita, PT e PC do B, voltarão a construir partidariamente (e com grande visibilidade). Ressalto a presença, nesta chapa, do companheiro Daniel Oliveira, filiado ao PT de Sorocaba e, em seu nome, transmito os parabéns à Chapa.
Normalmente, nós observaríamos esta matéria no Ratinho, mas como acabou, publicamos!!!
Estas datas de aniversário, Natal e Ano Novo fazem com que fique muito emotivo, pra não dizer meio triste.
Lembramos de todos os acontecimentos importantes, das pessoas especiais que nos deixaram, das amizades novas que fizemos... Além das reflexões comuns de todo ano que se inicia. Este ano, muita coisa aconteceu em minha vida, avaliaria como um excelente ano! Muito positivo! Com grandes avanços! Mas a idéia do novo assusta, mesmo que este novo seja simbólico; a segunda-feira depois do Natal é a mesma segundona de sempre. O mesmo raciocínio serve ao Ano Novo.
Muita coisa ocorreu: além do Carnaval, tivemos Copa do Mundo de futebol e eleição, a Faculdade acaba, se eu passar, é claro!!!
Deu Lula, pelo menos isso!!!
A segunda década de vida me deixa bastante intrigado, conviver com o fato de ficar velho já me incomoda. Estou a completar 24 anos, bem vividos eu diria, pouco sofrido, em comparação à realidade brasileira, mas a sensação de ter muito a aprender e objetivos a conquistar me motiva muito!!!
Sigo.
.

Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás!


Milhares de trabalhadores marcharam neste sábado pelas principais ruas de Lisboa para protestar contra as medidas adotadas pelo Governo socialista liderado pelo primeiro-ministro José Sócrates.

Manuel Carvalho da Silva, secretário-geral da Confederação Geral de Trabalhadores Portugueses (CGTP, de tendência comunista), disse que serão os operários "que imporão as reformas de que o país necessita".

O secretário-geral lembrou que em 12 de outubro, durante outra mobilização de protesto, tinha reivindicado que era necessária "a participação de mais de cem mil portugueses" em uma nova marcha para "alertar" o Governo e os patrões sobre "o que é necessário fazer" para que o país "siga o rumo correto".

Durante o protesto, um jovem casal mostrava que é preciso endurecer, mas sem perder a ternura jamais!

Para Lula, PT precisa ser exemplo


Durante reunião do diretório nacional do PT na manhã deste sábado (25) em um hotel na Zona Sul de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo à militância do partido.

"O PT precisa voltar a ser exemplo neste país. Sou muito aberto, mas como governo temos de olhar essa volúpia de gente que quer entrar no PT"

O Diretório Nacional do PT aprovou a formação de um governo de coalizão no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A resolução publicada no site do partido afirma que o PT dividirá responsabilidades com todas as forças que assumirem o programa de mudanças escolhido pela população nas últimas eleições.

"O governo de Coalizão não é um condomínio baseado na distribuição fisiológica de cargos. É antes um compromisso com um programa. A solidez de tal governo depende essencialmente de sua coesão programática, da sustentação no Congresso que venha a conseguir e da capacidade de provocar forte e mobilizado apoio na sociedade"

Gordimer pede que alfabetização seja direito humano inalienável

A escritora sul-africana Nadine Gordimer, Prêmio Nobel de Literatura de 1991, pediu nesta sexta-feira que a alfabetização passe a ser considerada um "direito inalienável" do ser humano.

Gordimer, de 83 anos, participa da Feira Internacional do Livro em Guadalajara, no oeste do México. Ela participou de um debate com o colombiano Gabriel García Márquez, o mexicano Carlos Fuentes e o português José Saramago.

"A alfabetização é a base de toda aprendizagem", ressaltou a sul-africana, lembrando que a linguagem "tem sido e continua sendo a capacidade milagrosa que o ser humano possui como único ser dentro do milagre da criação". "

O problema, observou, não é só dos países menos desenvolvidos. Estados Unidos e Reino Unido apresentam cada vez mais analfabetos funcionais.

A Unesco relata que quase 800 milhões de pessoas não sabem ler nem escrever, e mais de 100 milhões de crianças não vão à escola, sendo privadas de um patrimônio a que têm direito, que é a alfabetização.

Ex-diretora de Abu Ghraib diz que Rumsfeld autorizou torturas

A ex-general Janis Karpinski, responsável pela prisão iraquiana de Abu Ghraib entre julho e novembro de 2003, afirmou que foi o ex-secretário de Defesa americano Donald Rumsfeld quem autorizou as torturas no Iraque.

Karpinski, única militar americana de alta patente punida pelos casos de tortura, deixou o Exército em 2005 e agora se ofereceu para testemunhar a favor da ação apresentada contra Rumsfeld e outros 11 políticos e militares dos EUA na Suprema Corte alemã

Em entrevista publicada pelo jornal espanhol "El País", a ex-general aponta o recém-destituído chefe do Pentágono como principal responsável pelas torturas no Iraque e cita, neste sentido, um memorando assinado por ele sobre esses "métodos de interrogatório".

Sobre a responsabilidade do presidente George Bush no caso, a ex-general afirma: "Não sei o que ele sabia (...) Mas ele é o comandante-em-chefe e se espera que assuma a responsabilidade".

25 novembro, 2006

Nelson Jobim é o candidato apoiado por Michel Temer para a próxima presidência do PMDB.
A eleição interna do PMDB sempre é bastante engraçada. Sai quebra pau, barraco...
Vale a pena acompanhar mais de perto!!!
"Continuo sendo o homem que sou, não perdi um pedaço meu nem tirei pedaço de ninguém, mas fiquei feliz em restabelecer relações pessoais com o presidente"
Arthur Virgilio
Mijou, paga dez!!!

Ranking da Democracia

A revista The Economist elaborou um ranking das democracias no mundo.
Apenas 28 países foram considerados plenamente democráticos e, é claro, o Brasil não faz parte deste grupo que conta com Suécia, Islândia, Holanda, EUA (apenas em 15o lugar e com fortes críticas a ausência de liberdade civil após o início da guerra ao terrorismo) e surpreendentemente dois países latinos: Costa Rica e Uruguai.
O Brasil (42o) ficou atrás ainda do Chile (30o), África do Sul (32o) e Itália (35o) que fazem parte das democracias imperfeitas.
Fonte: Blog do Marcio Pimenta
Hoje fui ao ato pela Reforma Política com participação popular, lá no Largo de São Francisco. Evento de grande importância.
Aliá, temos que nos conscientizar e sber detalhes da tal refoma, de suma importância para a democracia brasileira.
Informe-se!!!

24 novembro, 2006

Computador de US$ 100 vai revolucionar educação

"A distribuição dos computadores de US$ 100 pelo governo federal vai promover uma revolução na educação, disse a pesquisadora do LSI (Laboratório de sistemas integráveis da Escola Politécnica da USP), Roseli de Deus, em entrevista a Paulo Henrique Amorim nesta sexta-feira, dia 24. Roseli disse que essa máquina “mais flexível, mais leve”, é ideal para o ambiente escolar.

O presidente Lula recebe nesta sexta-feira, em São Paulo, Nicholas Negroponte, ex-diretor do Laboratório de Tecnologia do MIT. Negroponte é o responsável pelo projeto do computador popular, de US$ 100, que passou por análise dos técnicos do LSI, da USP.

Caberá Ministério da Educação adquirir um volume mínimo de unidades para distribuir os computadores para as salas de aula, a partir de 2007. O governo deve comprar 1 milhão de unidades, no início.

O computador utiliza sistemas abertos e livres, como o Linux, e vem com a placa WiFi, que proporciona acesso sem fio à internet. Além disso, “ele tem um protocolo de rede que permite que as máquinas se comuniquem entre elas”, segundo Roseli. Isso permitirá atividades conjuntas na sala de aula, mesmo que não haja antena que permite acesso à web.

Segundo Roseli, o computador promoverá o acesso “a todos os conteúdos de qualidade que você tem nas bibliotecas digitais do mundo inteiro, que você possa desenvolver também atividades de autoria colaborativa na sala de aula e, no futuro, se possível, também poder levar esses dispositivos para casa, e incluir a família nesse processo”.

Paulo Henrique Amorim

Brasis



(...)o Nordeste não é problema, mas parte da solução do processo de construção do País.*

Nas últimas décadas o Brasil deixou de ter uma única grande região economicamente relevante, o eixo São Paulo-Rio, o Brasil econômico se expandiu, não só quantitativamente como qualitativamente, surgiram regiões com características sócio-econômicas diferenciadas, que necessitam de políticas específicas, Celso Furtado já apontava para este caminho ao criar a SUDENE e a SUDAM. O Brasil não é mais um trenzinho caipira puxado pela locomotiva paulista, o país tem dinâmicas diferentes e não é possível entender este país-continente somente a partir de uma região.

A perda relativa da participação do estado de São Paulo no PIB nacional tem sido creditada apenas à guerra fiscal e ao sindicalismo paulista (que não é verdade), o peso da diversificação proporcionada por outras regiões não tem sido muito considerado e, parece que, esta foi a grande descoberta do governo Lula, olhar a nação de uma outra perspectiva – que o Brasil é um país continente, como ele disse no debate do SBT: “(...) Alckmin, pra governar este país é preciso pensar grande.” Ao investir no nordeste o Brasil não esta dando uma ajuda ao seu “primo pobre” ele esta dando condições de promover o desenvolvimento nas proporções que o país exige.

*Lula ao Diário do Nordeste (22/1106)

Modo tucano de governar

Polêmica à vista!

"A Câmara de Vereadores de São Paulo deve entrar na Justiça para tentar suspender o reajuste das tarifas de ônibus no município. Conforme anúncio da Prefeitura, a passagem de ônibus na cidade deve passar de R$ 2 para R$ 2,30 na próxima terça-feira.

Segundo o presidente da comissão de Transportes da Câmara, Adilson Amadeu (PTB), a planilha de gastos da SPTrans, entregue aos vereadores no último dia 21 de novembro, apresentava superfaturamento em diversos itens e, por isso, a comissão pediu explicação para funcionários da empresa."
Portal UOL (23/11/06)
.
Como diz o Boris Casoy, Isto é uma vergonha!
Os paulistanos sofrem com um dos piores sistema de transporte coletivo do país, só perdendo para o Sistema Pau-de-AraraTur de Guaranhuns e ainda são surpreendidos com superfaturamento para aumentar a tarifa. Ontem eu sai da Cidade Universitárias às 18h30 e cheguei às 20h45 no terminal da Barrafunda.

23 novembro, 2006

Amigos meus reclamaram que, muitas vezes, desejaram mandar notícias ou artigos pro blog, mas não tinham meu e-mail.
Para que isto não ocorra mais, muito embora o blog tenha seu email no caput (donalrei@...), publico meu e-mail e msn.
Abração!!!
Desde o início das obras do contorno provisório de Brigadeiro Tobias, há três meses, os moradores do bairo que precisam ir à Vila Astúrias – e vice-versa – convivem todas as noites com o perigo. O motivo é a falta de iluminação e a precariedade do túnel sob a via férrea, a única ligação entre as duas localidades.
O local é ponto de passagem também para moradores das vilas Isadora e São João, que se deslocam para trabalhar, fazer compras e estudar em Brigadeiro.
Durante todo o dia e à noite estudantes passam pelo local e, segundo os moradores, já houve várias tentativas de roubo e de violência sexual contra mulheres.
A denúncia é dos representantes do Movimento Brigadeiro em Ação, Geraldo Reis, 38 anos, funcionário público e Maurício Rodrigues, 30, empresário.

Trotski, Stalin e Lênin (origem dos nomes)

Na Rússia era comum que as pessoas, quando passassem por períodos marcantes em sua vida, trocassem seus nomes. Os personagens de Dostoievski o faziam sempre. Os revolucionários comunistas russos, membros do PSDOR (Partido Operário Social Democrata Russo) também mudaram seus nomes, vejam:

Vladimir Ilitch Ulianov escolheu o codinome de Lênin, em homenagem ao rio Lena.

Iosif Vissarionovich Djugashvili adotou a alcunha de Stalin, que significa “feito de aço”.

Lev Davidovitch Bronstein adquiriu o pseudônimo de Trotski, em homenagem ao seu carcereiro na Sibéria, chamado Trotski!

Agora, qual a relação do Trotski com esse carcereiro da Sibéria a história não conta, por enquanto.

22 novembro, 2006

“CELSO DANIEL” É A “ESCOLA BASE” II

A doutora Elizabeth Sato é uma das mais respeitadas policiais de São Paulo. Ela é a delegada titular do 78º Distrito Policial e acaba de concluir o segundo inquérito sobre a morte do prefeito de Santo André, Celso Daniel. Segundo inquérito, repita-se.

A noticia saiu hoje numa pagina interna do primeiro caderno do Estadao, sem chamada na primeira pagina.

Tanto quanto no primeiro, no segundo inquérito a Dra. Sato concluiu que a morte de Celso Daniel não foi um “crime político”.

Repita-se: não foi um “crime político”.

A Dra. Sato concluiu que os argumentos dos irmãos de Celso Daniel e dos promotores de Santo André não tinham fundamento.

Eles é que exigiram (com a ajuda da imprensa) um segundo inquérito.

A Dra. Sato concluiu que o primeiro inquérito estava certo. Logo, o segundo foi perda de tempo e de dinheiro.

O primeiro inquérito se concluiu na gestão de Geraldo Alckmin, do PSDB. O segundo se concluiu agora, na gestão de Cláudio Lembo, do PFL.

A cobertura da imprensa sobre a morte de Celso Daniel, porém, sempre teve a dimensão de um “crime político”. A imprensa exumou a reputação de Celso Daniel e pisou nela.

A única exceção de que me lembro foi o jornalista Percival de Souza, que, na TV Record, sempre disse ter motivos para acreditar na versão da polícia de São Paulo.

Lembro-me que, a certa altura, procurei o deputado (PT-SP) Luiz Eduardo Greenhalgh para ouvir sua versão. O presidente Lula tinha pedido a Greenhalgh para acompanhar o inquérito, em nome do PT. Greenhalgh me disse que acreditava na versão da polícia.

Percival e Greenhalgh eram um grão de areia num mar de lama.

A cobertura do “caso Celso Daniel” é uma “Escola Base”.

fonte: blog do jornalista Franklin Martins

Os sete pontos da Coalizão

Confira a Agenda Mínima de Coalizão proposta pelo presidente Lula ao PMDB:

1. Reforma política resultante de ampla concertação, visando garantir, no sistema político nacional, uma representação transparente e responsável para constituir bons níveis de governabilidade;

2. Reforma tributária com redução gradual de impostos, estímulo a iniciativas para investimentos, com desoneração seletiva visando à produção de bens e serviços de consumo da população de baixa e média renda;

3. Política econômica, monetária e fiscal comprometida com o crescimento mínimo de 5% nos próximos anos, com manutenção da sobriedade fiscal, permanência dos mecanismos de controle da inflação, prioridade para investimentos em infra-estrutura, educação, saúde, ciência e tecnologia;

4. A evolução das despesas correntes deve ser inferior ao crescimento do PIB, priorizando a manutenção das despesas destinadas a sustentar a melhoria das condições de vida das regiões metropolitanas, em seus aspectos de saúde, educação e infra-estrutura;

5. Consolidação das políticas de transferência de renda em andamento, integração destas políticas com ações de natureza educacional, técnica e superior, para abrir oportunidades de emprego ou atividade;

6. Fortalecimento da Federação que, além do reexame caso a caso das dificuldades fiscais dos Estados, passa pelo enfrentamento da questão da segurança pública, a ser operada com a colaboração dos três níveis federativos;

7. Criação de um Conselho Político composto pelos partidos de coalizão para acompanhamento das ações do governo.

O torturador Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra

Sei que o Daniel já fez uma postagem a respeito do artigo de Celso Lungaretti na agência carta maior.

Contudo, não resisti e transcrevi um trecho que acho bastante esclarecedor:

"O coronel reformado do Exército Carlos Alberto Brilhante Ustra está sendo julgado por seqüestro e tortura praticados contra a família Teles.

Brilhante Ustra comandou, entre setembro/1970 e janeiro/1974, o DOI-Codi de São Paulo, o principal órgão de repressão aos grupos de esquerda que pegaram em armas contra a ditadura militar. Já foram apresentadas 502 denúncias de torturas referentes a esse período. Pelo menos 40 revolucionários foram assassinados no DOI-Codi, inclusive o jornalista Vladimir Herzog.

O processo contra Brilhante Ustra é de natureza declaratória: não implicará prisão ou indenização, objetivando apenas o reconhecimento oficial de que ele foi um torturador. O que não é pouco, em termos morais.

Os ex-colegas de farda e a defesa de Brilhante Ustra alegam que a Lei da Anistia de 1979 tornou inimputáveis tanto os repressores quanto os revolucionários. Já a família Teles e as entidades de defesa dos direitos humanos argumentam que essa restrição se refere apenas aos crimes, não às ações de natureza civil.

A anistia recíproca de 1979 foi um sapo engolido pela sociedade civil, que abriu mão do ideal de justiça em troca da libertação da maioria dos presos políticos e da volta dos exilados. Os militares, conscientes de que haviam incidido nas mesmas práticas punidas exemplarmente no Julgamento de Nuremberg, fizeram uma barganha muito vantajosa: já que a redemocratização um dia acabaria ocorrendo, trataram de assegurar previamente a não-condenação de seus criminosos."

21 novembro, 2006

Estou preocupadíssimo com o Reinaldo e comigo mesmo. O médico disse que a nossa anorexia, se pararmos de nos alimentar agora, dará uma sobrevida mínima de dois anos e meio.

Arthur Virgilio no Aero-Lula

A tucanada e os pêfelistas estão putíssimos com o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio. O bonitão adora cacetear o governo Lula, reclama do Bolsa Família e o escambal...
Depois de sair do velório de Ramez Tébet, no Mato Grosso do Sul, Arthur Virgilio pegou uma caroninha no avião presidencial, a convite de Lula. Agripino Maia (PFL), que tem vergonha na cara, disse que se o convite fosse feito a ele, teria recusado.

Isto que dá fazer convite "por educação"!!!
Lula, presta atenção, da próxima vez pede pra ele voltar de pau de arara. Diga que você já andou uma vez... e que ele, "dopovo", deveria passar por esta experiência!!!

13º do Bolsa família

O Senado Federal aprovou projeto de benefício natalino do Bolsa-Família. Seria uma espécie de décimo terceiro do programa.
Esta postura infantil e sensacionalista poderá custar aos cofres públicos as cifras de R$700 milhões, não previstos no Orçamento.
Parece piada!!! Descaracterizam todo o programa para fazer politicagem. O governo é contra e faz bem de ser!!!
Frei Betto é muito amigo de Fidel Castro.
Sites cubanos contrários a Fidel Castro dizem que Frei Betto está lá para auxiliá-lo em "conselhos espirituais", já que sua doença não regride.
Fidel Castro tem 80 anos e não aparece em público há 3 meses.
Só pra constar:
Paulo Okamoto sai da presidência do Sebrae.
O pessoal do Orkut, através de comunidades, está manifestando revolta em relação a postura de Mino Carta, que atacou Diogo Mainardi, seu desafeto (e de outros tantos), através de seu filho, que tem paralisia cerebral.
A propósito, continuamos convidando todos nossos leitores para que participem da Comunidade Rindo do babaca Diogo Mainardi, no Orkut. Prestigiem!!!
Valdebran Padilha, ex (pulso)- PT, prestou depoimento na CPI das Sanguessugas, e negou envolvimento na compra do dossiê.
"Foi um acompanhamento para saber se as pessoas iriam pagar ou não. Nada além disso. Apenas atendi a um pedido de um amigo (Vedoin) que tenho há dez anos", disse.
O almoço em solidariedade ao coronel do Exército Carlos Alberto Brilhante Ustra, hoje, em Brasília, reuniu mais de trezentas pessoas, a maioria militares da reserva, vários generais, um ministro do Superior Tribunal Militar (Olympio Pereira da Silva Jr) e o ex-ministro Jarbas Passarinho, a quem coube fazer a saudação ao homenageado. O almoço foi realizado na Galeteria Gaúcha, no Lago Norte. Brilhante Ustra, que sofre processo movido por familiares de uma ex-presa política que o acusa de maltratá-la no cárcere, reentemente lançou o livro "A Verdade Sufocada", sobre os anos de chumbo, revelando fatos que segundo ele a esquerda evita lembrar. No caso que motivou o processo, Brilhante Ustra garante que é inocente.
Blog do Claudio Humberto
Brilhante Ustra é inocente!!!
Papai Noel existe!!!
E não é a Xuxa no filme "Amor estranho amor"!!!
Meu amigo Celso Lungaretti, ex-guerrilheiro da VPR, preso e torturado aos 18 anos, quando dos anos de chumbo, escreve um artigo bastante interessante no site da Agência Carta Maior, sobre Brilhante Ustra, comandante do DOI-Codi entre 1970/74. .
Vale a pena!!!
Aproveito para sugerir aos leitores a aquisição de sua obra Náufrago da Utopia, que apresenta visão diferenciada sobre as guerrilhas no Brasil no tempo do regime.
http://agenciacartamaior.uol.com.br/templates/analiseMostrar.cfm?coluna_id=3404

20 novembro, 2006

Dia da Consciência Negra

Hoje é o dia da Consciência Negra. Alguns conhecidos, durante a semana passada, questionaram-me: "por que não existe um dia da consciência branca?"

À esses boçais, apenas posso esclarecer que os brancos, em sua maioria, vieram para o Brasil como colonizadores. Na pior das hipóteses, vieram como imigrantes. De qualquer forma, de livre e espontânea vontade.

Já os negros foram caçados, capturados, amarrados, jogados no porão de navios, submetidos a uma travessia oceânica infernal. Depois foram vendidos como escravos, submetidos a castigos físicos.

Acredito que já deu para entender.

Aproveitando a data, recomendo a leitura da entrevista de Matilde Ribeiro, Ministra-Chefe da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A criação da secretaria é um fato inédito em nossa história, marcada por um racismo dissimulado.

Entre outras afirmações contundentes da Ministra:
"É melhor ter brancos ressentidos do que não ter negros na universidade."

Ao ser perguntada sobre como de distingue preto do branco num país como esse:
"A polícia sabe."

Vale a pena ler. Na revista Caros Amigos de novembro.

Bom Dia Brasil

Hoje eu passei a madrugada digitando um trabalho de faculdade, quando agente se empolga não consegue parar, antes de ir para a cama resolvi ligar a TV pra assistir o Bom Dia Brasil. Soube que o temporal que caiu ontem sobre São Paulo atrasou os vôos do aeroporto de Congonhas, sem dúvida um transtorno para os usuários digno de nota, mas a cobertura do jornal foi mais alarmante que a da greve dos motoristas de ônibus do ano passado que deixou milhares de paulistanos sem transporte.

Quatro horas de atraso nos vôos mereceram uma cobertura digna de catástrofe natural pela Globo, foram feitas tomadas de passageiros aos prantos, mulheres desconsoladas, um usuário chamando o funcionário de uma empresa aérea de “sem vergonha”. Poxa! O paulistano perde em média quatro horas por dia com o transporte coletivo, e não tem saguão limpinho com ar condicionado e poltrona acolchoada pra esperar, no busão a maioria vai em pé, com o rosto colado no sovaco do vizinho e sempre tem alguém pra te encoxar (é constrangedor!). Eu queria que a Globo se indignasse com isso!

Sou um sobrevivente do caos de ontem nos aeroportos(...) fiquei duas horas e meia destro de um avião [parado] que só tinha sorvete de morango (...)”
Alexandre Garcia – jornalista do Bom Dia Brasil em tom trágico

Comunidade do Daniel

Caros amigos, leitores do Bah! Caroço, muita gente não sabe mas o nosso colega e colaborador Daniel Lopes ganhou uma comunidade no Orkut, um amigo de infância fez pra ver no que dava e o negócio bombou, apareceu um monte de gente que conhecia o figura desde a infância e outros amigos de faculdade e movimento estudantil, que postaram juras de amor e relatos constrangedores do nosso amigo, como por exemplo, que ele teve um pijaminha cor-de-rosa na infância, além dos seus vários apelidos, a saber: cabeça de xaxim, tanajura, gordinho do tcham, boneco de Olinda, e por ai vai. Na verdade todos bem humorados que mostram que tem mais gente além da mamãe que gosta do nosso blogueiro.

Daniel Lopes... Conhece??? http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=22171904

19 novembro, 2006

O mundo virado de cabeça para baixo

.


O cavalo selando o cavaleiro, o pato assando o churrasqueiro, o peixe fisgando o pescador, o rato perseguindo o gato... Isto não é arte pós-moderna, é a resposta dos gravuristas ingleses às reviravoltas do século XVII.
.
Estas são gravuras que circularam pela Europa na segunda metade do século XVII, contemporâneas da revolução burguesa na Inglaterra. Os historiadores da arte têm relacionado estas peças com a crise secular de desarticulação da sociedade feudal pelo capitalismo. Datam desta época as primeiras leis contra as formas de vida não relacionadas com o trabalho assalariado: a vadiagem, o furto, o latrocínio, a mendigagem, o ciganismo, a quiromancia e os artistas populares - época de grandes mudanças.
.
Se botões-de-ouro zumbissem atrás de abelhas
Se barcos ficassem em terra firme, igrejas no mar
Se potros montassem homens e a grama comesse as vacas,
E gatos fossem escorraçados para buracos pelo rato,
Se as mamães vendessem seus bebês aos ciganos por metade de uma coroa
Verão fosse primavera e vice-versa.
Então todo mundo estaria de cabeça para baixo.
(cantiga popular do século XVIII)

O retorno de Jedi

John Wilkinson e Charlotte Law querem que a fé deles seja reconhecida oficialmente como religião pelas Nações Unidas. Wilkinson e Law se consideram cavaleiros Jedis (Guerras nas Estrelas, lembram?) e respondem pelos nomes de Umada e Yunyun.

Eles pleiteiam que sua “religião” seja reconhecida pela comunidade internacional. Umada e Yunyun também reivindicam a criação do dia interestelar da tolerância.

Por incrível que pareça, mais gente na Inglaterra e no País de Gales disse seguir a religião Jedi no último censo, em 2001, do que o judaísmo e o budismo. Foram 390.127 seguidores de Yoda.

O código Jedi

Não há emoção, há paz.
Não há ignorância, há conhecimento.
Não há paixão, há serenidade.
Nao há caos, há harmonia.
Não há morte, há a Força.


Os membros deste blog são Cavaleiros Jedi, leais ao lado bom da Força (com excessão, talvez, do Espírito Santo, que teria se tornado um Sith).

Nosso mestre atual não é mais Yoda. Agora é o mestre Jedi Lula. Que, no último combate, derrotou Anakin Alckmin, lorde sith chuchu.

Lobão em 1989

Um vídeo historico do roqueiro Lobão, se apresentando no programa do Faustão, durante as eleições de 1989.

Assista aqui

O tempo passa e a luta continua.
Há quem diga que Delfim Neto e Ciro Gomes ocuparão os Ministérios da Previdência e Saúde, respectivamente.
O Cirão ainda vai, mas o Delf(ficit)im N(ominal zero)eto não dá, né!
O PSB é o partido-depósito do Lula, tudo que não dá pra colocar no PT, ele joga lá. Blairo Maggi (Mato Grosso;sem partido), Cassio Cunha Lima (Paraíba;PSDB), foram convidados a adentrar ao Partido Socialista(?) Brasileiro e Delcídio Amaral (Mato Grosso do Sul-PT), descontente com a atuação do PT em sua campanha, também.
Tomara que o Delcídio vá! Traíra de marca maior! A militância não esqueceu o papelão que ele fez na CPI! Com relação aos outros dois, ajudando o governo, por mim, tranquilo. Dá dó ver o PSB nesta situação.
Interessante foi descobrir que Martinho da Vila é filiado ao PC do B e também foi convidado a se filiar ao PSB.
E o Sarney que está puto da vida com o Lula! Ele foi barganhar uns carguinhos, e Lula, "bagre ensaboado", disse que terá que consultar a sociedade.
Bom, quando o Lula me consultar, direi a ele que a mande como Embaixadora em Cuba. Só pra dar no saco!
Já o camarada Aldo Rebelo deve ficar na Presidência da Câmara. Lula está preocupado com a doença de seu vice, Zé Alencar.
Vai que dê uma cagada! Quem assume o posto de vice é o presidente da Câmara.
A Justiça de São Paulo, Vara Cível de Pinheiros, condenou Diogo Mainardi e a Editora Abril por violação da honra e injúria contra o jornalista Mino Carta.
Numa coluna na revista Veja, Mainardi disse que Mino se submetia ao empresário Carlos Jereissati para fazer reportagens contra Daniel Dantas, na revista Carta Capital. Mainardi também disse que Mino se equipararia aos “mensaleiros”.Por isso, Mainardi e a Abril foram condenados e vão ter que pagar uma indenização a Mino Carta.
Aproveitando o ensejo, não deixe de participar da comunidade "Rindo do babaca Diogo Mairnardi", no Orkut, com mais de 20 mil pessoas.
Afif Domingos, ex-Secretário de Agricultura do Governo Maluf e mais um mané a ser derrotado por Suplicy, provavelmente, será Secretário de Zé Serra no Governo.
O que ninguém lembra, é que o Suplicy sempre deu susto em suas eleições. Na passada, quase que leva ferro do Oscar, do basquete.
"Na minha visão de mundo, o regime militar terminou nesta eleição. Porque foi nesta eleição que foram afastados os agentes que vinham do regime militar. Os agentes políticos que se integraram na democracia, mas vinham do 'ancien régime"'.
Mais uma do Gov. Claudio Sr. Burns Lembo.

"O compromisso do intelectual da esfera pública é com a verdade, com a independência do seu pensamento e a autonomia em relação às estruturas de poder vigente. Além de abordar temas transcendentais e buscar fazer chegar a verdade aos que mais necessitam da verdade -nas palavras de Brecht - aos marginalizados, aos discriminados, aos humilhados, aos explorados, aos ofendidos, aos dominados".

Como houve duas postagens críticas aos "intelectuais", publico esta definição, por Emir Sader.

O novato Fernando Henrique Cardoso fazia panfletagem na porta da Volkswagen, região do ABC, em sua campanha para o Senado pelo MDB, em 1978. Muquirana, ficou preocupado com o desperdício: os trabalhadores nem liam o papel e logo o descartavam. FH pediu socorro a um amigo sindicalista, que subiu no carro de som e pediu: “Companheiros, é preciso ler o panfleto!” Deu certo. O sindicalista era Luiz Inácio da Silva, o Lula.

Quem diria...

Pra finalizar, o Fórum Social deste ano vai pra Salvador!!!


18 novembro, 2006

A penúltima postagem e os intelectuais

Na política, muitos se perdem nas intrigas da vaidade.
Principalmente os ditos intelectuais, perdem-se nos vômitos plagiados de belos discursos de outros "anabolizados intelectuais". Digo isto, porque não foram poucas as vezes que observei belas intevenções e, tempos depois, abrindo algumas Obras ou lendo revistas, estava lá, a original, majestosa! Com discursos decorados, ficam perdidinhos quando são contestados, sua humildade é resultado de intenso treinamento, são arrogantes. Em geral, nunca conseguiram obter êxito quando estiveram no Executivo, incapazes de trocar uma lâmpada ou passar sua própria roupa, possuem bela oratória, são grandes sofistas contemporâneos. E são nestas universidades que eles aprendem a fazer com que desaprendamos, trazem-nos a dúvida com uma facilidade de causar inveja!
Também disputam entre si quem é mais sofredor, quem tem mais doenças, quem toma mais remédios...E, é claro, descem o cacete em Paulo Coelho.
Há tempos não vejo um grande intelectual (de verdade) para me espalhar, assim como as bandas de axé seguem a linha da boquinha da garrafae ou ralam o tchan, os "intelectuais" de nosso tempo são todos iguais:
1.cara de triste;
2.90% de suas idéias são impraticáveis (tanto pra nós como pra eles próprios);
3.cometem plágios;
4.adoram um conflito existencial;
5. clamam pela volta de Lord Byron;
6.caceteiam Paulo Coelho (aí eu concordo) e os livros de auto-ajuda, mas são incapazes de se auto-ajudarem;
7.desejavam nascer na década de 60/70, serem Chico Buarque, e se cegam diante o fim do Regime Militar;
8.etc
Concluo dizendo que há muitos Jabores por aí, de esquerda ou de direita (como o próprio), mestres em enganação.
Talvez adote como referência de grande intelectual, um operário, sindicalista, sem estudo, que virou Presidente da República, que quase sofreu impeachment, que foi corneado por seus amigos mais próximos, e que depois disso, foi reeleito.
Ainda não sei.

17 novembro, 2006

Os intelectuais e a sociedade

"Ou os estudantes se identificam com o destino do seu povo, com ele sofrendo a mesma luta,ou se dissociam do seu povo, e nesse caso, serão aliados daqueles que exploram o povo." (Florestan Fernandes)
.
Estou cursando História na USP (segundo semestre), um sonho que tive desde os 16 anos, quando comecei a militar no movimento estudantil, cursei Fatec, trabalhei na área mecânica, mas sempre achei que deveria fazer História, entrei com vinte e três anos na universidade e ansiedades guardadas por sete anos: o mundo intelectual, a vida acadêmica, o pensamento de esquerda... Como eu sonhei com tudo isso. Tudo ilusão! Menos de um ano e o encanto se quebrou, assombrado, eu chego a conclusão que o mundo acadêmico é uma grande casa de chá, onde algumas pessoas bem posicionadas na sociedade, quase nunca de origem trabalhadora, se reúnem para contemplar a beleza das teorias sociais e render flores à magnífica sabedoria de seus pares.

A universidade esta presente fisicamente em um mundo cheio de esperança por ela, que aguarda a sua intervenção, no entanto, ela se mantém completamente à parte da sociedade, na academia só uma pequena parcela dos professores espera que seus alunos lecionem algum dia, a expectativa é de que nos tornemos pesquisadores para entrar no seleto grupo dos homens que pensam a humanidade (mas só pensam). Estudar a história com o interesse de mudar a sociedade se tornou um sacrilégio, diz-se que a interferência ideológica e política é prejudicial ao saber, que deve estar acima das paixões deformadoras do conhecimento, mas conhecimento pelo conhecimento, nada de aplicação prática, como se esta abordagem alienada não estivesse imbuída de interesses de classe.

Marx conclamou os operários do mundo para que unissem em defesa de uma sociedade que promovesse melhores condições de vida e trabalho, como intelectual dedicou sua vida a pesquisar o funcionamento do capitalismo na intenção de contribuir para a sua superação. Hoje, o Capital continua sendo a pedra fundamental da chamada “escola uspiana de História”, no entanto, nosso pensamento marxista separou a teoria da prática, da mesma forma, a História se mantém distante de qualquer intervenção prática na sociedade. Certa aula, um professor disse que se considerava um marxista apenas do ponto de vista acadêmico (devo supor que seja politicamente liberal), quando foi publicado o manifesto em repúdio ao Alckmin quase nenhum professor da FFLCH o assinou, não é a toa que um dos expoentes do “marxismo uspiano” tenha sido FHC, eleito naquela expectativa de ter um homem inteligentíssimo na presidência, que ao subir a rampa do Palácio do Planalto simplesmente olhou para traz e disse: “esqueçam o que eu escrevi!” – teoria e prática.

Na academia existe um completo preconceito pelo pensamento que não nasce na universidade, um dia desses num debate sobre Celso Furtado e nacional-desenvolvimentismo, um professor rendeu elogios a este grande intelectual, no entanto, ridicularizou Lula e Ciro Gomes, por defenderem, ainda hoje, o desenvolvimento de áreas economicamente atrasadas, “tese tão ultrapassada”. Ora! Ultrapassada só se for na universidade, por que na agenda política do pais ela continua muito atual, isto, sem esquecer que, Celso Furtado morreu a apenas dois anos intelectual e politicamente ativo defendendo esta tese.

Mas eu não perdi minhas esperanças, afinal de contas não foi sempre assim, isso faz parte de um processo de mudança que se intensificou nos últimos vinte anos, temos um belo quadro de grandes pensadores barsileiros: Furtado, Caio Prado Jr., Nelson W. Sodré, Florestan Fernandes, que tiveram uma vida intelectual riquíssima e intervieram na sociedade. O mundo da voltas – espero que a universidade também.

16 novembro, 2006

Realizações tucanas em SP

São Paulo perde participação no PIB nacional

São Paulo foi o que mais perdeu participação no PIB do País entre todos os Estados, segundo pesquisa Contas Regionais, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta quinta-feira no Rio de Janeiro.

O Estado perdeu, desde 1985 quando o levantamento começou a ser feito, 5,1% na participação da produção de riquezas do País. No início da série São Paulo respondia por 36,1%. Em 2004 essa participação caiu para 30,9%.

Passagem de ônibus em SP sobe para R$ 2,30 a partir do dia 25

A Prefeitura de São Paulo reajustou a passagem de ônibus de R$ 2,00 para R$ 2,30. O novo valor passa a ser cobrado a partir das 0h do dia 25 de novembro. O reajuste é de 15%.

E votaram no Serra. Começo a pensar como os cariocas ou baianos: Paulista é um povo muito besta.

A solução é pedir asilo político na Bahia. Jaques Wagner, meu rei, prepara uma rede em Itapuã.

Imagens da destruição

Assista a um interessante material produzido pela Associação dos Amigos do Bairro Júlio de Mesquita Filho e divulgado no YouTube sobre a destruição de área verde naquela região.

Como diria o fascista do Bóris: É uma vergonha
"Os economistas de “A” a “Z” com quem eu converso só me apresentam a mesma cartilha. Não é possível."
Lula
Aqui na Gordolândia, o que não falta é inspiração.
Estou a ler um livro sobre a China, do período pós-revolução econômica, iniciada na década de 70.
Interessantíssimo!!!
O crescimento da China assusta, assim como a exploração, as dificuldades para acesso a Saúde e à Educação pública, gratuita e de qualidade, advindas de sua abertura econômica.
É escrito por uma brasileria que morou durante um ano lá, ela destaca a inovadora e avançadíssima reforma urbana implementada pelo governo chinês, suas consequências, como o êxodo rural; tendo muitos camponeses indo trabalhar de pedreiros, nos grandes centros urbanos, sem mínima dignidade. Destaca também que a China de Mao, do ponto de vista social, era infinitamente melhor, baseando-se em relatos.
Quase estou no meio do livro, e passo a refletir se valeu a pena a abertura econômica e a implementação do tal "socialismo de mercado"...
Em paralelo, leitura obrigatória de todos os de esquerda; o texto de Celso Ming, no Estadão de hoje, 16 de novembro. Gostaria inclusive de saber a opinião dos meus companheiros Fabio e Reinaldo, através de postagem. Chama-se Ambigüidades Petistas.

Frases do saudoso Bussunda!!!

postado direto da Gordolândia


O mundo só é bom porque é uma bola, pois se fossem duas seria um saco.
O homem é o único animal que consegue estabelecer uma relação amigável comas vítimas que ele pretende comer.
Sabe o que o argentino tem mais que o brasileiro? Tem mais é que se fuder.
A verdadeira bravura está em chegar em casa bêbado, de madrugada, todocheio de batom, ser recebido pela mulher com uma vassoura na mão e ainda terpeito pra perguntar: vai varrer ou vai voar?
Casamento é a única instituição onde se conquista a liberdade por mau comportamento.
Para que serve a beleza interior, se o pinto não tem olho?
Uma grande amizade tem que ser igual à bunda: tão unida que merda nenhuma separa.
Mal por mal, é melhor ter o de Alzheimer que o de Parkinson, pois é melhor esquecer de pagar a cerveja do que derramar tudo no chão.
Se sair de casa e um pombo cagar em sua cabeça, relaxe e pense na perfeição da Mãe Natureza, que deu asas aos pombos e não às vacas.

15 novembro, 2006

Destruição do Meio Ambiente no Júlio de Mesquita Filho










A Prefeitura de Sorocaba, sem ouvir a comunidade do bairro Júlio de Mesquita Filho, esta construíndo uma pista de motocross.

Para tanto, realiza uma intensa destruição de área de proteção ambiental, no córrego localizado atrás da Escola Antonio Vieira Campos. Em 1996, a quadra dessa mesma escola, veio abaixo, devido ao aterramento de uma nascente. Em 2001, como fruto do acordo para a construção do Carrefour Sônia Maria, foi realizado o plantio de aproximadamente 7 mil mudas de árvores nativas, nesta mesma área.

A Associação dos Amigos dos Bairros do Júlio de Mesquita Filho, já fez uma representação ao Ministério Publico Ambiental de Sorocaba e também já acionou a Policia Ambiental. Segundo informações de moradores, concessionárias de motos de Sorocaba estariam apoiando esta devastação ambiental. A Área de Preservação Permanente que por lei é de 60 metros, a partir das nascentes e das beiras dos córregos, já foi em sua maioria destruída. È a contribuição da Prefeitura de Sorocaba, na destruição do meio ambiente e do desrespeito a a legislação ambiental.

É fundamental o apoio de todos os defensores do meio ambiente para levar essa luta adiante.

Envie e-mail para os jornais, rádios e Tvs; para a Camara de Vereadores e para a Prefeitura, demonstrando sua indignação.
Nelson Rodrigues sempre foi de direita. Conviccto. Sem vergonha (no bom sentido). Quis o destino que seu filho fosse o oposto. E ele respeitava. Seguem algumas de suas frases:
Assim como há uma rua Voluntários da Pátria, podia haver uma outra que se chamasse, inversamente, rua Traidores da Pátria.
No Brasil, só se é intelectual, artista, cineasta, arquiteto, ciclista ou mata-mosquito com a aquiescência, com o aval das esquerdas.
Ainda ontem dizia o Otto Lara Resende: — "O cinema é uma maneira fácil de ser intelectual sem ler e sem
pensar". Mas não só o cinema dá uma carteirinha de intelectual profundo. Também o socialismo. Sim, o socialismo é outra maneira facílima de ser intelectual sem ligar duas idéias.
No Brasil, o marxismo adquiriu uma forma difusa, volatizada, atmosférica. É-se marxista sem estudar, sem pensar, sem ler, sem escrever, apenas respirando.
Tão parecidos, Stalin e Hitler, tão gêmeos, tão construídos de ódio. Ninguém mais Stalin do que Hitler, ninguém mais Hitler do que Stalin.
Apesar da viagem do prefeito Vitor Lippi (PSDB) ser feita por meio de vôo comercial, já tem gente apelidando o avião de Aero-Lippi. O apelido é uma alusão ao Aero-Lula que foi muito falado pelo candidato a presidente derrotado Geraldo Alckmin (PSDB). Oficialmente ainda não se sabe quanto a comitiva de nove pessoas vai gastar.

Deu no Bom Dia

O ex-assessor Messias Sebastião da Silva, 33 anos, acusou ontem o vereador Gervino Gonçalves (PL), o Cláudio do Sorocaba 1, de cobrar “mensalinho” de R$ 860,00 do seu salário como assistente parlamentar na Câmara de Sorocaba.
Segundo Messias, ele era obrigado a entregar o dinheiro nas mãos do chefe de Gabinete Ronaldo Campos de Arruda todo final de mês.“Chegava o pagamento e ele (Ronaldo) ficava atrás de mim para receber o dinheiro”, disse o funcionário.
De acordo com o ex-assessor, o dinheiro seria usado para pagar dívidas da campanha do vereador em 2004.
Messias não soube dizer se Ronaldo repassava esse dinheiro. “Ele pegava o valor e colocava em uma gaveta”.
O salário bruto de um assistente parlamentar na Câmara é de R$ 2.485,26. Com os descontos, o salário cai para R$ 1.861,91.
Um pouco nervoso, Messias disse que foi demitido do cargo ontem depois de trabalhar seis meses. Ele não soube dizer o motivo.“Cheguei para trabalhar hoje depois de ficar afastado por doença”. Segundo ele, quando chegou a sua carta de demissão já estava pronta.
Apesar de fazer a denúncia, Messias não acusou o parlamentar diretamente e tentou culpar o chefe de Gabinete. “Não levei ao vereador, não sei se o dinheiro ia para ele”, disse.

Bakunin (1817/1876), biografia


Bakunin nasceu em 30 de Maio de 1814, e morreu dia primeiro de Julho de 1876 em Berne na Suiça. Ele foi um aristocrata russo que se tornou anarquista e revolucionário.
Abandonou a Rússia em 1840, para estudar filosofia na Alemanha, mas, acabou sendo atraído pelo socialismo revolucionário, se envolvendo nas revoluções de 1848, na Alemanha, França e Áustria. Ele foi preso em Dresden em 1849 e deportado para a Sibéria, de onde escapou em 1861, indo para a Inglaterra, para finalizar o seu trabalho revolucionário.
Bakunin achava que o homem era bom por natureza mas corrompido pela existência de instituições estatais. Ele constantemente atacava a violência do Estado, a religião e o sistema econômico bancário por permitir que pessoas recomeçassem suas vidas em associações voluntárias de indivíduos livres. Ele era totalmente contra as idéias de Marx, a quem via como um autoritário. Apesar disso Bakunin nunca explicou como as suas teorias poderiam ser realizadas e ganhou vários adeptos tanto na Itália quanto na Espanha.

Antonio Gramsci (1891/1937)

Gramsci aderiu ao Partido Socialista em 1913. Em 1919 rompeu com o partido, formou um grupo a partir de sua ala esquerda, na órbita do diário Ordine Nuovo, organizou o movimento dos conselhos de fábrica de Turim, embrião do futuro Partido Comunista italiano, de que foi co-fundador em 1921. Em 1920, dirigiu a grande greve geral de Turim e em 1924 fundou o diário L'Unità, órgão central do Partido Comunista da Itália. Secretário-geral do partido e parlamentar desde 1924, em 1926 foi preso e condenado a 20 anos de prisão por um tribunal especial fascista. Morreu no hospital em conseqüência de sua estada na prisão. Seus numerosos escritos, redigidos em grande parte quando estava preso e editados postumamente (Cadernos do Cárcere, seis volumes, 1947), influenciaram profundamente, com os de outro grande teórico comunista, Palmiro Togliatti, o ideal marxista.

14 novembro, 2006

Um amigo blogueiro, o Marcolin, comentou no post do DCEs, DAs... que "se houvesse outra ditadura neste país, nenhum professor ou estudante seria preso". Quanto aos primeiros eu não tenho muita certeza, embora acredite que a imensa maioria escaparia, quanto ao segundo grupo eu acredito na frase.
(...) Ora, sem alunos, com jovens lutando pelo seu lugar ao sol e desemprego sempre na casa dos dois dígitos, não pensaram duas vezes: não formaremos pensadores, isso custa caro. Formaremos técnicos - com mil habilitações - que o mercado lhes ensinará o resto.(...)
(...) Mas os DAs e DCEs estão sempre muito próximos, até demais, das coordenações e diretorias acadêmicas, sendo conduzidos de acordo com o interesse destes últimos. Reinvidicações são coordenadas apenas quando o bolso é atingido.(...)
(...) O discurso corrente é de que não há mais tempo para reinvidicações de caráter político, o profissional do futuro precisa ser "moderno" e saber se adaptar á realidade do mercado. Esvazia-se assim o pensamento crítico e - por que não? - criativo dos jovens, justamente quando deveriam estar na plenitude da criação de idéias.
Trechos da postagem feita por Marcio Pimenta, em seu blog, sobre o movimento estudantil, e sua falta de engajamento político na atualidade.
Bom para refletir.
Depois de quase oito anos sem CPIs, a Assembléia do Estado de São Paulo, conseguiu aprovar duas, que investigam possíveis irregularidades na gestão Alckmin.
Bom, agora falta mais 70!!!
O Gushiken resolveu sair para dar mais liberdade ao Presidente e amigo Lula, na composição do novo governo.
Acertadíssimo posicionamento!!! O cenário que se desenha ao novo governo Lula, dá sinais claros de ampla maioria e tranquila governabilidade.
Lula, dito por muitos como sujeito limitado, péssimo articulador, dá um show, e está conseguindo, praticamente, unificar o PMDB no governo, analistas políticos dizem que 90% do PMDB já aceita a idéia de participar do governo.
Cá entre nós... Dá uma raiva aceitar a idéia de ter Michel Temer, ferrenho opositor ao PT e ao governo Lula-parte I, como Ministro da Justiça!!! Mas, como temos o dever de compreender a conjuntura e aceitar as contradições advindas de um governo de coalizão, aturo!!!
O diretor do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, Vicente Díaz, chamou de "intervenção em assuntos internos" as declarações do presidente Lula em favor do presidente-candidato Hugo Chávez ontem, na inauguração de ponte na fronteira. Os jornais de oposição venezuelanos reproduziram a irritação de Díaz: "O presidente do Brasil não deve vir opinar sobre as eleições na Venezula, é intervenção grosseira, porque as eleições são entre venezuelanos, não queremos aqui nem os Estados Unidos, nem cubanos, brasileiros ou espanhóis opinando sobre temas estritamente venezuelanos".
O cara ficou puto!!!
E acho que tem razão, os países são soberanos neste sentido.
De todo modo:
HUGO DE NOVO!!!
COM A FORÇA DO POVO!!! (venezuelano, por óbvio!!!)

Soneto do Epitáfio, Bocage

Lá quando em mim perder a humanidade
Mais um daqueles, que não fazem falta,
Verbi-gratia — o teólogo,o peralta,
Algum duque, ou marquês, ou conde, ou frade:


Não quero funeral comunidade,
Que engrole "sub-venites" em voz alta;
Pingados gatarrões, gente de malta,
Eu também vos dispenso a caridade:


Mas quando ferrugenta enxada idosa
Sepulcro me cavar em ermo outeiro,
Lavre-me este epitáfio mão piedosa:


"Aqui dorme Bocage, o putanheiro;
Passou vida folgada, e milagrosa;
Comeu, bebeu, fodeu sem ter dinheiro".

Frases políticas

Como se pode governar um país que tem 246 espécies de queijo ?
Charles de Gaulle
Nosso mal foi ter durado tanto tempo.
Ernesto Geisel
Política é um charco. As pessoas de bem têm de andar com lenço no nariz.
Jefferson Peres
O senado tem de deixar de ser catedral na frente e bordel nos fundos.
Bernardo Cabral
Um radical é um homem com os dois pés firmemente plantados nas nuvens.
Franklin Roosevelt

Alguém já viu algum candidato a Presidente conversando com um milionário na televisão ?
Art Buchwald
Já poderíamos ter o socialismo, se não fosse pelos socialistas.
George B. Shaw
Em política, o que começa com o medo acaba, geralmente, com a loucura.
S. T. Coleridge
Política é a arte de conciliar os interesses próprios, fingindo conciliar os dos outros.
Menotti del Picchia
Talvez seja a política a única profissão para a qual ninguém julga necessário o preparo.
R. L. Stevenson

13 novembro, 2006

Estou nos últimos momentos da Faculdade.
Há uma mistura de alívio com saudade.
Na Faculdade de Direito de Sorocaba, fiz amigos, embarquei de vez na política, através do movimento estudantil, filiei-me a um partido político, fui candidato a vereador... Do dia pra noite, tudo mudou. Tive o privilégio de estudar nos dois períodos, vi pessoas deixando o curso por ficarem desempregados, professores perseguindo alunos, alunos esforçados, inteligentes e outros tantos que só colavam...
Em alguns momentos páro pra pensar, assusto-me. Lembro de todas as pessoas que já se formaram, algumas advogando, outras tentando concurso; penso naqueles que iniciam o curso agora... Tenho medo, as vezes acho que o tempo deveria voltar, mas só de lembrar em segunda época, dependência, dou graças de estar acabando, mas então vem o famoso mercado, aquele que absorve pouquíssimo, que é injusto... Dá um medo!!!
Certa vez, um amigo e conselheiro me disse que temos que viver cada momento de nossa vida, sem fazermos grandes planos a longo prazo. Acredito que ele esteja mais certo que errado.
A luta continua!!!
Onde estará meu amigo Reinaldo.
Seus leitores reclamam saudades!!!

12 novembro, 2006

Aviso aos navegantes!!!
Nosso blog agora se encontra cadastrado no blogs.com.br, maior portal de blogueiros do Brasil.




Dentro em breve, o Bah!!! Caroço! se transformará em .com.br
Que chique!!!
Ao bom sorocabanês: "estamos correndinho para fazer as modificações"
Recebi este e-mail, achei interessante.
O que acham???
De acordo com a legislação tributária vigente, a pessoa física ou jurídica que fizer doação a uma instituição de caridade, pode deduzir do IR o valor da doação, desde que tenha o comprovante firmado pela instituição. Quando você doa ao criança esperança, você não tem comprovante da doação, pois criança esperança não é instituição. Próximo à data da entrega do IR, as Organizações Globo prestam suas declarações. Nelas, encontram-se as deduções das despesas com a remuneração dos artistas que participaram do criança esperança, acrescidas das despesas operacionais (claro, os artistas ensaiam, se alimentam, se vestem, etc.). Feitos os cálculos, as Organizações Globo "doam" a instituições todos os valores "doados" por aqueles que fizeram uso do 0300. A doação das Organizações Globo são deduzidas do imposto que ela deve pagar. Você nada tem a deduzir. Em resumo: você paga parcialmente os impostos que deveriam ser pagos pelas Organizações Globo.
Bem bolado, não acha?

"A quem serve a Globo?"

Link para o video de Roberto Requião, governador do Paraná, denunciando os interesses da rede Globo.

Um comunista no Planalto

A Tradição Família e Propriedade, FDP, ops TFP, deve estar a beira de um ataque de nervos, hoje dia 12 de Novembro o presidente Lula fará uma visita ao presidente da Venezuela, companheiro Hugo Chaves e, em seu lugar, deverá assumir a presidência o camarada Aldo Rebelo (PCdoB), presidente da Câmara dos Deputados. Chaves anunciou que espera Lula com uma grande festa.

Outro que não deve estar nada satisfeito é o colunista da Veja, Diogo Mainardi, que chegou a dizer que se Lula fosse reeleito iria embora para a Europa - até agora ele continua no Brasil, mas será que vai aguentar ver Aldo presidente menos de quinze dias depois de Lula reeleito?
No período pós-eleitoral, muitos analistas políticos estão a escrever sobre a postura da mídia no Brasil. Uns chamam de Ditadura da Mídia, outros apenas apontam sua postura conservadora, partidária.
"Muita gente já não lê jornal do mesmo jeito. Viva!!!" é um artigo do Observatório de Imprensa, por Mauro Malin, onde aponta visão crítica diferenciada em relação à mídia. Ressalta que os críticos abordam tanto a questão midiática anti-Lula que acabam se esquecendo dos malefícios do governo. Vale a pena dar uma lida, segue trecho:
Antes de mais nada, festeje-se este resultado auspicioso de muitos anos de lutas de tantas pessoas que se empenharam em abrir o caminho da crítica da mídia, porque o entenderam indispensável ao aprimoramento do próprio trabalho jornalístico: a maneira de ler jornal, de ouvir rádio, de ver televisão, de navegar na internet mudou. Para melhor.
Mas é preciso, em meio à discussão, fazer duas observações específicas.
Primeira, alguns corifeus do discurso sobre o "complô da mídia" omitem sistematicamente, em suas análises, as malfeitorias do governo e do PT. Falam apenas das maléficas intenções das elites mancomunadas com a mídia, ou vice-versa. (...)

Site domínio público, (copiar/colar) blog do Ferréz

Salve rapa, um toque nunca custa muito né.
então ai vai um que é bem a pampa, pra quem fica reclamando do preço de tudo, tem informação de graça na web, é só saber buscar.
o site http://www.dominiopublico.gov.br/ oferece muita coisa boa, é só baixar, entre fotos, quadros, livros, música.
lá você pode encontrar desde filosofia, até literatura de cordel.
eu fiquei viajando esses dias lá, lendo A carta (Pero Vaz de Caminha) depois passei por Charles Dickens (no original) e também li Checkov que também tava no original e foi uma puta aventura.
pra quem quiser colar lá, eu recomendo A Alma Encantada das Ruas de João do Rio.
e sabe o pior? tão querendo desativar o site por ter pouco acesso, então indica ai pros parceiros e pras guerreiras.
abraços
Ferréz
Deputados petistas, liderados por José Eduardo Cardozo, articulam documento a ser apresentado ao partido, buscando definição clara na diferenciação entre o que é governo e o que é PT, objetivando maior independência do partido, em relação ao governo.
Já fui contrário a isso. Entendia que o partido deveria ser intransigente na defesa de seu governo. Hoje, entendo que não. Nesta misturança, entre partido e governo, feita no primeiro mandato, o PT perdeu muito de sua identidade.
Em suma, partido é partido, governo é governo. E piririm e pórórom!!!

11 novembro, 2006

Graciliano Ramos

Auto retrato

Nasceu em 1892,
em Quebrangulo, Alagoas.
(...)
É ateu. Indiferente à Academia.
Odeia a burguesua. Adora crianças.
(...)
Deseja a morte do capitalismo.
(...)
Apesar de o acharem pessimista,
discorda de tudo.
(...)
Esteve preso duas vezes.
É-lhe indiferente estar preso ou solto.
Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!

Mario Quintana

Esperança

Por maior que seja o buraco em que você se encontra, por enquanto, não há terra em cima.

10 novembro, 2006

Revolta popular em Oaxaca

Milhares de camponeses e professores, e um pequeno número de guerrilheiros da Frente Revolucionária Popular, estão mobilizados no estado de Oaxaca no México, a assembléia do povo de Oaxaca ocupa neste momento os principais prédios públicos do Estado e exigem a renúncia do governador Ulises Ruiz do PRI, que tem sua vitória nas eleições contestada.

O movimento começou em Maio quando uma greve de professores foi duramente reprimida pela polícia e grupos paramilitares. A revolta de Oaxaca transformou-se na mais violenta revolta popular desde o levante de 1994 em Chiapas.

O conflito só comprova a tensão social do país, que ainda discute quem venceu a eleição presidencial de 2 de julho. As forças de esquerda apontaram inúmeras fraudes no processo eleitoral que deu a vitória a Felipe Calderon e exigem a recontagem total dos votos. O estado é um reduto do PRI Partido Institucional Revolucionário que governou o México por quase um século.

É evidente a pouca cobertura que imprensa brasileira tem dado sobre a situação política na América Latina, na Cidade do México centenas de pessoas permanecem acampadas numa praça no centro da cidade. Oaxaca ferve a pelo menos quatro meses, na Nicarágua Daniel Ortega obtém vitória contra os EUA, no Brasil Lula derrotou a mídia nas urnas e Hugo Chaves será reeleito na Venezuela.
Apontado até o Relatório de Desenvolvimento Humano de 2005 como referência de desigualdade, o Brasil é agora apresentado, no RDH 2006, como exemplo de melhoria na distribuição de renda. “A boa notícia é que a desigualdade extrema não é algo imutável. Nos últimos cinco anos, o Brasil, um dos países mais desiguais do mundo, tem combinado um sólido desempenho econômico com declínio na desigualdade de rendimentos (...) e na pobreza”, sustenta o texto do relatório 2006 do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Atualmente, o Brasil é o 10ª mais desigual numa lista com 126 países e territórios. Ele está melhor que Colômbia, Bolívia, Haiti e cinco países da África Subsaariana.Os avanços ainda tiraram o Brasil da penúltima posição no ranking de distribuição de renda da América Latina — no último relatório, só a Guatemala estava em situação pior. Apesar de os progressos terem permitido que o indicador brasileiro superasse o colombiano, duas colocações foram ganhas graças à intensa ampliação do fosso de renda entre pobres e ricos na Bolívia e à entrada do Haiti no ranking. A Guatemala passou da primeira para a sétima posição na lista dos piores da região, superando inclusive o Chile. O desempenho brasileiro é avaliado no relatório principalmente com base no índice de Gini — indicador de desigualdade de renda que varia de 0 a 1, sendo 0 em uma situação na qual toda a população possuísse uma renda equivalente, e 1 se apenas uma pessoa detivesse toda a riqueza do país. No relatório, o índice do Brasil é 0,580, menor que o da Colômbia (0,586, nona no ranking dos piores) e pouco maior que os de África do Sul e Paraguai (0,578, empatadas na 11ª colocação). A evolução brasileira nos últimos anos vai na contramão da tendência de alta de países como Colômbia, Bolívia e Paraguai.

Guia para ser ex-esquerdista

Muito boa esta postagem no Blog do Emir

[Dicas que] servem para quem aceitou as famosas “propostas irrecusáveis” e assumiu cargos de chefia em grandes publicações da mídia monopolista ou em alguma grande empresa privada, que exigem silêncio ou declarações adaptadas aos interesses dos “patrões” (esquecendo-se de que não existem “propostas irrecusáveis” mas sim espinhas dorsais excessivamente flexíveis).

Leiam na íntegra: http://agenciacartamaior.uol.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=1&post_id=67

Maringoni: sutil como sempre

09 novembro, 2006

As grandes verdades, embora não ditas.

"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existem."
Oscar Wild
"Viver é desenhar sem borracha."
Millor Fernandes
"Errar é humano. Culpar outra pessoa é política."
Hubert H. Humphrey
Hoje é SEXTA!!!!!!!!!!!!!!
O presidente interino do PT e ex-coordenador da campanha presidencial de Lula, Marco Aurélio Garcia, deu a resposta que estava entalada na garganta de muitos brasileiros. Na semana passada, o "colunista" Diogo Mainardi, o pitbull da revista Veja, solicitou por e-mail uma entrevista exclusiva com o dirigente petista. "Eu gostaria de entrevistá-lo por cerca de quatro minutos para um podcast da Veja. O assunto é a imprensa. Eu me comprometo a não cortar a entrevista. Ela será apresentada integralmente", apelou.A resposta de Marco Aurélio foi direta: "Sr. Diogo Mainardi, há alguns anos - da data não me lembro - o senhor dedicou-me uma coluna com fortes críticas. Minha resposta não foi publicada pela Veja, mas sim, a sua resposta à minha resposta, que, aliás, foi republicada em um de seus livros. Desde então decidi não falar com a sua revista. Seu sintomático compromisso em não cortar minhas declarações não é confiável. Meu infinito apreço pela liberdade de imprensa não vai ao ponto de conceder-lhe uma entrevista".
Fonte: Adital
E o Capez conseguiu se tornar deputado estadual.
Quem sai?
Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia-noite.É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje.Posso reclamar porque está chovendo...ou agradecer às águas por lavarem a poluição.Posso ficar triste por não ter dinheiro...ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício.Posso reclamar sobre minha saúde...ou dar graças por estar vivo.Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria...ou posso ser grato por ter nascido.Posso reclamar por ter que ir trabalhar...ou agradecer por ter trabalho.Posso sentir tédio com as tarefas da casa...ou agradecer a Deus por ter um teto para morar.Posso lamentar decepções com amigos... ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades.Se as coisas não saíram como planejei, posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar.
O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser. E aqui estou eu, o escultor q pode dar forma.”Tudo depende só de mim."
(Charles Chaplin)

Venezuela proíbe Papai Noel em repartições públicas

O governo venezuelano proibirá o uso de árvores de Natal, imagens de Papai Noel ou botas vermelhas na decoração das repartições públicas. Segundo informou nesta terça-feira (11/11) o jornal Ultimas Noticias, o objetivo é erradicar uma tradição que tem origem nos Estados Unidos.

O governo de Hugo Chávez quer que as decorações natalinas sejam inspiradas na tradição do país - com presépios ou ornamentos feitos com a planta tropical conhecida como Flor do Natal.

O governo venezuelano mantém um forte confronto verbal com o americano e sustenta um discurso permanente contra o imperialismo. As comemorações de Natal na Venezuela costumavam combinar as duas tradições de prespépio e pinheiro.

Em 1º de novembro passado, o presidente Chávez antecipou o pagamento de três abonos de Natal para cerca de um milhão de funcionários públicos, aposentados e pensionistas, o que provocou uma onda de compras natalinas.

08 novembro, 2006

Nas eleições da O.A.B., Subsecção Sorocaba, duas chapas estão inscritas: União, capitaneada por Antonio Carlos Delgado Lopes; e Nova OAB, por Jesuel Gomes.
Delgado Lopes disputa a reeleição.
Para quem frequenta o Fórum, já é comum a presença de militantes das chapas, além de faixas, adesivos etc.
Na O.A.B., Seção de São Paulo, DUrso concorre a reeleição. Ruy Fragoso é o candidato mais forte de oposição.
O blog apóia:
Em Sorocaba: Antonio Carlos Delgado Lopes
Em São Paulo:Ruy Fragoso
Daniel Ortega ganha eleição na Nicarágua.
O líder sandinista, de esquerda, se somará à Vasquez, Morales, Chavez, Lula, Kirchner e Bachelet.
A América não será mais a mesma...
Na Venezuela, Chavez disputa a reeleição, e está com 60% da intenção de votos.
Segundo o blog do Zé Dirceu, Celso Amorim continuará com a mesma linha na condução da política externa, neste segundo mandato. Seus opositores, adeptos a idéia da Alca, não se conformam com prioridades, como Mercosul e G-3 (aliança entre Brasil, India e África do Sul).

Cine Fadi

Por iniciativa de alunos, criou-se o Cine Fadi, na Faculdade de Direito de Sorocaba.
Todas as quartas-feiras, entre 20h e 20:30h, filmes são exibidos. Após seu término, iniciam-se os debates.
Interessantíssimo!!! É aberto a comunidade.
Parece-me que o último, deste ano, ocorreu hoje. A partir do ano que vem o Cine Fadi será temático e, provavelmente, o primeiro tema será Guerra.

Malungo


A palavra MALUNGO foi criada pela ânsia de liberdade de etnias que, livres em sua terra natal, foram arrancadas e acorrentadas em porões de navios negreiros que imigraram dos mares da África para o Brasil. O negro, ao perceber que não havia maneira de livrar-se, sozinho, desse pesadelo, buscava comunicar-se com outros que não falavam a mesma língua por serem de etnias diferentes. Algumas das expressões eram semelhantes entre os povos, com isso, surgiu a palavra MALUNGO, que significa irmão guerreiro de uma mesma viagem.
.
Malungo é o nome de uma das chapas que estão disputando o DCE da USP, o texto acima foi retirado de um pamfleto da chapa.

P.L. da UNE

Para todos aqueles que estudam ou têm filhos na escola!!!


A União Nacional dos Estudantes apresentou, em novembro de 2005, o Projeto de Lei 6489/06, que visa implementar medidas de controle e fiscalização dos aumentos das mensalidades nos estabelecimentos de ensino pré-escolar, fundamental, médio e superior.
Principais aspectos:
-condicionamento dos reajustes das mensalidades à discussão com pais e alunos (condicionado a instalação de uma comissão constituída de forma paritária pelos representantes das instituições, das entidades estudantis, e dos docentes);
-proteção ao inadimplente, impedindo seu desligamento;
-o anúncio do aumento seja divulgado 120 dias antes do encerramento da matrícula (atualmente são 40 dias).
Precisamos pressionar nossos Deputados e Senadores para que este projeto seja colocado como prioridade de pauta!!!
Envie e-mail para sua lista. É uma importante luta!!!
" A esperança venceu a mídia! "
Vicentinho, deputado federal.

07 novembro, 2006

O novo partido de José Serra

Segundo o jornal Folha de São Paulo, o governador eleito de São Paulo, José Serra, cogita liderar a criação de um novo partido. Em conversas reservadas, ele avalia que há um "vácuo político" no país depois do acirramento das divisões internas do PSDB e dos escândalos que levaram o PT à sua maior crise.

Os quadros desse novo partido dos sonhos do futuro governador de São Paulo viriam de praticamente todas as legendas, desde o próprio PSDB até o PP gaúcho, passando por PMDB, PPS, PSB, PDT, PV e sem descartar parlamentares e ex-parlamentares do PT. Entre os nomes citados, estão o ex-governador e agora senador eleito Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), os deputados federais Fernando Gabeira (PV-RJ), Roberto Freire (PPS-PE), Jutahy Magalhães Jr. (PSDB-BA), Eduardo Paes (PSDB-RJ) e Júlio Delgado (PSB-MG).

Já o jornalista Franklin Martins, em seu blog conexão política, acredita que a especulação não faz o menor sentido:

"Nos próximos quatro anos, Serra estará no comando do estado mais rico e populoso do país. Se fizer um bom governo, será o primeiro tucano na fila para a sucessão de Lula. Não há dúvida de que Aécio Neves é uma pedra no seu caminho. Mas Serra é o pole-position e a corrida presidencial é como o circuito de Mônaco: as ultrapassagens são muito arriscadas e quem larga na frente leva enorme vantagem. Por que o novo governador de São Paulo deixaria o PSDB para lançar-se numa aventura?

Devemos também considerar que o quadro político partidário Brasileiro mudou radicalmente este ano. A reeleição do Presidente Lula significou a derrota a direita nacional. Tal hipótese se confirma com a redução das bancadas e do número de governadores do PP e PFL, além da derrota de líderes regionais como Roseana Sarney e ACM.. O PSDB sai enfraquecido e o PT não tem qualquer liderança nacional que se aproxime de Lula.

Por outro lado, a fusão de pequenos partidos já deu origem a novas legendas, de médio porte, cujo futuro ainda é incerto. Como é incerto o destino de partidos históricos como o PCdoB.

A adoção das listas partidárias, ou do voto distrital misto, como é proposto nos projetos de reforma política, obrigaria os partidos políticos a uma maior definição de sua identidade, de sua ideologia, fazendo com que alguns deixem de existir, por força das circunstâncias ou das urnas, e que outros partidos, ainda que criados recentemente, tenham maior destaque.

Todo isso num quadro de redução acentuada do número de siglas partidárias e polarização dos discursos.

É esperar prara ver.

frase do dia

Antigamente era proibido falar contra o governo. Agora é proibido falar a favor.

by Lula

06 novembro, 2006

Angelina


A atriz Angelina Jolie se encontrou no domingo (5) com o ministro das Relações Exteriores indiano e discutiu a questão dos refugiados e também a influência que Mahatma Ghandi tem até hoje na luta contra a desigualdade.

Jolie, que está na Índia gravando um filme com seu companheiro, o ator Brad Pitt, é embaixadora da boa-vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur). No sábado (4), ela se encontrou com refugiados afegãos e birmaneses que moram em Nova Délhi.

Angelina Jolie não pode ser real. Nenhuma mulher é tão absolutamente fantástica. O Brad Pitt é que passa bem.