31 outubro, 2006

As forças do novo venceram

O povo brasileiro foi soberano ao reeleger Lula contra a vontade das elites e enfrentando um aparato de mídia fantástico, é claro que esperávamos uma vitória no primeiro turno, mas, temos que concordar com o presidente - a vitória no segundo turno serviu para legitimar o novo mandato - estamos com alma lavada!


O PSDB tentou dividir o país e jogar sul e sudeste contra Lula, numa comunidade do Orkut vi um tópico que desejava mostrar como os alquimistas eram pessoas mais bonitas que os lulistas, colocando ainda um link para se fazer a comparação no perfil dos eleitores. Ouvimos coisas das mais absurdas, eu mesmo, pude presenciar um médico falar que nordestino vota Lula por que não gostar de trabalhar, um outro tucano disse que Lula juntava todos os defeitos do povo ignorante, tendo usado a deficiência física para se promover.

No ano passado o presidente do PFL puxava o coro da direita dizendo que acabariam “com esta raça”, depois vimos empresários, jornalistas e deputados fazendo ataques completamente desrespeitosos, como jamais se havia visto a uma autoridade: num mesmo impulso Artur Virgílio (PSDB), ACM neto (PFL) e Heloísa Helena (Psol) acompanharam o coro da reação ameaçando dar uma surra em Lula. O metalúrgico Luiz Inácio nunca foi tratado com respeito pelos poderosos, chamado de bêbado, vagabundo e baderneiro quando sindicalista, sofreu os mais imundos ataques e conseguiu mostrar um face assustadora do Brasil – nossa elite não respeita um trabalhador nem quando ele chega ao mais alto cargo da nação, na presidência da república Lula foi chamado de ignorante, inbecil, sem vergonha e bandido.

Mas as forças da reação não conseguiram dobrar o operário, Lula está reeleito, obteve uma vitória indiscutível e conseguimos mostrar que aquela idéia de fim da luta de classes, de supressão dos conceitos de esquerda e direita, ficou para traz. O segundo turno foi altamente politizado e, polarizado em torno de dois projetos bem distintos de nação, muito mais que em 2002. Lula foi reeleito para avançar nas conquistas sociais muito além do já foi feito no primeiro mandato e espero que tenha percebido isso e espero também que “deixem o homem trabalhar”

30 outubro, 2006

Por quem os sinos dobram

Como homem de esquerda, deveria estar alegre com a reeleição do Presidente Lula. Infelizmente, não pude celebrar a vitória com meus companheiros.

No sábado, por volta das 21:00 horas, meu avô, João Domingues, faleceu aos 87 anos.

Ferroviário, trabalhava na antiga Estrada de Ferro Sorocabana e foi militante comunista durante muitos anos, quando o "Partidão" era clandestino e seus integrantes eram perseguidos. Fez parte da geração durante a qual Sorocaba ficou conhecida como a "Moscou Paulista".

Ensinou-me a ser honrado e o valor do trabalho - e dos trabalhadores.

Ainda garoto, em minhas conversas com ele, tive as primeiras noções do que fosse o socialismo. E me decidi a prosseguir sua luta.

Na última vez que nos encontramos, perguntei se ele, apesar da idade, iria votar. Disse que iria. "Se seu não votar, os ricos votam." Deixou esta última lição.

Na abertura de seu romance "Por quem os sinos dobram", o escritor Ernest Hemingway cita o poeta John Donne:

"Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; (...) a morte de qualquer homem me diminui, porque sou parte do gênero humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti".

Com a morte de meu avô, o mundo perdeu uma pequena parte sua. Uma parte muito especial e que fará muita falta.

A vitória das esquerdas

A vitória de Luis Inacio Lula da Silva, representou a vitória da verdadeira esquerda. Além de legitimar o Partido dos Trabalhadores como grande referencial da esquerda socialista brasileira.
A imensa maioria dos eleitores de C. Buarque e HH, compreenderam que votar em Lula, era a única maneira de conter o avanço neoliberal em nosso país. Perceberam tardiamente, em relação aos militantes petistas.
Mas alguns destes, ficaram pelo caminho. Tropeçaram no orgulho, no rancor, no ego, na vaidade. Desisti de entender que erraram na conjuntura; colocaram seus interesses preconceituosos acima de tudo. Mostraram o quanto são elitistas em seus pensamentos. Pois o povo deu o troco.
Além disso, muitos eleitores Alquimistas, vieram para o lado de Lula, ouvindo, por óbvio, Paulo Coelho.
Até o Mangabeira, apontado pela esquerda que a direita gosta (ou gostava), como a única via alternativa, rendeu-se e apoiou o Presidente do povo.
Enquanto isso, seus seguidores, silenciosamente, omitiram-se do debate. E agora dizem que o norte votou errado, como se nós, do sul, fôssemos raças superiores, mais evoluídas... Enojo-me de tudo isso!!!
Ser de esquerda não é o mesmo que ser um eterno resmungão. É colocar-se ao lado daqueles que sofrem, não compreender a pobreza como um simples dado estatístico. Defender a ética na política, combater a corrupção, vindo de onde vier. É apoiar o Bolsa Família, os Direitos Humanos, as políticas afirmativas. Enfim, é ser bem diferente da direita, do PSDB, do PFL.
Nunca fui tão ofendido como nos últimos anos, comemorarei esta vitória por meses.
Viva o Brasil!!!
Viva o PT!!!
Viva Luís Inácio Lula da Silva!!!

28 outubro, 2006

É o fim do Alquimista. Até Paulo Coelho anunciou que votará em Lula.

Aguentando a Marimba

O debate de ontem, na rede Globo, decepcionou. Adotaram um novo modelo de debate, bastante confuso, os candidatos não sabiam como se portar, a quem dirigir suas respostas. Na maior parte do tempo, ficaram de costas para as câmeras, que não conseguiam acompanhá-los.

Alckmin repetiu quase tudo o que havia falado nos primeiros debates. Mas teve tempo de dizer algumas besteiras inéditas.

A primeira: o Brasil é o recordista de desmatamento da Amazônia. Concordo integralmente com o tucano. E que outro país poderia deter esse recorde? A Alemanha? Ou lá também existe amazônia?

Depois, em suas considerações finais, disse: "Eu tenho um sonho. Mas sonho que se sonha só e só um sonho. Mas sonho que se sonha junto é realidade." Um cruzamento de Martir Luther King com Raul Seixas. Faltou pegar um violão, acender uma "vela" e mandar Eu nasci, há dez mil anos atrás.

Lula teve uma grande sacada. Disse que os tucanos quebraram a economia brasileira duas vezes. E ele, Lula, aguentou a Marimba. As Zé Lite não sabem o que responder. Afinal de contas, o que é Marimba?

Para auxiliá-los, esclareço: Marimba é um instrumento musical, composto de lâminas de vidro ou de metal, graduadas em escala, e que se percutem com baquetas.

Exatamente como o Brasil.

Laranja podre

Em Minas Gerais descobriu-se que foi uma dirigente do PSDB mineiro quem apresentou à Polícia Federal o padeiro Aguinaldo Lima, que disse à PF ao dizer ter entregue R$ 250 mil para a compra do dossiê antitucano a Hamilton Lacerda, ex-coordenador da campanha do senador Aloizio Mercadante (PT-SP) ao governo de São Paulo. Segundo assessores da PF em Cuiabá, Lima forjou o depoimento aos policiais federais.

A PF investiga se o PSDB está envolvido no falso depoimento de Aguinaldo. Segundo assessores da polícia, Rosely Souza Pantaleão - que é secretária-executiva do PSDB no interior de Minas Gerais - teria intermediado o contato de Aguinaldo com jornalistas em Minas, quando ele se apresentou como testemunha do caso dossiê.

A polícia descobriu a ''farsa'' ao constatar que os saques apresentados por Aguinaldo não foram efetivados no banco. A PF deve indiciar o padeiro por falso testemunho.

A mídia gorda no primeiro turno repercutiu de todas as formas o famigerado "escândalo do dossiê". Agora, uma dirigente do PSDB é surpreendida levando uma pessoa para prestar falso testemunho, com o objetivo de prejudicar o PT. Uma ação criminosa. Mas dessa vez não parece ter despertado a indignação dos baluartes da ética nacional. Será que a ética da Globo, da Veja, da Folha e do Estadão só funciona de um lado?

Carne descoberta

O principal líder religioso muçulmano da Austrália chocou o país ao afirmar que as mulheres que não usam o véu islâmico são como ‘carne descoberta’ que incita à violação.

“Se pusermos carne descoberta na rua ou no jardim, e vierem os gatos e a comerem, de quem é a culpa? Dos gatos ou da carne descoberta?”, afirmou o xeque Taj Din al-Hilali durante um sermão recente.

“O problema é a carne descoberta. Se a mulher estivesse na sua casa, no seu quarto, com o ‘hijab’ (véu islâmico) vestido, nada disto teria acontecido”, afirmou, criticando ainda as mulheres que se “abanam sugestivamente” e que usam maquilhagem, as quais considerou serem “instrumentos do Diabo para controlar os homens”.

É uma afirmação inaceitável. Até mesmo porque não é apenas uma "afirmação". É o que pensam o xeque e vários de seus seguidores. Sou contrário a qualquer tipo de agressão contra o mundo islâmico, justificada pelo "confronto de civilizações" - nome novo para o velho colonialismo. Mas também é inaceitável, ultrajante, o que pessoas como o xeque Taj Din al-Hilali pregam. Tal postura merece nosso mais indignado repúdio.

27 outubro, 2006

Psol? nunca fui !

Quando estourou a crise política no Governo Lula, algumas correntes do PT acharam que o partido estava acabado e começaram a chutar o cachorro morto. Alguns militantes egoístas, apressaram-se em dizer que nunca tiveram nada a ver com o partido. Criaram o Psol as pressas pra disputar as eleições, inebriados, deixaram figuras conservadoras e autoritárias como Heloísa Helena e Babá ganharem espaço na nova legenda, sem uma clara definição anti-capitalista, cristalizaram no Psol tudo aquilo que criticavam no PT.

César Benjamin, candidato a vice de Heloísa Helena declarou dia 24 de Outubro ao Jornal do Brasil que nunca foi do Psol:

"Não estou propriamente rompendo com o PSOL, pelo simples fato de que nunca fui do PSOL. Assinei a ficha, tempos atrás, a pedidos, para ajudar na campanha pela legalização da nova legenda, mas nunca militei no partido. Fui convidado para a posição de vice da Heloísa e aceitei. Mantive uma participação discreta, basicamente em debates em universidades e instituições, e tentei ajudar pessoalmente a Heloísa de diversas maneiras. Escrevi um documento programático de umas 60 páginas que terminou saindo em meu nome, pois a direção do PSOL é uma rara combinação de ignorância, truculência e arrogância".

26 outubro, 2006

Veja porque a Veja odeia Lula

“As empresas não têm ideologia, têm negócios”

A definição acima, pinçada dos estudos sobre cultura de massa dos filósofos alemães Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973), pode estar na origem da ira da Editora Abril e sua principal ponta-de-lança, a revista Veja, contra o PT e o governo Lula.

Assinada pelo ministro Fernando Haddad, a portaria 2.963, “dispõe sobre as normas de conduta para o processo de execução dos Programas do Livro”, proibe a distribuição de brindes e vantagens, veta a publicidade e a produção de eventos promocionais nas escolas, entre outros recursos de marketing que pudessem induzir os professores à escolha dos livros que iriam usar nas salas de aula.

A mudança nas regras de divulgação não foi nada boa para a Abril, pois colocou na ilegalidade suas práticas de marketing e divugação junto aos professores. O diretor-geral da Abril-Educação, João Arinos dos Santos, diz: “Reconhecemos que pode ter havido excessos na divulgação, mas acreditamos que a forma de coibir isso não é proibir a divulgação”.

O descontentamento de Santos mora na queda do faturamento da Abril. Em 2004, as duas editoras de livros didáticos da Abril – Ática e Scipione – ocupavam o primeiro e o quarto lugar entre as maiores fornecedoras, totalizando contratos de R$ 128,7 milhões. Com o fim dos “excessos na divulgação”, perderam 30% do mercado – ambas vão faturar R$ 88,4 milhões – ou R$ 40 milhões a menos do que em 2004.

fonte: blog contrapauta

Pesquisa CNT/Sensus: vantagem de 26% para Lula

Pesquisa CNT/Sensus que ouviu 2 mil pessoas em 195 municípios no período de 23 a 25 de outubro de 2006 e que acaba de ser divulgada em Brasília:

(votos válidos)
Lula - 63,2%
Alckmin - 36,8%
Vantagem de Lula: 26,4%

Sobre o total de votos (incluindo brancos, nulos e indecisos):
Lula - 57,5%
Alckmin - 33,5%
Brancos e nulos - 3,3%
Indecisos - 5,9%

Por regiões (sobre o total de votos)
Nordeste - Lula, 74,% a 18,6%
Sudeste - Lula, 50,9% a 36,7%
Norte/Centro-Oeste - Lula, 58,3% a 38,4%
Sul - Lula, 45,5% a 45,2%

Índice de rejeição
Lula - 33,6%
Alckmin - 45,0%

Margem de erro da pesquisa: 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Não vou comemorar antes da hora. Só vou tomar um golinho para refrescar.

Surpresas no front gaúcho

Pesquisa do Instituto Methodus para o governo do Rio Grande do Sul divulgada agora de manhã: Yeda Crusius (PSDB): 49,2%; Olívio Dutra (PT): 43,1%; não sabem e indecisos: 4%; nulos e brancos: 3,8%. É bom levar a sério a pesquisa: o Methodus não é um institutozinho de porta de churrascaria, não. Foi o único que captou a fulminante atropelada de Yeda no primeiro turno.

É bom lembrar que, há pouco mais de quinze dias, Yeda Crusius tinha mais de 35% de vantagem sobre Olívio Dutra. Na última pesquisa, a diferença havia caído para cerca de 20%. E agora, 6%.

Acho que os gaúchos farão outra virada. No bom sentido.

Suruba político-partidária

O PL e o Prona formalizaram nesta quinta-feira a fusão dos dois partidos com a criação do Partido da República, que terá a sigla PR. Com a fusão, o PR consegue superar a cláusula de barreira e mantém o direito a tempo de TV e uma participação maior no fundo partidário. O novo partido, que terá 25 deputados e 3 senadores, passará a existir formalmente depois que o Tribunal Superior eleitoral conceder o registro, o que deverá acontecer em cerca de um mês.

O PR será presidido por Sérgio Tamer, que atualmente é do PL. A articulação política, no entanto, será conduzida pelo senador Alfredo Nascimento (AM), que exercerá o cargo de presidente de honra. O deputado Enéas Carneiro (SP), do Prona, será um dos novos vice-presidentes do PR.

Já o PPS, PMN e PHS anunciaram hoje sua fusão para cumprir a cláusula de barreira, e formarão o partido Mobilização Democrática (MD). Juntos, os três partidos conseguem 5,5% dos votos nacionais para a Câmara dos Deputados, contando com 27 deputados federais e um senador. Segundo informou o site do PPS, o PV ainda estuda a possibilidade de se juntar ao novo partido.

Que salada! PL, o partido supostamente "liberal" se funde com os nacionalistas extremados do Prona. O PPS, antigo PCB - atual rabo do PSDB privatista e neoliberal - se funde ao PMN, declaradamente nacionalista e ao PHS, que seria um partido político supostamente ligado e influenciado pela igreja católica. Que é contra o neoliberalismo. E ainda há a possibilidade de juntar-se ao PV, cujo expoente maior defende a legalização da maconha.

E há quem condene o povo por eleger Frank Aguiar e Clodovil.
Esta corrida eleitoral esta mesmo surreal, ontem a campanha do tucano Geraldo Alckmin teve até comício em São Paulo, ao lado de FHC e Serra, Alckmin citou Heloísa Helena e o Papa João 23. FHC como sempre não deixou o seu ego de lado e fez a defesa de seus oito anos de governo - disse que durante o tucanato o Brasil foi uma liderança na América Latina e que Lula botou tudo a perder.

Alckmin deu uma mostra do que vai ser amanha no debate. Agressivo, tentará ligar Lula aos ricos e citará o “aerolula” pra dizer que Lula se curvou ao luxo. Usará seu preconceito elitista pra insinuar, como fez ontem, que pobre no poder se dobra a luxuria e a corrupção.


Mas não vamos esquentar a cabeça, afinal de contas, eu também concordo que “o Lula só não venceu no primeiro turno por que não foi aos debates”. No debate da Bandeirantes Alckmin botou medo até em criancinha e quem tinha alguma dúvida que o PSDB representa um passado obscuro e indesejado, agora, não tem mais.

25 outubro, 2006

Crânios humanos e lembranças terríveis

A primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, prometeu uma investigação completa sobre uma série de fotos estampadas em um jornal do país aparentemente mostrando soldados alemães posando com um crânio humano no Afeganistão.

O tablóide Bild divulgou as fotos, supostamente feitas em 2003. Em uma delas, um soldado é visto segurando o crânio ao lado de seu pênis exposto e, em outra, soldados posam com o crânio sobre um jipe.

Há poucos dias, fiz uma postagem sobre o crescimento de movimentos neonazistas na Alemanha. Agora, a divulgação de soldados alemães exibindo crânios humanos como "troféus".

Tais imagens provocam um grande desconforto em qualquer um que conhece um pouco da história.

Ou a cadela que pariu o nazismo está prenha?

24 outubro, 2006

Bruno "Surfistinha"

É como é conhecido agora o delegado federal Edmilson Bruno, que, atendendo a pedidos tucanos, fotografou o dinheiro apreendido no caso do dossiê, entregou para a imprensa, disse que foi roubado, voltou atrás... sei lá em que pé está a versão dele.

bye-bye, Alckmin

DATAFOLHA: COM APROVAÇÃO RECORDE, LULA MANTÉM VANTAGEM

Petista oscilou um ponto para cima e tucano Geraldo Alckmin, um ponto para baixo; para 53%, governo é ótimo ou bom

A cinco dias da eleição, pesquisa Datafolha de intenção de voto no segundo turno, divulgada na noite desta terça-feira (24) pelo “Jornal Nacional”, mostra estabilidade na disputa pela Presidência da República. Em relação ao levantamento divulgado em 17 de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, oscilou um ponto para cima e registrou 58% das intenções de voto. Geraldo Alckmin (PSDB) oscilou um ponto para baixo e ficou com 37% do total de votos.Considerando apenas os votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), Lula tem 61% - 22 pontos a mais do que Alckmin, que acumula 39%.A pesquisa foi concluída um dia após o mais recente debate entre os dois presidenciáveis na TV Record, realizado na noite de segunda-feira (23)

Além de chegar à véspera das eleições como favorito, Lula alcançou a maior taxa de aprovação de um presidente desde que o Datafolha começou a fazer pesquisas nacionais de avaliação do governo federal, em 1990. Segundo informou o instituto, 53% dos entrevistados consideram o governo “ótimo ou bom”; a maior taxa (52%) havia sido registrada também por Lula, em pesquisa divulgada no dia 22 de agosto deste ano. A taxa dos que consideram o governo Lula “regular” passou de 33% para 31% e a dos que classificam o desempenho do governo como “ruim” se manteve em 15%.

Carta aberta aos eleitores cristãos

"Para Jesus, o dom maior de Deus é a vida. Está mais próxima do Evangelho a política que favorece condições dignas de vida à maioria da população. É neste ponto que as políticas do PSDB e do PT ganham contornos diferentes"

Frei Betto

Leia a carta de Frei Betto na íntegra: http://www.brasildefato.com.br/v01/agencia/analise/news_item.2006-10-04.6407390321

O penúltimo round

Mantenho a convicção de que Lula apenas não venceu às eleições no primeiro turno porque faltou ao debate.

Nos debates, mostra-se bem humorado e até mesmo diverte-se quando coloca Alkcmin na defensiva. Ontem fez isso quando o tucano se perdeu no tempo de uma pergunta e Lula disse "sou democrata, pode dar mais 30 segundos para ele fazer a pergunta". Tal situação surpreendeu até mesmo o mediador.

Já o tucano vai cada vez pior. Insiste no discurso em defesa da ética, cada vez mais frágil. Afinal, é ele o "exterminador de CPIs", que manobrou para arquivar 69 pedidos de instalação de CPI no governo do estado de São Paulo. E por falar em 69, lembrei outro fato. A esposa dele ganha 400 vestidos e ele não sabe quem deu.

O sujeito promete não privatizar. Ninguém acredita. Diz que não irá acabar com os programas sociais, em especial o Fome Zero. Ao contrário, garante que irá ampliar o programa de segurança alimentar. Por outro lado, diz que vai reduzir impostos e aplicar um "choque de gestão".

Isso mesmo: ele garante que vai reduzir a receita, aumenar os gastos e ainda sobre algum. Ele é alquimista mas pensa que é magico. Ou que nós somos idiotas.

Outro dado interessante. Quando questionado sobre qual seu maior defeito, o tucano tergiversou, tergiversou, mas não respondeu. E o Lula perdeu a deixa. O Alquimista só não é perfeito porque é extremamente humilde.

Estamos numa situação em que a eleição parece definida em favor de Lula. Agora, só o "setor de inteligência" do PT poderia salvar o tucano. E teria que ser uma atuação memorável da turma dos aloprados.

Faço, por fim, uma ressalva ao Lula. Estava um pouco irritado com as questões, sempre as mesmas, apresentadas pelo adversário. É chato, reconheço. Mas quando Lula se irrita, quem sofre é a língua portuguesa, que acaba apanhando mais do que o Alquimista.

23 outubro, 2006

Os Alquimistas e os portadores de necessidades especiais

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu nesta segunda-feira a distribuição de adesivos que lembrem o dedo amputado do presidente-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assim como qualquer forma de veiculação da deficiência física do petista.

Um adesivo distribuído em algumas cidades mostra uma das mãos com quatro dedos sendo coberta por uma faixa diagonal vermelha --sinal de proibição no trânsito. O TSE não informa em que cidades esses adesivos estariam sendo distribuídos

De acordo com Ribeiro, o material é ilegal porque "atenta contra a dignidade da pessoa humana, promovendo discriminação em razão de deficiência física" e "pode, em tese, configurar crime contra a honra relacionado com o processo eleitoral".

Já que não podem mais usar a deficiência física do Presidente da República como símbolo, sugiro aos Alquimistas outro ícone, bastante identificado com eles e seus aliados: a suástica nazista.

O buraco tucano

Lembo reduz ritmo de obras por falta de verbas

Segundo a agência Estado, obras e projetos de infra-estrutura de transporte de grande importância para o Estado de São Paulo foram paralisadas ou tiveram seu ritmo reduzido pelo governo de Cláudio Lembo (PFL), que no final do mandato procura cortar gastos para não descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Os atrasos ou as interrupções dos investimentos foram intensificados nos últimos meses e envolvem obras de grande visibilidade, como o Rodoanel e o recapeamento das marginais.

Governo quer reduzir verba de investimento na Febem

O governo de São Paulo quer reduzir R$ 17 milhões da verba de investimento da Fundação para o Bem-Estar do Menor (Febem) em 2007 - é o que aponta a proposta orçamentária do Estado, encaminhada à Assembléia Legislativa para ser aprovada ou não até o final do ano.

Essa proposta orçamentária não é uma iniciativa do Lembo. Como é aliados dos tucanos, é bastante razoável supor que José Serra teve acesso ao orçamento - e é o provável autor dos cortes.

Bem vindos a mais quatro anos de governo tucano. Apertem os cintos que o piloto foi privatizado.
Neste domingo o Fantástico mostrou uma reportagem sobre a “higienização social” promovida pela prefeitura de Paranaguá-PR. O prefeito José Baka Filho (PDT) incumbiu a Guarda Municipal de expulsar os moradores de rua da cidade. Durante a noite passavam recolhendo os mendigos com a proposta de leva-los a um albergue, quando na verdade eram soltos na beira de estradas e tinham os seus documentos destruídos, depois de agredidos fisicamente, o que valeu a prisão do secretário de segurança e de mais quatro guardas por tortura e abuso de autoridade, o prefeito continua solto e alega ter atendido aos pedidos dos mendigos que queriam sair da cidade.

Este caso só ganhou repercussão devido à atuação de um padre que procurou o Ministério Público. A reportagem da Globo mostrou ainda o depoimento de “munícipes regulares” apoiando o prefeito nesta empreitada de “limpeza social”

22 outubro, 2006

Nas grandes cidades, no pequeno dia a dia

A situação do morador de grandes cidades é tema de reportagem especial do jornal El Clarin na qual se aponta para uma tendência urbanística, não exclusiva de países de Terceiro Mundo, de polarizar as cidades entre áreas miseráveis de um lado e regiões ricas e protegidas de outro, deixando a classe média no desconfortável abandono de quem não pode ir para o lado dos endinheirados, mas também não quer decair para a pobreza dos guetos.

Entre os especialistas entrevistados pelo jornal argentino está a brasileira Teresa Caldeira, que fala em “cidades muradas”, verdadeiras cidadelas dentro das áreas urbanas, preparadas para proteger-se do exterior, da criminalidade e da marginalidade. Com isso, as cidadelas funcionam num microclima artificial de proteção e privilégios. Segundo ela, sobre o céu de São Paulo voam diariamente entre 500 e mil helicópteros particulares que transportam industriais, empresários e comerciantes que saem desses bairros fechados para o centro da cidade. A capital paulista, com seus mais de 15 milhões de habitantes, seria o exemplo dessa tendência de “guetização” da população. Segundo Caldeira:

"O medo chega como um ingrediente que justifica uma nova maneira de segregar. Os ricos se segregam a si mesmos. No momento em que se democratiza a sociedade, as elites, que não conseguem mais dominar o centro da cidade em que viviam antes, criam outras maneiras seguras de mostrar seu prestígio. Os espaços mais antidemocráticos que existem estão sendo criados no momento de abertura democrática."

O tempo não para

Ato neonazista reúne centenas em Berlim

Cerca de 750 pessoas participaram neste sábado de um protesto diante do Presídio de Tegel, em Berlim, para exigir a libertação de um cantor condenado à prisão por incitar o ódio contra judeus e estrangeiros na Alemanha.
Vocalista da banda banida Landser (que significa soldados), Michael Regener foi condenado a três anos e quatro meses de detenção, depois que a Justiça alemã entendeu que o grupo era uma organização criminosa que disseminava o ódio racial.

A polícia alemã disse que teve que afastar centenas de manifestantes anti-nazistas dos que participavam do ato em apoio a Regener, mas que não houve incidentes de violência.

O cantor, conhecido como "Lunikoff", começou a cumprir sentença em abril de 2005, depois que um tribunal rejeitou recurso para ter sua sentença revogada.

Entre as canções gravadas pela banda, estão faixas como O Reich vai se Levantar Novamente e Pegue o Inimigo e "Sangue e Honra", uma espécie de hino do movimento skinhead.

Parece que algumas pessoas aprendem muito pouco com a história. E fantasmas que acreditávamos derrotados para sempre, as vezes voltam para nos assombar. O preço da liberdade é a eterna vigilância.
A pior traíção é aquela advinda do amigo.
Sim, amigo!!! Amigo erra!!! Eu já errei, já revidei.
O homem só é traído, na amizade, uma única vez!!!Disse-me, dias destes, um grande amigo.
Traíção tem reação subjetiva, emocional. Portanto, magoar quem te quer bem, pode não partir de iniciativa objetiva.
O fato é que dói.
Certa vez tive um desentendimento com um amigo. Doeu na alma, guardei rancor. Depois disso, nunca mais nos falamos. Os amigos em comum tiveram que se dividir, muitos fizeram o tal "meio de campo", não tomaram posição, postura incorreta na minha opinião; dizer o errado ou o certo não é o mesmo que romper amizade. Aliás, é função do amigo!!! Omitir-se é que não é.
Reflito: serão estes amigos???
A grande verdade é que vivemos na hipocrisia, participamos dela, fazemos com que vigore no mundo. Magoamo-nos com estes "faladores de verdades".
Hoje tenho muitos amigos, tenho clareza que um não substitui o outro. Serão mais importantes que as namoradas que eu possa vir a ter.
Guardo-os na ala vip do coração. Sinto falta daquele amigo que, por um motivo irrelevante, deixei de conviver.
Preserve seus amigos!!!
Boa semana!!!

21 outubro, 2006

Foi pro buraco

Alckmin mente até para criança


Alckmin foi surpreendido pelo estudante Patrick Ribeiro Fonseca, de 10 anos, que furou o bloqueio de fotógrafos e cinegrafistas em Uberata e apresentou ao tucano um papel em que estava escrito o seguinte: "Vossa excelência promete não privatizar a Petrobras, Banco do Brasil, os Correios e a Caixa Econômica Federal?”. Alckmin assinou o documento. O estudante disse que tem vários pa rentes que trabalham no Banco do Brasil

frase do dia

"Agora já aprendemos, estamos mais calejados... os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato."

Lula

PM usa balas de borracha contra alunos na Sumaré

Estudantes e a Polícia Militar se enfrentaram ontem na avenida Sumaré, em São Paulo. Alunos fecharam a avenida em protesto após o atropelamento de uma colega por uma moto e a Tropa de Choque reagiu, usando bombas de efeito moral e balas de borracha. Pelo menos sete alunos da Instituição Sumaré de Ensino Superior ficaram feridos no confronto, que começou por volta das 20h50 e durou cerca de 15 minutos. Seis deles tiveram de ser hospitalizados. As informações são do jornal "Folha de S.Paulo".

Onda de manifestações contra Alckmin no meio acadêmico

Maurício Thuswohl - Carta Maior

Esqueçam de vez aquele papo de “silêncio dos intelectuais”. Desde que foi confirmado que o petista Luiz Inácio Lula da Silva e o tucano Geraldo Alckmin voltariam a se enfrentar no segundo turno das eleições presidenciais, o mundo acadêmico começou a se movimentar de uma maneira que não havia sido vista, até então, na campanha eleitoral. O resultado disso é uma profusão de manifestos e declarações de posicionamento frente à disputa entre o PT e o PSDB. Exceção feita aos setores minoritários da Academia que apóiam o projeto neoliberal, a quase totalidade das manifestações vindas das universidades é de apoio a Lula ou, no mínimo, de repúdio ao candidato tucano.

Elaborado na USP, o manifesto que atingiu maior alcance nacional até agora é intitulado “Dizemos não a Geraldo Alckmin!” e, segundo seus organizadores, reúne intelectuais simpatizantes do PSTU, do PSOL, do PT, do PCB, do PCdoB e do PDT. Circulando há apenas dez dias, o manifesto já conta com mais de 300 assinaturas vindas de universidades como UNB, Unicamp, Unesp, UFMG, UFPB, UFPR, UFSCar, UFF e PUC-SP, além das já citadas.O documento começa de forma direta: “Nós, professores universitários, vimos a público afirmar que não há justificativa alguma para levar novamente Geraldo Alckmin e seu partido à Presidência da República. Embora com tendências políticas distintas e posições eleitorais muitas vezes divergentes, estamos unidos pela mesma certeza de que a candidatura Alckmin não representa, sob nenhum aspecto, a implementação dos avanços necessários ao desenvolvimento econômico com justiça social. Ao contrário, Geraldo Alckmin no poder será o coroamento de um retrocesso direitista que ficou claro em seu discurso eleitoral, todo ele baseado em bravatas contra impostos e ‘gastança’ pública, promessas de redução do Estado, de reformismo infinito da previdência e laivos de indignação contra a corrupção (cujo duto iniciou-se em seu próprio partido). Com essas propostas ele nada mais fará do que um candidato de direita faria em qualquer parte do mundo”.

Dom Pedro Casaldáliga diz porque vota em Lula

Dom Pedro Casaldáliga, Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT) e um dos mais importantes militantes brasileiros pelos direitos humanos. Dom Pedro avalia a importância do voto no candidato petista, a diferença entre os projetos de Lula e de Geraldo Alckmin e debate os rumos da esquerda no país após o pleito.

Correio da Cidadania: Como o senhor avalia o atual momento político do país? O senhor concorda com a visão de forças à esquerda que acreditam que o projeto de ambos os candidatos é o mesmo, com pequenas diferenças de graduação?
D. Pedro Casaldáliga: O projeto não é o mesmo. A candidatura de Lula constitui um espaço popular, ambíguo, é verdade, com muitas falhas no primeiro mandato, mas é um espaço popular. A candidatura de Alckmin é um espaço abertamente neoliberal, a serviço das elites. O modo como estão atuando os grandes meios de comunicação revela muito bem onde estão os interesses do tucano, e a serviço de quem ele está.A política precisa ser realista. O que está em jogo não é o “tudo ou nada”, mas sim o tudo possível.

Correio da Cidadania: Como o senhor avalia a idéia difundida entre alguns setores da esquerda de que a permanência de Lula no poder - uma figura de prestígio histórico na esquerda, mas que praticou um governo em rota de colisão com este prestígio – desmobilizaria e anestesiaria ainda mais a população e os movimentos sociais?
D. Pedro Casaldáliga: Temos que aproveitar o dia de hoje. O dia de ontem já passou, e o dia de amanhã não chegou ainda. Passar para o segundo turno também significa ser um pouco mais humilde e um pouco menos triunfalista, e se deter com maior vontade de mudança nos pontos considerados falhos.

Entrevista na íntegra no site do Correio da Cidadania
Esta semana eu conheci um canadense que está morando no Brasil, ele me contou que em Toronto existe uma comunidade brasileira muito grande, cerca de 10 mil pessoas, a maioria vivendo no bairro brasileiro, ele disse que os pontos mais frequentados do bairro são: as duas igrejas evangélicas, um bar gay e um bar chamado "Bar do Lula".

20 outubro, 2006

Foto retirada de blogs imparciais tucanos

Ontem fomos assistir o debate num bar.
Acho muito interessante. O clima é de jogo de futebol!!!
Os favoráveis e os contrários trocando olhares odiosos. A cada cutucada, comemoração de gol!!!
Em realidade, este debate serviu pra cumprir tabela. Ninguém se arriscou, o da Band foi muito melhor.
Mas como o empate favorece o time da casa...E time que ganha não se mexe...

18 outubro, 2006

Candidato a Pinochet

O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, disse nesta quarta-feira que um eventual segundo governo de Luiz Inácio Lula da Silva acabaria antes mesmo de começar. A declaração do tucano foi rebatida duramente pelo ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro e o ex-ministro José Dirceu que acusou os tucanos de apostarem numa crise institucional. “No debate da Bandeirantes, ele demonstrou seu lado vendedor dizendo que ia privatizar o avião da República. Agora já demonstra o outro lado, que é mais perigoso, o lado ‘Pinochet’”, disse Genro, por sua vez, em referência ao ex-ditador chileno.

O Alquimista reconhece a derrota e promete um golpe.

Arrisca a sorte, safado.

A vergonha da polícia federal


Paulo Henrique Amorim divulgou em seu blog a transcrição da gravação da conversa do delegado Bruno com os repórteres da Globo, Folha, Estadão, O Globo e Jovem Pan. Na véspera do primeiro turno, quando o Jornal Nacional divulgou a foto do dinheiro do dossiê, antecipando a imagem à noticia do acidente com o avião da Gol. Ali morreram 154 pessoas, mas a turma do plim-plim achou a foto da lavra do próprio Bruno mais importante.

Trechos da conversa:

"Repórter – São quantas fotos, 12 fotos?
Delegado Edmilson Bruno - Eu tenho um monte.
Repórter – Isso é cópia, doutor?
Delegado Edmilson Bruno – Não, esse aqui é o original, vocês precisam me trazer duas cópias de volta. Esse é o original, ó. Do Banco Central como é que tá? Tá os dólares, e aí eu coloquei o envelope atrás do Banco Central no meu nome, assim: 248 mil dólares endereçado a Edmilson Pereira Bruno, para provar que é o dinheiro dos dólares. Porque, como eu fiz depósito, eu fiz em meu nome no Banco Central. Mas só pra diferenciar.
(...)
Delegado Edmilson Bruno – Eu vou confiar em vocês. Vai parecer que alguém roubou e vazou para a imprensa. Mais ninguém tem isso aí, só eu.
(...)
Delegado Edmilson Bruno – Não, vou chegar para o superintendente e falar, “doutor, fui furtado, mas já falei com os repórteres, ninguém sabe de nada, mas eu to desconfiado, sabe como é, não dá pra confiar em repórter, não dá mesmo”. Agora eu conto com vocês, porque podem abrir uma sindicância contra mim, um processo.
(...)
Delegado Edmilson Bruno – Isso. É possível então falar com a Globo, a Band?
Repórter – Não, pode ficar sossegado (...) A gente vai passar (...)
(...)
Delegado Edmilson Bruno – Então Globo e Band eu fico tranqüilo?
Repórter – Pode ficar, pode ficar.
Delegado Edmilson Bruno – Que hora é o Jornal Nacional, oito da noite? Vou ligar a TV nesse horário, hein?
Repórter – Pode ficar sossegado.
Repórter – Tchau, doutor.

17 outubro, 2006

FHC entrega a rapadura

Abandonado pelos seus, o ex-presidente, vez por outra, é obrigado a fazer a própria defesa. Há poucos dias, lançou uma carta à “militância tucana”, seja lá o que isso for. O texto irritou os amigos e divertiu os inimigos.

Nesta terça FHC , em entrevista à CBN, defendeu a sua gestão. Discorreu sobre o processo de privatização. A coisa caminhava bem enquanto o ex-presidente falava do passado.

Ao tratar do presente, FHC sempre tão hábil no manejo das palavras, escorregou na própria língua. Disse que é demagogia do PT afirmar que um eventual governo Alckmin privatizaria a Petrobras. "Ninguém vai privatizar", enfatizou. Em seguida, deixou escapar: "Não sou contra a privatização da Petrobras".O ex-presidente destruiu em uma frase todo o esforço que Alckmin empreende nos últimos dias para afastar de seus lábios o cálice privatista.

Apoio e apoio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta noite de um evento de apoio à sua candidatura com artistas e políticos do Rio. Entre os artistas presentes estão Dercy Gonçalves, Alcione, Zeca Pagodinho, a velha guarda da Mangueira e da Portela, entre outros. O evento, que começou por volta das 21h30, ocorre nesse momento numa casa de shows da zona sul.

O boxeador Acelino de Freitas, o Popó, também está entre os convidados. Em discurso, o atleta disse que oferecia um par de luvas a Lula para “ ele lutar muito no segundo turno”.

Enquanto isso...

Na primeira visita de campanha ao Rio no segundo turno, o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin (PSDB), ignorou hoje o apoio do ex-governador Anthony Garotinho (PMDB) e fez uma caminhada de uma hora ao lado do prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL). Maia classificara de "beijo da morte" a aliança com o peemedebista. Na ocasião, Maia disse que Alckmin perdia o discurso da ética com o apoio de Garotinho e da mulher dele, a governadora Rosinha Garotinho (PMDB), e anunciou que abandonaria a campanha tucana no Estado.

Delegado constrange oposição e diz que PF não é manipulada

A oposição esperava que o presidente da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal referendasse suas críticas de aparelhamento da instituição, mas foi constrangida diante das câmeras a uma declaração de que a PF não sofre qualquer manipulação do governo nas investigações sobre o escândalo do dossiê.

Sandro Avelar, que dirige a ANDPF, pediu um encontro com os comandantes do PSDB, do PFL e do PPS nesta tarde e fez os três partidos acreditarem que teriam um aliado nas críticas de aparelhamento da PF.
Cálculo errado. O objetivo do delegado não era unir-se ao coro nem ofender a instituição que representa, mas aproveitar a polêmica sobre a PF para apresentar um projeto de lei reivindicando a autonomia da corporação federal.

"As investigações são isentas e estão sendo conduzidas da maneira que deve ser feita, o prazo (do inquérito) é bem razoável", disse Avelar, para surpresa dos jornalistas e constrangimento de líderes da oposição, que posavam a seu lado diante das câmeras de TV.

Inicialmente, o encontro havia gerado nos partidos que apóiam a candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência da República a esperança de dar musculatura à pressão pelo surgimento da origem do dinheiro e expor nos jornais um fato negativo aos adversários. Mas o movimento acabou tendo efeito contrário.

Agora, os coordenadores da campanha do Alquimista tentarão um encontro com o palhaço Bozo para que ele afirme que a investigações da Polícia Federal estão sendo abafadas. Ao consta, estará presente na coletiva do Bozo a Vovó Mafalda, que também fará pesadas críticas ao governo Lula.

Lula sobe e abre 20 pontos sobre Alckmin

O instituto Datafolha divulgou hoje nova pesquisa para a corrida eleitoral à Presidência. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tenta a reeleição, ampliou a vantagem que tinha e passou de 51% para 57%. Já o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, caiu de 40% para 38%. Entre os votos válidos, sem os nulos e brancos, Lula passou de 56% para 60% e Alckmin, de 44% para 40%. Uma diferença de 20 pontos para o petista.

16 outubro, 2006

Voto obrigatório

O voto obrigatório leva as pessoas às formas mais absurdas de decidir em quem votar.

Um amigo meu estava em dúvida, principalmente entre Lula e Cristovam Buarque. Acreditava que Lula havia feito um bom governo, apesar dos pesares, mas, ao mesmo tempo, entusiasmava-se com a "Educação Prioridade" do candidato do PDT.

Levou a dúvida até a urna eletrônica. Ali, pegou uma moeda e decidiu: "se der cara, voto no Cristovam. Se der coroa, voto no Lula". Para não ser injusto - e como já conhece os governos tucanos - acrescentou "se a moeda não cair, desafiando a lei da gravidade, voto no Alckmin".

Votou no Cristovam Buarque.

Para o segundo turno, já providenciei uma moeda com duas coroas para emprestar ao meu amigo. Não dá pra confiar só na lei da gravidade.

Doze comunistas

Ao assistir a cena em que Roberto Freire, o último líder do antigo PCB, reúne-se com Herr Borhausen, nosso quase führer tupiniquim, para tramar golpes extra-eleitorais, lembrei-me de uma citação de Millor Fernandes:

"Com uma duzia de comunistas se fazem dez bons socialistas e ainda sobra material para fazer dois tremendos reacionários."

Eu juro!

Alckmin, numa última e infrutífera tentativa de conseguir o apoio do PDT, comprometeu-se, através de carta dirigida à executiva do partido de Cristovam Buarque, a não privatizar qualquer empresa pública.

Acontece que o Serra também tinha dito e até registrou carta em cartório afirmando que não iria abandonar a Prefeitura de São Paulo para concorrer ao governo do estado.

Por via das dúvidas, o PDT preferiu não apoiar o Alquimista.

Imparcialidade

Mais uma vez o tema da imparcialidade. Ninguém é imparcial. Nós assumimos o nosso lado. Outros não. Todo assunto é abordado de um ponto de vista, de um ângulo específico. Conhecer a verdade é saber, em primeiro lugar, qual o ponto de vista de quem escreve. O resto é enganação.

Ou como disse para amigo CCCP:

Companheiro. Não faça muitas perguntas e tenha uma vida longa e tranquila. Uma morte rápida e indolor. Aos cem anos, numa cama, com duas adolescentes. E a luta continua!

Assalto à verdade

O comportamento dos jornalistas verde-amarelos é algo espantoso. Há exceções, felizmente. A larga maioria curva-se, porém, à vontade do patrão com a mesura do sabujo. Ou do jagunço? Ou do escravo? Pergunto aos meus botões, não sei se perplexos ou conformados, que vai entre o fígado e a alma de Lílian Cristofoletti, da Folha, de Paulo Baraldi, do Estadão, de Tatiana Farah, de O Globo, de André Guilhermo, da Jovem Pan: gravaram a conversa do delegado Bruno nas cercanias do prédio da PF na Lapa de Baixo. Ele recomendava, vésperas da eleição de 1º de outubro: “estas fotos tem de aparecer esta noite no Jornal Nacional. Não se preocupem, aos meus superiores direi que vocês roubaram de mim”. As fotos do dinheiro. Os repórteres entregaram as gravações aos seus chefes, que cuidaram de lhes dar sumiço. Será que a rapaziada acima sofreu com o assalto à verdade factual? Escrevia Hannah Arendt: omitida, soçobra igual a barco furado, nunca mais será recuperada. Preces de agradecimento ao Altíssimo, por existirem CartaCapital e os poucos que deram repercussão à reportagem desta edição, da lavra impecável de Raimundo Pereira. E que sentimentos experimentaram os jornalistas graúdos, premiados com salários que muitos, excepcionais jornalistas europeus sequer sonham, donos de retumbantes colunas, diante de tamanha traição aos ideais e às responsabilidades da profissão? Será que o receio de perder salários imponentes, ou mesmo miúdos, está na origem da submissão? Hannah Arendt também escreveu: “Não há esperança de sobrevivência humana sem homens dispostos a dizer o que acontece, e que acontece porque é”.

fonte: blog no Mino Carta

Mais um pula do barco

O PDT decidiu nesta segunda-feira ficar neutro no segundo turno das eleições e, com isso, frustrou os interlocutores da campanha do candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin.

Agora, os tucanos buscarão o apoio individual do senador Cristovam Buarque, derrotado no primeiro turno, pois julgam que a musculatura eleitoral é dele e não do PDT.

Caso não consigam o apoio individual de Cristovam Buarque, os tucanos tentarão que, pelo menos, ele ore por Alckmin.


Quem está na moto?

a)Fabio e Reinaldo

b)Espírito Santo e Reinaldo

c)Daniel e Reinaldo

d)Reinaldo e Reinaldo

auto crítica

Reclamação encaminhada aos colaboradores deste blog, via "coments", que entendo ser de suma importância a todos os colaboradores e leitores. Neste sentido, publico:
"Primeiramente gostaria de deixar claro que não gosto de nenhum dos dois candidatos ao segundo turno, pois, para mim são bandidos de mesma grandeza, que diferem somente no estilo.Contudo uma coisa que me fez decidir a partir de hoje deixar de ler esse blog é que ele deixou de ser um blog político construtivo, para ser um blog do PT.Nos ultimos dias não há uma postagem que não seja para enaltecer os "grandes feitos" do ilibado partido e destacar as falcatruas e deslizes do vergonhoso PSDB.Francamente, passou a ser um blog dirigido e de comitê.Não me interessa mais, e pelos comentários que leio, parece que interessa somente aqueles que também são do mesmo "comitê" que vocês.É uma pena, perderam uma grande oportunidade de mostrarem suas ideias individuais e quem sabe mostrar que são diferentes e melhores. Ou não..."
Ao "Daniel", que encaminhou a crítica, respondo:
Nunca tivemos preocupação de que o blog fosse imparcial, blog não serve pra isso! Tampouco construtivo! Aliás, na maioria das vezes, é destrutivo...
Como militantes de esquerda (Fabio, Reinaldo e eu), somos fiéis a um projeto de esquerda, não a partido "A" ou "B", de modo que, o elo entre nós e o PT, consolida-se na crença de que o Partido dos Trabalhadores é o único instrumento viável de transformação social em nosso país. Se pensa que compreendemos o governo Lula como sendo de esquerda, está bem enganado. Coalizão de forças sim! Que permitiu avanços jamais vistos em governos tucanos! Que, por óbvio, não é um governo de Direita!
Portanto, assumiremos e defenderemos nossas posições sim!
Este blog também é um instrumento de luta. E com Lula reeleito, faremos nossas críticas às inúmeras cagadas feitas, mas por dentro "do bicho".
Agora é hora de reeleger o primeiro governo popular deste país, de centro-esquerda, de coalizão, de contradições, contudo, melhor que qualquer governo PSDBista!

15 outubro, 2006

Daslu e o Alquimista ou inaugurando o futuro da filha

"É divertidíssima a esquizofrenia de nossos artistas e intelectuais de esquerda: admiram o socialismo de Fidel Castro, mas adoram também três coisas que só o capitalismo sabe dar - bons cachês em moeda forte, ausência de censura e consumismo burguês; trata-se de filhos de Marx numa transa adúltera com a Coca-Cola..." Roberto Campos

Tal comentário surge a respeito da "esquerda festiva", décadas de 70 e 80.
Scrap enviado a mim por Antonio Glória, do PT de Salto de Pirapora, grande amigo!

Daniel, esta é uma das melhores piadas que vi ultimamente. (Publicada no J.Liberdade, em 14/10)
Propaganda política. (piada)
Um senador está andando tranqüilamente quando é atropelado e morre. A alma dele chega ao Paraíso e dá de cara com São Pedro na entrada. "Bem-vindo ao Paraíso!" - diz São Pedro. "Antes que você entre, há um probleminha. Raramente vemos parlamentares por aqui, sabe, então não sabemos bem o que fazer com você.”
"Não vejo problema, é só me deixar entrar" - diz o antigo senador. "Eu bem que gostaria, mas tenho ordens superiores. Vamos fazer o seguinte: você passa um dia no Inferno e um dia no Paraíso. Aí, pode escolher onde quer passar a eternidade.”"Não precisa, já resolvi. Quero ficar no Paraíso diz o senador.”"Desculpe, mas temos as nossas regras." Assim, São Pedro o acompanha até o elevador e ele desce, desce, desce até o Inferno. A porta se abre e ele se vê no meio de um lindo campo de golfe. Ao fundo, o clube onde estão todos os seus amigos e outros políticos com os quais havia trabalhado. Todos muito felizes em traje social. Ele é cumprimentado, abraçado e eles começam a falar sobre os bons tempos em que ficaram ricos às custas do povo. Jogam uma partida descontraída e depois comem lagosta e caviar .
Quem também está presente é o diabo, um cara muito amigável que passa o tempo todo dançando e contando piadas. Eles se divertem tanto que, antes que ele perceba, já é hora de ir embora. Todos se despedem dele com abraços e acenam enquanto o elevador sobe. Ele sobe, sobe, sobe e porta se abre outra vez. São Pedro está esperando por ele. Agora é a vez de visitar o Paraíso. Ele passa 24 horas junto a um grupo de almas contentes que andam de nuvem em nuvem, tocando harpas e cantando. Tudo vai muito bem e, antes que ele perceba, o dia se acaba e São Pedro retorna. " E aí ? Você passou um dia no Inferno e um dia no Paraíso. Agoraescolha a sua casa eterna." Ele pensa um minuto e responde: "Olha, eu nunca pensei O Paraíso é muito bom, mas eu acho que vou ficar melhor no Inferno." Então São Pedro o leva de volta ao elevador e ele desce, desce, desce até o Inferno. A porta abre e ele se vê no meio de um enorme terreno baldio cheio de lixo. Ele vê todos os amigos com as roupas rasgadas e sujas catando o entulho e colocando em sacos pretos. O diabo vai ao seu encontro e passa o braço pelo ombro do senador. " Não estou entendendo" - gagueja o senador - "Ontem mesmo eu estive aqui e havia um campo de golfe, um clube, lagosta, caviar, e nós dançamos e nos divertimos o tempo todo. Agora só vejo esse fim de mundo cheio de lixo e meus amigos arrasados!!!" O diabo olha para ele, sorri ironicamente e diz: "Ontem estávamos em campanha. Agora, já conseguimos o seu voto..."

A nova morena do Tchan

Assessores do candidato Alckmin insistem que com o reinício do horário eleitoral gratuito, ele deve se recuperar nas pequisas. Ainda não é "plenamente conhecido na região Nordeste".

Como assim "não é plenamente conhecido na região Nordeste"? Mesmo depois de meses de campanha no rádio, TV, visitas aos estados, carros de som, panfletagens, etc.?

Se realmente o Alquimista ainda não for conhecido, apresento duas sugestões à sua coordenação de campanha:

1º Consigam que ele seja um dos participantes da próxima edição da "Casa do Artistas". Pra garantir, não deixem nem o Supla, nem o Suplicy participarem. Depois, é só o Alquimista ser humilde, não falar mal de ninguém, rezar em público e arrumar uma namorada, protagonizando cenas tórridas sob os edredons. Não faz mal ele ser casado, o povo não liga.

2º Se não funcionar, façam com que ele seja um dos participantes do concurso para escolher a próxima morena do Tchan, no Faustão. E façam ele ganhar o concurso, não importa como. Depois, é só na boquinha da garrafa, rumo à Presidência... em 2010.

Homem ao mar!

O candidato derrotado do PSDB ao governo do Rio, Eduardo Paes, anuncia hoje o apoio à candidatura do senador Sergio Cabral Filho (PMDB), aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Além dele, a deputada federal Andrea Zito e os deputados estaduais eleitos Zito e Pedro Paulo e os vereadores Patrícia Amorim, Luiz Carlos Ramos e Guaraná também participarão do evento de adesão à campanha, hoje de manhã, no Hotel Marina, na zona Sul do Rio.

O PSDB do Rio declarou neutralidade no segundo turno das eleições estaduais. A adversária de Cabral Filho, deputada Denise Frossard (PPS), é aliada de Alckmin. Segundo a última pesquisa do Ibope, ela está 24 pontos percentuais atrás de Cabral.

Será que tucano saber nadar? É bom aprender, pois a canoa do Alquimista está furada no Rio de Janeiro.

14 outubro, 2006

Reconheço que sou filho da burguesia!
Estudei, na infância e pré-adolescência, num dos melhores e mais caros colégios particulares de minha cidade. Lá, tínhamos tudo do bom e do melhor, éramos mimadíssimos, ranhetas, insuportáveis.
Desde pequeno gostei de política, intensifiquei este interesse tendo aulas com professores de esquerda. Não me conformava com a exclusão, a inexistência de reforma agrária (e que ainda não houve), a pobreza... E meus amigos também!
Mas quando o assunto era eleição, todos eles apoiavam a direita! Ficava inconformado! Era contraditório! Em alguns momentos achei que estava ficando louco!
Hoje compreendo. Somos vómitos de nossas casas. Respeitamos e seguimos a opinião de nossos pais. Meus pais sempre votaram na esquerda. Hoje, muitas vezes, vejo em meu pai um grande capitalista. Mais uma vez me imagino louco! Como pode um militante, fundador do partido socialista, ainda na clandestinidade, ex servente de pedreiro e feirante, hoje um grande e respeitado advogado, apreciar e comprar bons carros, boas roupas...
O fato é que vivemos na contradição, estes mesmos professores que me fizeram petistas; à época do mensalão, rebelaram-se. Chegaram a dizer que jamais votariam no PT. Hoje já não pensam da mesma maneira, humildemente reconsideraram suas posições.
Na casa de uns amigos conservadores, disse-me um que o Lula privilegiava sua corja (em tom preconcituoso) e etc. Em seguida, pediu que eu votasse no Alckmin, pois assim ele estaria empregado em Brasília, no governo federal. Vê se tem cabimento!
Portanto, mais difícil nesta vida é manter a coerência: discurso x ação. E para finalizr, cito um provérbio popular:
"Quanto mais eu o conheço o homem, mais eu amo meus cachorros!!!

Por que me ufano da nossa burguesia

O Brasil é uma grande democracia racial e social graças ao empenho de nossa burguesia ilustrada.

Durante a era FHC, diante da impossibilidade de se redistribuir a riqueza, nossas madames redistribuiram os títulos. A "empregada doméstica" passou a ser "secretária do lar". Continuou ganhando pouco, sem direitos trabalhistas, mas, pelo menos, tinha um título mais agradável.

Agora, face o perigo da reeleição do Sapo Barbudo, segundo cena presenciada por um amigo, uma certa madame conversava com sua "secretária do lar", para convencê-la a não votar em Lula e sim apoiar o Alquimista.

"- Minha filha, veja só. Antes, eu viajava para o exterior várias vezes. Este ano, apenas consegui dar um pulinho em Buenos Aires."

A secretária do lar, certamente, não mudou seu voto. Não se preocupa com as dificuldades turísticas de sua patroa.

É por isso que esse país não vai para a frente. Qualquer pobre e analfabeto, que vive às custas do Bolsa Família, pode votar, sem levar em conta as dificuldades das pessoas que lhe dão emprego.

Uma sugestão para o Alquimista (em 2010): Depois de fazer o caminho de Santiago de Compostela, apresentar um projeto de lei determinando que ou a pessoa tem direito a votar ou recebe o bolsa família. Os dois ao mesmo tempo não dá. Atrapalha a ordem natural das coisas.

Anarquistas do Rubens e o Sendero Luminoso


O fundador do grupo rebelde Sendero Luminoso, Abimael Guzmán, foi condenado nesta sexta-feira pela acusação de "terrorismo" e sentenciado à prisão perpétua por um tribunal no Peru.

Elena Iparraguirre, companheira de longa data de Abimael Guzmán e segunda figura mais importante no comando do Sendero Luminoso, também foi condenada à prisão perpétua.

Ex-professor de filosofia, Abimael Guzmán foi preso em 1992 e condenado em seguida à prisão perpétua por um tribunal militar secreto.

A sentença, no entanto, acabou anulada em 2003 pela Suprema Corte do Peru, que considerou o processo anterior "inconstitucional" e determinou a realização de um novo julgamento.

A primeira tentativa de realização de um novo julgamento, em 2004, terminou em confusão depois de Guzmán começar a gritar versos comunistas diante das câmeras de televisão.

Para evitar que o episódio se repetisse, camêras e gravadores foram proibidos na sala do tribunal durante as audiências seguintes.

Nostalgia: quando Abimael Guzman foi preso, em 1992, eu estudava na escola técnica Rubens de Faria. Fazia parte de um grupo radical auto-denominado "Anarquistas do Rubens". Cinco ou seis integrantes. Era um momento de efervescência de movimentos "radicais" na cidade, a época da campanha pelo "Fora Collor".
Os "Arnarquistas do Rubens" tinham como principal atividade revolucionária organizar expedições clandestinas, durante as aulas, para jogar fliperama na rodoviária.
Contudo, quando o líder do Sendero Luminoso foi capturado, decidimos que era preciso fazer mais. Colocamos um cartaz no mural do grêmio:
"Anarquistas do Rubes exigem a imediata libertação de Abimael Gusman."
Como consequência, o grêmio perdeu o mural. Sei que parece estranho uma "organização" anarquista se empenhar na libertação de um líder comunista autoritário. Mas, naquela época, fazia todo o sentido do mundo.
Abimael Guzman não foi libertado. Nesta sexta-feira, foi condenado à prisão perpétua. Era o que aguardávamos.
Como Guzman não foi libertado, os "Anarquistas do Rubens" organizarão uma resposta terrível e surpreendente que obrigará as forças de repressão do Peru a libertá-lo.
Ou a enfrentar as consequências.

Polícia Bandida

Polícia Federal redescobriu uma velha inimiga: a polícia estadual de São Paulo. Nos últimos meses, agentes da PF empreenderam uma verdadeira caçada ao bandido Raimundo Laurindo Barbosa, um dos participantes do assalto de R$ 164,7 milhões à sede do Banco Central, em Fortaleza. A Interpol tomou parte nas investigações, escutas telefônicas foram plantadas e agentes disfarçados entraram em campo. Ele foi preso em setembro, mas só na semana passada os federais descobriram que por duas vezes seguidas ele fora seqüestrado por policiais civis paulistas. E, em ambas, para ser libertado do cativeiro teve de pagar R$ 450 mil aos policiais.

Se gritar pega ladrão...

13 outubro, 2006

Clima de guerra-fria


Depois de uma semana tensa de testes nucleares na Coreia do Norte, o clima de guerra-fria entre a Secretária de Estado nortea-mericana, Condoleezza Rice, e o ministro russo do Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov, esquentou um pouquinho.

Fonte: Pravda (14/10/2006)

Os tucanos enlouqueceram ou tiveram recaída aristocrática?

Na propaganda tucana no horário eleitoral ontem à noite, apareceu a afirmação de que Alckmin é "sangue bom, boa pessoa, competente, joga limpo, manda bem". Alguém poderia me explicar qual é o significado dessa expressão "sangue bom" que não seja racismo puro? O que deu nos tucanos?
.
Já na entrevista ao Valor Econômico na sexta-feira passada, o coordenador do programa de governo de Alckmin, João Carlos de Souza Meirelles, dizia que Geraldinho representa um "sujeito sempre decente, limpo, direitinho, com cara higiênica, barbeadinho, tudo certinho, sempre arrumado, nunca está estrupiado". Os tucanos enlouqueceram ou estão tendo uma recaída aristocrática e racista? Isso mesmo, acredite se quiser.

Por José Dirceu do Blog do Zé Dirceu

12 outubro, 2006

Choro por encomenda

Heloisa Helena não costuma fazer acepção de amizades quando está no Senado, é comum ve-la trocando afagos com políticos do PFL, PP e PSDB, no entanto, quando aqueles momentos de intimidade parlamentar são interrompidos por câmeras de televisão, ela se transforma e sai colocando o dedo no nariz de todo mundo, chamando de pilantra, vigarista, coronel, machista, etc.
.
No dia 02 de Outubro o Blog KibeLoko divulgou a fotomontagem de uma capa da Playboy com a Senadora na capa, e as seguintes chamadas: "Conseguimos! finalmente conseguimos tirar a camisa branca de Heloisa Helena" e "Luiz Estevão: E os segredos do banditismo político entre 4 paredes", A fotomontagem foi amplamente divulgada na internet, mas a senadora não deu resposta alguma, nesta terça-feira ela abriu a boca a chorar, aproveitando-se da presença da imprensa no Senado.
.
Na terça-feira antes do pronunciamento da Senadora, Artur Virgilio (PSDB) e Antero Paes de Barros (PSDB), foram surprendidos pela imprensa divulgando e fazendo bricadeiras machistas sobre a fotomontagem, mais tarde Heloísa Helena usou a tribuna para atacar o PT: É um absurdo o que estão fazendo comigo e com a minha honra, essa baixaria partiu de lá (PT). e puxou um choro encantador. Logo depois, já acalmada pelos colegas tucanos ela teria desabafado para Artur Virgílio: até que eu fiquei bonitinha, e sorriu.
.
O blog Kibeloko afirmou ter recebido com surpresa a indignação da Senadora, pois estas fotomontagem costumam ser feitas com vários.

Ziraldo: Por que eu vou votar no Lula.

“ - Non pasarán! – os mineiros têm a obrigação de dizer. A trajetória política do Lula serviu para provar que a alma humana é que atrapalha todos os mais nobres planos de salvação de um povo. A verdade é que ninguém, mas ninguém mesmo, ama o povo. É tudo conversa.”

“As pessoas se movem em torno do poder e só depois é que descobrem uma causa para justificar sua luta por ele (o poder). Enquanto o ser humano, como indivíduo, mover-se em função do rancor, da carência afetiva e da inveja, não haverá possibilidade de êxito para qualquer causa coletiva.”

“Mas isso é outra história. O Luis Fernando Veríssimo descobriu a pólvora: Lula é o sertão – vejam sua vitória no Norte e Nordeste; na alma do povo ele é mais de lá do que de São Bernardo – e o Alckmin é da Daslu.”

“Delenda Daslu! Não é possível que nós, mineiros – depois de termos cometido o erro que o Itamar cometeu, este de inventar essa deletéria figura do Fernando Henrique – vamos agora eleger o Alckmin.”

“ - Um erro, nós admitimos, dois, não. – como diria o macaco que não devolveu o troco a mais na primeira compra e exigiu o troco a menos na segunda.”

Artigo de Ziraldo para o jornal mineiro O Tempo, em 7 de outubro.

O Alquimista voador

Tucano mentiu sobre AeroAlckmin

O helicóptero prefixo PT-EOH, que o tucano Geraldo Alckmin disse haver doado à Polícia Civil, na verdade sempre esteve à sua disposição enquanto governou São Paulo. Alckmin também não disse a verdade sobre a venda dos dois aviões que encontrou ao assumir o governo paulista. O jato prefixo PP-LHB foi vendido apenas em junho último pelo sucessor, Cláudio Lembo, enquanto o King Air foi leiloado (por R$ 1,1 milhão) só em março de 2005, pelo atual governador Cláudio Lembo.

Apesar disso, em 2005, o então governador de São Paulo Geraldo Alckmin gastou mais de R$ 1,9 milhão com locação de aeronaves e compra de passagens.

E agora quer privatizar o nosso Força Aérea 51? Nem a pau, Juvenal.

Chora, Heloísa

Heloísa Helena chora e reclama de pressão de petistas

Candidata derrotada do PSOL à Presidência, a senadora Heloísa Helena (AL) disse que "Tenho recebido pressão dos (...) do PT por causa dessa história de não ter declarado apoio ao (...) do presidente da República", disse ela aos prantos enquanto presidia sessão do Senado.

Terceira colocada nas urnas em 1o de outubro, com 6,85 por cento dos votos válidos, Heloísa Helena declarou neutralidade no segundo turno.

Contudo, integrantes do esquerdista PSOL se mostram dispostos a dar apoio crítico a Lula.

Além das pressões que diz receber de petistas, o pranto da senadora foi reforçado por uma charge em um site humorístico, na qual uma montagem simula Heloísa Helena em trajes sumários na capa de uma revista masculina.

* * *

Segundo as pesquisas, os votos de Heloísa Helena vão tanto para Lula quanto para Alckmin. Como já dizia o Quércia, o PSOL nasceu pra todos.

Sombras de 11/09


Pequeno avião se choca com prédio em NY. Ídolo do beisebol morre

Um pequeno avião se chocou nesta quarta-feira contra um prédio de 50 andares no luxuoso bairro de Upper East Side em Manhattan em Nova York. O prefeito de NY disse que mortos são um homem e uma mulher. O time de beisebol New York Yankees confirmou a notícia de que o lançador Cory Lidle, dono da aeronave, está entre os mortos.

A equipe de beisebol confirmou a morte de seu "pitcher" Cory Lidle no avião que bateu contra um prédio de Nova York nesta quarta-feira.

O passaporte de Lidle foi encontrado na rua em frente ao prédio atingido pelo avião. A Polícia acrescentou que podem surgir mais vítimas com o avanço das buscas no edifício de 50 andares.

Após o acidente, jatos da Força Aérea dos Estados Unidos foram enviados para Nova York e outras cidades importantes dos EUA com o temor de novos ataques coordenados semelhantes aos ocorridos em 11 de setembro de 2001.

A pequena aeronave bateu em um edifício entre a East 72nd e a York Avenue, perto do East River. A porta-voz do Corpo de Bombeiros de Nova York Emily Rahimi afirmou que a aeronave atingiu o 20º andar do edíficio, causando incêndio em outros andares.

Bush prepara mais uma guerra

Coréia do Norte afirma que EUA preparam ataque preventivo

A Coréia do Norte considera que os Estados Unidos estão preparando um ataque preventivo para derrubar seu regime, segundo a Agência Central de Notícias norte-coreana ("KCNA").

Na segunda-feira, Pyongyang anunciou ter realizado com sucesso seu primeiro teste nuclear.

Minha proteção de tela

O que está com a chave de fenda na boca, sou eu. O índio é o Espírito Santo.

Saudades de nossa banda quando comecei a estudar na FADI.

11 outubro, 2006

PFL será derrotado em Pernabuco também

Eduardo Campos (PSB), candidato ao governo de Pernambuco, abriu 20 pontos de vantagem sobre o atual governador Mendonça Filho (PFL) candidato à reeleição. Daqui a pouco, a TV Globo no Recife divulgará este resultado:

Eduardo - 56%Mendonça Filho - 36%

Fonte: Blog do Noblat
e-mail do Paulo Maluf: paulomaluf@masfaz.com.br
Entrevista muito interessante na Caros Amigos deste mês com Sérgio Amadeo. Assíduo defensor do software livre, esteve recentemente no Jô Soares.
Vale a pena conferir!!!
Publico a primeira pergunta. E quem quiser ler na íntegra, clique aqui:
Qual tem sido seu principal projeto atualmente? O projeto em que nós, da Rede Livre, estamos mais empenhados agora é formar um conjunto de jovens para dar suporte em software livre para cidadãos, usuários que a gente chama de residenciais, com objetivo de disseminar o uso de softwares livres pelas pessoas no seu dia-a-dia, porque a maior parte dos usuários residenciais é atendida pela chamada rede “ pirata ”. Quando surge algum problema no computador, eles chamam um técnico para consertar a máquina, configurar o computador e, ao mesmo tempo, instalar um conjunto de softwares “ piratas ” – não autorizados –, e essa pirataria, por incrível que pareça, é extremamente funcional para a manutenção do software proprietário. Ao usar um software não autorizado, de que você não tem licença para utilizar, está na verdade continuando a usar um software do monopólio de sistemas operacionais. Você continua a ser uma pessoa que usa aqueles formatos proprietários de arquivo, dentro do chamado ecossistema do software proprietário. A pirataria é extremamente funcional em manter uma base de usuários.
Engraçado!!!
Após o debate, Lula cresceu nas pesquisas presidenciais.
Alguns analistas insistem em dizer que houve empate, pesquisas dizem que Alckmin venceu.
Questiono-me: como assim?!?!?! Lula perde o debate e sobe nas pesquisas?!?!?!

Se for pra ser assim, quero que ele perca sempre!!!

Primeiros erros

Senhor Djalma L. Benette, editor chefe do jornal Bom Dia de Sorocaba:

Na edição de hoje do jornal Bom Dia de Sorocaba, a coluna social faz a seguinte correção:

"Petistas estão atentos a esta coluna. Minha “pegadinha”, de colocar uma notinha fria, funcionou. As manifestações começaram rapidinho. Que fique bem claro: publiquei sábado, para ver se estavam espertos, uma nota sobre a ONG “Amigos de Plutão” que, como todos sabem, é ficção.(...)"

Nunca é demais ter humildade para admitir os próprios erros. A colunista não colocou uma "notinha fria". Plantou um mentira. Uma barriga - no jargão jornalístico. E das grandes.

Agora, tenta se passar por "esperta". Não é. Diz que a nota sobre a "ONG Amigos de Plutão, como todos sabem, é ficção." Todos sabiam, menos a colunista, que foi devidamente corrigida por este blog.

Para um jornalista, ser desatualizado é sinal de incompetência.

Quanto ao fato de "petistas estarem atentos a coluna", também não é verdade. O governo federal mantem uma outra ONG, denominada CCMCA (Centro de Controle e Monitoramento de Colunistas Alucinadas), cujos integrantes, cerca de 800, com direito a retirada semanal de R$ 20.000,00 - são responsáveis por ler a referida coluna.

Acreditar que o jornal publicou uma notícia falsa (não será isso um crime?), apenas para verificar se os leitores estão atentos, é supor que há na redação do Bom Dia algum Orson Welles. Provavelmente, não há nem mesmo alguem que saiba quem foi Orson Welles.

E o cúmulo do eufemismo: a colunista usa o "tucanismo" alquimista para se referir aos seguidores do PSDB. Alquimista é o Paulo Coelho. Tucano é tucano. E ela é tucana.

Estamos, realmente, numa guerra: quando até as colunistas sociais são escaladas para tentar influenciar o resultado das eleições, é porque bateu o desespero.

Não me surpreenderia se a editoria de esportes atribuir a má fase do Corinthians a alguma armação do Zé Dirceu.

Como já disse, não se espera grande coisa da colunista social. Mas a responsabilidade por todo o conteúdo do jornal é de seu editor chefe. Essa é minha maior decepção.

Caro editor, você é melhor do que isso.

Todos precisam ganhar seu pão, mas não é preciso se rebaixar tanto.

Reinaldo Domingues da Costa

Autorizo a publicação desta na coluna do leitor, embora saiba que isso não será possível, devido ao posicionamento Alquimista do jornal.

TSE condena revista Veja

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu hoje um prazo de 24 horas para que a revista Veja retire outdoors com propaganda do exemplar desta semana que tem como capa o candidato tucano à Presidência, Geraldo Alckmin. A maioria dos ministros entendeu que a divulgação do material poderia favorecer a candidatura de Alckmin. A legislação eleitoral proíbe a propaganda por meio de outdoor.

A revista Veja deixou de fazer jornalismo para se tornar a "Voz do Tucano" há bastante tempo. Mas desta vez exageraram. Capa com Alckmin, outdoors com Alckmin, isso dá uma overdose de chuchu.

10 outubro, 2006

Sobre o "aerolula"


Alckmin disse no debate que Lula gasta mal o dinheiro público e não sabe governar, referindo a aquisição do avião presidencial, qualificando-a de “dinheiro jogado fora”. O Airbus apelidado pela imprensa de aerolula, substituiu o antigo Boeing 707, apelidado de sucatão, devido a seu estado crítico. A oposição vem tratando a compra como um ato de luxuosidade do presidente, que estaria gastando excessivamente. Mas, uma matéria que saiu hoje no Portal Vermelho, mostra que Alckmin gastou 130 Milhões com aluguéis e passagens aéreas entre 2001 e 2005, o que daria para comprar um "aerolula" novinho.

“Segundo o Sigeo, as despesas do governo do Estado de São Paulo com locação de veículos e aeronaves cresceram 623,17% entre 2001 e 2005, passando de R$ 5,39 milhões para R$ 39,04 milhões. Com passagens, houve aumento de 118,5% nos gastos, passando de R$ 4,9 milhões para R$ 10,71 milhões no mesmo período” (Portal Vermelho).

O aerolula é muito mais econômico que o velho sucatão, a aeronáutica economizará em 10 anos dinheiro suficiente para pagar a compra do jato, que tem vida útil de 30 anos.

“O gasto com uma viagem no Airbus chega a ser 71% menor. Cada hora de vôo do jato custará US$ 2,1 mil. A cada ano seriam US$ 2,5 milhões, calculados com base na estimativa de 1,2 mil horas de vôo previstas no contato assinado com a Airbus – Isso significa uma economia de US$ 5 mil por hora de vôo. Além disso, devido ao alto barulho causado pelo velho avião, o governo brasileiro era obrigado a pagar altas taxas para pousar em alguns aeroportos e mesmo proibido de aterrissar em alguns locais” (Jornal do Commercio)

Isso sim é saber gastar, racionalizar os gastos não significa corta-los simplesmente, é preciso gastar com inteligência, como uma dona de casa que troca de geladeira para reduzir os gastos com energia elétrica. A verdade é que, nos governos do PSDB “gasta-se mal” e depois quando as contas não batem eles vem com essa idéia de privatizar!
.
“Privatizar, privatizar e privatizar, é só o que vocês sabem fazer (...)” “deixe de picuinha [Alckmin] é preciso pensar grande para governar este país”
Lula no debate da Bandeirantes

09 outubro, 2006

Pesquisa do iG: Lula venceu debate

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o melhor no debate contra o tucano Geraldo Alckmin neste domingo na rede Bandeirantes, segundo internautas do iG. O presidente venceu o ex-governador de São Paulo por 53% contra 47% de um total de 13.926 votos.

Matar ou morrer

fonte: Reuters

O comando da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avaliou o debate de domingo na TV Bandeirantes como mais uma etapa superada, na estratégia de manter o favoritismo sobre o candidato tucano Geraldo Alckmin, ao longo do segundo turno.

O primeiro teste foi a pesquisa Datafolha da última sexta-feira, que apontou vantagem de sete pontos para Lula, resultado ligeiramente superior ao obtido nas urnas em 1o de outubro.

"Os adversários devem estar frustrados porque criaram a expectativa de que iam provocar uma virada eleitoral com o debate, mas não conseguiram produzir nenhum fato neste sentido", resumiu o ministro Luiz Dulci, da Secretaria-Geral.

De acordo com auxiliares próximos, Lula descartou completamente a sugestão de mencionar, no debate da Bandeirantes, o fato de a ex-primeira-dama de São Paulo ter sido presenteada com vestidos caros por um estilista amigo.

"Não vou ao debate para matar ou morrer, não consigo ser mau caráter", disse Lula a um assessor da campanha na viagem entre Brasília e São Paulo.

Lula diz que não consegue ser mau caráter. Portanto, estará em desvantagem nos debates contra Alckmin, que consegue ser mau caráter como poucos.

A bomba

Coréia do Norte realiza seu primeiro teste nuclear

fonte: AFP

A Coréia do Norte confirmou a realização de um teste nuclear bem sucedido - o primeiro do país - em uma nota difundida nesta segunda-feira pela agência oficial norte-coreana Korean Central News Agency (KCNA), ignorando desta forma os muitos pedidos internacionais para que desistisse do teste e uma advertência do Conselho de Segurança da ONU.

A notícia do teste histórico provocou uma reação imediata de vários países da região e os Estados Unidos exigiram uma ação imediata do Conselho de Segurança da ONU.

A Casa Branca condenou o teste nuclear norte-coreano, classificando-o de provocação, e exigiu uma ação imedita do Conselho de Segurança da ONU.

A China foi um dos primeiros países da região a reagir e, através de seu ministério das Relações Exteriores, condenou oficialmente o teste nuclear norte-coreano.

Os especialistas estão divididos sobre a possibilidade de o teste desencadear uma corrida armamentista.

"Isto poderia proporcionar um pretexto para o armamento nuclear japonês, que por sua vez teria repercussões na China e na Rússia, e modificaria o equilíbrio na região", declarou em 4 de outubro o vice-ministro sul-coreano das Relações Exteriores, Yu Myung-Hwan.

Blog do Mino Carta

Sobre o debate
No debate da Bandeirantes falou-se até demais do passado e muito pouco do futuro. Houve algum esforço de Lula para trazer à baila os planos de governo, mas em vão: Alckmin devastou a minha paciência com suas exaustivas referências ao seu respeito pelos eleitores por ter participado de debates anteriores, ao avião presidencial, ao famoso dinheiro destinado ao pagamento do famigerado dossiê, à pretensa ignorância do presidente em relação aos escândalos, e por aí afora. Ladainha insuportável. O debate, no entanto, não foi inútil, mostrou com notável clareza a diferença entre os dois cidadãos. O ex-médico Alckmin é velha guarda sem imaginação, o ex-metalúrgico Lula é um ser contemporâneo. Alckmin pretende demonstrar a incompetência do adversário, como presidente e indivíduo, e o acusa de ler as perguntas. Quem parece, porém, com boneco de ventríloquo é ele mesmo, na sua imitação implacável de Buster Keaton, nos seus desempenhos mais felizes. Falta-lhe um único, escasso resquício de senso de humor. Este não falta a Lula, que sabe usá-lo, conforme não pode ter escapado a quem não se deixa manipular pela mídia mais facciosa do mundo.
Fui convidado, através de scrap, a acessar um site sobre política.
Muito bom!!! Divertido!!! Bem humorado!!!
O nome do site é Na Cloaca do Povo.
Quem gosta de política tem o dever de dar uma passadinha:

Imprensa Livre!!! do blog Aldeia Giramundo, por Martinho Milani, eterno professor

Capa da Época semana passada: " A desilusão venceu a esperança". Segundo a imprensa ' livre' da revista: como será o julgamento do governo do PT entre 2003 e 2006 (sic! ainda não acabou o segundo turno). Analisando o título acima percebemos algumas incongruências: FHC ganhou as eleições de 1994 ( com o Real de Itamar e a mídia em peso ao seu lado) com 48% dos votos no 1º turno. Na reeleição ele teve 47% e levou no primeiro turno (com toda a mídia e o capital do seu lado de novo). Lula ganhou em 2002 com 44% dos votos no 1º turno e agora chegou a 46% agora, ou seja, aumentou a seu eleitorado com um detalhezinho a menos, foi triturado pela mídia e pela elite brasileira durante 4 anos. Nunca bateram tanto num presidente e nunca a tão parcial imprensa brasileira foi tão parcial contra um presidente. Conclusão: Lula não só trouxe a esperança, como aumentou as pessoas com esperança, pena que elas são pobres, pretas e analfabetas, ou como o próprio Lula disse no debate " não dá para consertar em 4 anos o que eles destruíram em 4 séculos...". Calma incauto leitor, vem mais por aí. A Veja e a Época resolveram combinar e fazer a mesma capa esta semana: o Chuchu! Tratam como já eleito. A mídia é parcial e irá tentar destruir a reputação de Lula nas próximas 3 semanas, depois elas estarão prontas para destruir o Brasil! No site da Época, a revista da Globo, aquela que editou o debate de 89, você pode ler também a revista de fevereiro com a capa do "anti-Lula", o Chuchu ( di novo!!!). Quanta liberdade. Quanta democracia. Quanta isenção. Vivemos na pior das ditaduras, a ditadura do acesso à informação livre, isenta, democrática e independente...Depois vem a tempestade, os "sans cullotes" cortam as cabeças dos reis e eles dirão que as "massas são violentas". Ai Brasil, não jogues no lixo a esperança ( ou o príncípio dela). Não voltemos a pré-história dos tucanos-pterodáctilos.
Quando o debate iniciou, fiquei assustadíssimo, achei que Lula estava nervoso, um pouco perdido. Em suma, iria "sambar" na mão do Alckmin.
Passado o primeiro o bloco, ele se transformou!!!
Dominou os demais blocos que se sucederam, provou que Alckmim também não sabia de muita coisa... foi bem legal!!!
O tucano se perdia a cada fala, não conseguia administrar o tempo, saiu como amigo de Bush e submisso aos interesses estadunidenses.
Este debate mexeu com o brio da militância!!!
E, desculpem-me, mas Lula venceu!!! De lavada!!!

08 outubro, 2006

Qual a diferença entre, a ajuda dada por Cristovam e Heloísa Helena no primeiro turno e, a prestada pelos novos amigos de segundo turno?

Está chegando a hora!

Quem é que nunca recebeu aquela mensagem aterrorizante no colégio - "te pego lá fora"; de repente, o sangue parece não dar conta de um corpo tão grande, o oxigênio falta em todas as partes, o coração se acelera, as mão, geladas formigam, sente o pé soando e a boca seca, as imagens passarem em quadros pela sua frente; sabendo que o embate é inevitável você teme, pois, conhece suas debilidades e sabe que vai perder, sabe que vai doer, sabe que será humilhado, e, acha que nenhuma garota jamais olhará pra você... pois é, deve ser assim que o Geraldo Alkimin está se sentindo, sabendo que o debate esta chegando e o Lula vem sedento, não vai ter Heloísa Helena e nem Cristovam Buarque pra segurar o adversário no canto do ringue.


Alckmin, esta chegando a hora da onça beber água!

07 outubro, 2006

Gafe do jornal Bom Dia

Senhores Djalma L. Bennete (editor chefe), Eloy de Oliveira, Rubens Pellini Filho e Marcelo Macaus, editores do jornal Bom Dia em Sorocaba:

Na edição de hoje, sábado, dia 07/10/06, a colunista Jak Catena divulgou a seguinte nota:

"Pro Espaço
Peroba neles! Para você que ficou chateado por Plutão ter sido rebaixado da condição de Planeta para asteróide, ainda resta a alternativa de se filiar à ONG "Amigos de Plutão". Não engoliu? Então ouça mais: a criação da ONG saiu no Diário Oficial que publicou uma verba de R$ 7,5 milhões para as primeiras ações da ONG, além de uma retirada semanal de R$ 20.000 para cada um dos "800" (você leu certo) diretores da ONG que são todos ligados ao PT. Só falta mesmo agora a criação da Sociedade Protetora das Borboletas Sem Asas, dos Unicórnios de Dois Chifres e principalmente, dos "sem-noção-de-nada"."


A existência da referida ONG "Sociedade Amigos de Plutão" é falsa.

Tal situação já foi divulgada em vários sites da internet, há mais de uma semana. Surgiu como uma brincadeira do jornalista Carlos Chagas - e o próprio já esclareceu a brincadeira.

Ninguém espera grande coisa de uma colunista social. Apenas que não divulgue mentiras, notícias não confirmadas, não faça campanha pró-tucana tão descaradamente.

Incompetência tem limites. Até mesmo para a coluna social.

Em caso de dúvida, acessem: www.bahcaroco.blogspot.com

Nosso modesto blog poderá mantê-los um pouco mais atualizados.

Sinceramente, uma gafe horrível.

Reinaldo Domingues da Costa

A carta acima foi encaminha, por correio eletrônico, para os editores do jornal Bom Dia.

Acreditar que exista uma ONG em defesa de Plutão. Com 800 diretores, todos ligados ao PT e com direito a retiradas semanais de R$ 20.000,00 (ou seja, um sálario mensal de quase R$ 100.000,00).

Devemos é criar a ONG das "colunistas-sociais-sem-noção-de-nada"

Carlos Chagas escreveu texto como brincadeira. Uma peça de ficção, para ironizar a situação do país. E a ironia foi mais fundo. Mostrou que jornalistas - e políticos - sem o menor escrúpulo ou senso crítico, transformam qualquer coisa em notícia. Desde que atenda a algum interesse.

Venceremos!


Venceremos, venceremos,
mil cadenas habrá que romper,
venceremos, venceremos,
la miseria (al fascismo) sabremos vencer.
Campesinos, soldados, mineros,
la mujer de la patria también,
estudiantes, empleados y obreros,
cumpliremos con nuestro deber.
..
Sembraremos las tierras de gloria,
socialista será el porvenir,
todos juntos haremos la historia,
a cumplir, a cumplir, a cumplir.
.
Venceremos foi o hino de campanha da "Unidad popular" que elegeu Salvador Allende presidente do Chile e 1970, a música que chamava todos os trabalhadores e artistas chilenos a se unirem pela candidatura de Allende, ficou famosa na voz de Victor Jara; o músico, poeta e ator virou um dos símbolos do socialismo latino. Em 1973 um golpe de Estado realizado pelo General Pinochet derrubou Allende e centenas de militantes foram mortos, inclusive Victor Jara que teve as mão cortadas. Sua obra continua a influenciar a música latina, no entanto, é pouquisimo conhecido no Brasil.
.

Com o objetivo de barrar a eleição de Alckmin e, portanto, conter o avanço neoliberal que se avizinha, em caso de vitória, alguns movimentos sociais declaram, por estes dias, apoio a candidatura de Lula. Embora tenham muitas críticas, consideram de suma importância sua reeleição.
São eles: UNE, CUT, MST, CPT e Marcha das Mulheres.
Dizem ainda que será de suma importância a participação popular neste possível segundo mandato, como garantia da governabilidade.
Não há como deixar de comentar a questão do dossiê e a saída do atual presidente do PT, Ricardo Berzoíni.
Este dossiê maldito foi o grande culpado pelo segundo turno. E aqueles envolvidos deverão ser expulsos!!!
Chega, não dá mais!!! A eleição na mão e os caras fazem uma cagada dessas!!! Quem sofre é a base!!! Lembro-me quando era presidente do Centro Acadêmico de minha Faculdade à época do mensalão; quando ia dar recado em sala, ouvia sempre gritos dizendo se eu também recebia minha mesada...
Palhaçada!!!
O pior é ter a certeza de que o PSDB é incompetente inclusive para fazer campanha, e que estamos neste segundo turno por imbecilidade de alguns "companheiros" sedentos pelo poder. Que os grandes conglomerados da comunicação estão do lado da direita, que o PSDB e PFL querem patir pro golpe, todos sabemos. Agora, ver pessoas ligadas ao partido, com atitudes ilícitas... aí fica difícil!!!
O Berzoíni tem que se afastar sim!!! Se existe suspeita, aguarde esclarecimento.Foi substituído por uma dos grandes intelectuais do PT: Marco Aurélio Garcia. Pessoa de todo respeito e credibilidade.
E após o término das eleições, espero que o PT passe por um longo período de autocrítica, ganhando ou perdendo, e que as bases comecem a ser, novamente, ouvidas.
Aqueles que votaram Heloísa Helena e Cristovam, espero que reflitam e votem Lula!!!

06 outubro, 2006

Lula dez pontos à frente de Alckmin

Resultado de pesquisa nacional do Instituto Vox Populi encomendada por um cliente do setor privado e aplicada anteontem e ontem:


Lula - 51%

Alckmin - 41%


Foram entrevistados a domicílio dois mil eleitores. Margem de erro: dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Lula 54% - Alckmin 46%

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 50% das intenções de voto contra 43% de Geraldo Alckmin (PSDB), segundo a primeira pesquisa do segundo turno da eleição presidencial, relizada pelo instituto Datafolha e divulgada na noite desta sexta pelo "Jornal Nacional", da TV Globo.

Considerados apenas os votos válidos (sem brancos, nulos e indecisos), Lula tem 54% contra 46% de Alckmin. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Marco Aurélio Garcia é o novo presidente do PT

O deputado federal Ricardo Berzoini (SP) se licenciou do cargo nesta sexta-feira, por tempo indeterminado, até que o caso do dossiê contra tucanos seja esclarecido.

Ao mesmo tempo, a Executiva Nacional do PT argumentou que a tentativa de compra do dossiê, que causou um estrago político considerável na campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi uma ação de petistas que agiram totalmente à revelia do partido.

"Os filiados envolvidos nessa negociação não consultaram a direção do PT, não consultaram a coordenação de campanha e não consultaram os candidatos do partido. Portanto, desrespeitaram as normas básicas de convivência num partido democrático", afirma nota da Executiva Nacional da legenda. "Os filiados que assim agiram... estão politicamente expulsos do PT."

"Prefiro atuar como militante e deputado neste momento", declarou Berzoini, eleito para a presidência da legenda há um ano.

A presidência será assumida agora por Marco Aurélio Garcia, primeiro vice-presidente da legenda e atual coordenador da campanha à reeleição de Lula.